O piloto Felipe Massa, da equipe Ferrari de fórmula 1, continua a sua via-crucis nesta temporada de 2011. Depois da corrida na Turquia, a crônica esportiva italiana e mundial continua colocando à
prova a paciência do piloto brasileiro que - depois do acidente no GP da Hungria em 25 de julho de 2009, quando uma peça que se desprendeu do carro de Rubens Barrichello, atingiu o seu capacete, fazendo-o perder parcialmente a consciência e batendo na proteção de pneus - não conseguiu mais um ritmo consistente de corrida.
No GP turco, Massa, além de precisar romper esta "possível barreira psicológica", ainda tem que enfrentar mecânicos pouco treinados para troca de pneus - pelo menos é o que está parecendo nas últimas corridas. O piloto brasileiro enfrenta até a boataria no padock de que Nico Rosberg estaria acertando com a Ferrari. A situação não está nada fácil para Felipe que enfrenta pressão de todo lado e a menos que a equipe italiana tenha decidido dar privilégios a Alonso, é bom Massa "acordar' e bem rapidamente para não ver o bonde passar e perder a oportunidade de se tornar campeão do mundo por uma das maiores equipes de fórmula 1 de todos os tempos.
O domingo, 8 de maio de 2011, foi um dos mais frustrantes para Felipe Massa que largou da décima posição no grid, chegou a ficar em quinto lugar, mas, acabou terminando o GP da Turquia, em 11º por conta das trapalhadas dos mecânicos da escuderia italiana. O ponto mais crítico de sua corrida foi quando ultrapassou o piloto Lewis Hamilton, da McLaren antes de ir para os boxes. Na troca de pneus, o inglês retomou a posição porque sua equipe foi mais eficiente. Mais tarde, na terceira troca de pneus, o brasileiro perdeu ainda mais tempo com os mesmos mecânicos trapalhões e ao voltar, escorregou na pista, foi parar no lado sujo e perdeu mais posições.
A pergunta que incomoda o torcedor brasileiro é: ´"POR QUE COM ALONSO ISSO NÃO ACONTECE?"
Veja o que Felipe Massa falou no final da corrida: "Depois de tudo o que me aconteceu hoje, não havia como conquistar um resultado positivo porque fugiu do meu alcance. É uma pena, porque o carro estava competitivo e o ritmo era muito bom. Fizemos o primeiro pit stop no momento certo, mas já naquele momento, eu perdi o lugar que havia conquistado de Hamilton. Na sequência, ainda tive problemas no terceiro e no quarto pit stop. Fiquei lutando o tempo todo por posições e não pude tirar o máximo proveito dos pneus, o que não aconteceu com Alonso. O ponto positivo foi ver que agora temos um carro bem melhor, com um pouco mais de pressão aerodinâmica e mais velocidade nas retas. Isso é um bom sinal. Agora, precisamos continuar nesse caminho e introduzir novas peças já em Barcelona", disse Massa que evitou criticar os mecânicos.
A CORRIDA:
Não teve pra ninguém no Grande Prêmio da Turquia 2011. O piloto Sebastian Vettel, da Red Bull Racing venceu de ponta a ponta a prova em Istambul Park, na manhã do domingo (08/05) e se mantém invicto na competição, com quatro poles e três vitórias, numa marca impressionante para a equipe. O alemão não teve dificuldades durante toda a prova.
O australiano Mark Webber, também da RBR completou a dobradinha da equipe no pódio e o espanhol bicampeão mundial de F1, Fernando Alonso, da Ferrari, completou o pódio. A escuderia italiana vivenciou os dois extremos na Turquia, já que viu Alonso, pela primeira vez levou a sua Ferrari ao pódio este ano e, ao mesmo tempo, protagonizou uma verdadeira "trapalhada"! nas trocas de pneus no carro do brasileiro Felipe Massa.
Fernando Alonso ultrapassou Mark Webber na volta 29 e assumiu a segunda posição, mas, perdeu no final da prova. Massa, por sua vez, "pagou o pato" pela falta de constância da equipe nas paradas para troca de pneus. Na volta 35, seu tempo de troca ficou por volta dos 6,5 segundos, contra 4,5 de Alonso e na parada seguinte, mais de nove segundos para Massa, fato que foi decisivo para seu insucesso na prova. No fim da corrida, Felipe terminou em 11º lugar.
O outro brasileiro na corrida tuca, Rubens Barrichello, da Williams, terminou em 15º. O carro de Barrichello não teve o mesmo rendimento que era esperado depois dos treinos da sexta-feira e do sábado.
Resultado final do GP da Turquia 2011:
1-Sebastian Vettel(ALE)-Red Bull-1h30min17s558
2-Mark Webber(AUS)-Red Bull- +8.807
3-Fernando Alonso(ESP)-Ferrari- +10.075
4-Lewis Hamilton(GBR)-McLaren- +40.232
5-Nico Rosberg(ALE)-Mercedes- +47.539
6-Jenson Button(GBR)-McLaren- +59.431
7-Nick Heidfeld(ALE)-Renault- +60.857
8-Vitaly Petrov(RUS)-Renault- +68.168
9-Sébastien Buemi(SUI)-Toro Rosso- +69.394
10-Kamui Kobayashi(JAP)-Sauber- +78.021
11-Felipe Massa(BRA)-Ferrari- +79.823
12-Michael Schumacher(ALE)-Mercedes- +85.444
13-Adrian Sutil(ALE)-Force India- +1 Volta
14-Sergio Pérez(MEX)-Sauber- +1 Volta
15-Rubens Barrichello(BRA)-Williams- +1 Volta
16-Jaime Alguersuari(ESP)-Toro Rosso- +1 Volta
17-Pastor Maldonado(VEN)-Williams- +1 Volta
18-Jarno Trulli(ITA)-Team Lotus- +1 Volta
19-Heikki Kovalainen(FIN)-Team Lotus- +2 Voltas
20-Jérôme D´Ambrosio(BEL)-Virgin- +2 Voltas
21-Narain Karthikeyan(IND)-Hispania- +3 Voltas
22-Vitantonio Liuzzi(ITA)-Hispania- +5 Voltas
23-Paul di Resta(GBR)-Force India-abandonou
24-Timo Glock(ALE)-Virgin-abandonou
grid de largada para o GP da Turquia 2011:
1º - Sebastian Vettel (ALE) Red Bull-Renault - 1m25s049
2º - Mark Webber (AUS) Red Bull-Renault - 1m25s454
3º - Nico Rosberg (ALE) Mercedes - 1m25s574
4º - Lewis Hamilton (GBR) McLaren-Mercedes - 1m25s595
5º - Fernando Alonso (ESP) Ferrari - 1m25s851
6º - Jenson Button (GBR) McLaren-Mercedes - 1m25s982
7º - Vitaly Petrov (RUS) Renault Lotus - 1m26s296
8º - Michael Schumacher (ALE) Mercedes - 1m26s646
9º - Nick Heidfeld (ALE) Renault Lotus - 1m26s659
10º - Felipe Massa (BRA) Ferrari - sem tempo
11º - Rubens Barrichello (BRA) Williams-Cosworth - 1m26s764
12º - Adrian Sutil (ALE) Force India-Mercedes - 1m27s027
13º - Paul di Resta (ALE) Force India-Mercedes - 1m27s145
14º - Pastor Maldonado (VEN) Williams-Cosworth - 1m27s236
15º - Sergio Perez (MEX) Sauber-Ferrari - 1m27s244
16º - Sebastien Buemi (SUI) Toro Rosso-Ferrari - 1m27s255
17º - Jaime Alguersuari (ESP) Toro Rosso-Ferrari - 1m27s572
18º - Heikki Kovalainen (FIN) Team Lotus-Renault - 1m28s780
19º - Jarno Trulli (ITA) Team Lotus-Renault - 1m29s673
20º - Vitantonio Liuzzi (ITA) Hispania-Cosworth - 1m30s692
21º - Timo Glock (ALE) Marussia Virgin-Cosworth - 1m30s813
22º - Narain Karthikeyan (IND) Hispania-Cosworth - 1m31s564
23º - Jerome d'Ambrosio (BEL) Marussia Virgin-Cosworth - 1m30s445
24 - Kamui Kobayashi (JAP) Sauber-Ferrari - sem tempo