Esporte & Cia

Sunday, Nov 24th

Last update:09:53:06 AM GMT

You are here:

Force India está em 6º no campeonato de construtores

E-mail Imprimir PDF

O Grande Prêmio da Itália de fórmula 1, disputado no domingo, 11 de setembro, 13ª corrida do calendário 2011, foi um misto de alegria e decepção para a equipe Force India. Enquanto o escocês Paul di Resta terminou a prova em oitavo lugar, o seu companheiro de equipe, Adrian Suttil, foi obrigado a abandonar a corrida.

Os quatro pontos de Paul di Resta deram mais ânimo à equipe, porém, o problema hidráulico sofrido por Sutil bem no início da corrida, deixou a equipe bem chateada, mas, nada que abatesse demais o presidente e chefe da equipe, Vijay Mallya: "Outra corrida muito divertida em Monza e uma grande performance de Paul. Nós sempre acreditamos que os pontos eram possíveis, mas tivemos de lutar muito para sanar os problemas. Paul foi bem ao desviar com sobriedade a confusão logo no início da corrida e nos animou porque demonstrou maturidade durante toda a prova, batendo inclusive alguns carros que no geral, foram talvez até mais rápidos. A boa estratégia permitiu que marcássemos mais quatro pontos importantes e que nos colocam em sexto lugar no campeonato de construtores. Quanto ao Adrian Sutil, ele estava sem sorte hoje. Perdeu muito tempo durante a primeira volta e na sequência enfrentou um problema hidráulico. Agora, resta-nos o ânimo para melhorarmos ainda mais em Cingapura", disse Vijay.

Já o piloto Paul Di Resta era só alegria: "É claro que estou muito feliz por terminar hoje em oitavo, sobretudo porque essa foi uma das corridas mais difíceis que já disputei. Minha velocidade não era grande, mas os outros pilotos também enfrentaram problemas e também não conseguiam fugir. Já na primeira volta, vi uma Williams vindo em minha direção e precisei mudar a tomada da chicane. Depois disso, fomos muito agressivos com a estratégia de pneus e acho que conseguimos extrair o máximo que podíamos porque o nosso tempo de volta final em ritmo de corrida não estava muito bom. Por isso foi ótimo pegar mais quatro pontos, o que nos ajuda a subir um lugar no campeonato", disse o escocês.

A CORRIDA:

Pela oitava vez em treze corridas, o alemão Sebastian Vettel, da equipe Red Bull Racing, conquistou uma vitória na temporada 2011 da fórmula 1. A façanha foi concretizada no Grande Prêmio da Itália, disputado no domingo, 11 de setembro, no Circuito de Monza.

O pódio foi completado por Jenson Button, da McLaren e Fernando Alonso, da Ferrari, em segundo e terceiro lugares respectivamente. O inglês ficou na cola do espanhol durante boa parte da prova, sobretudo na segunda metade da corrida e conseguiu ultrapassá-lo para não mais perder a posição.

Para a Ferrari, restou a alegria de pelo menos ver um de seus carros no pódio, com Alonso, em brilhante corrida. Depois de saltar para a ponta logo depois da largada, Alonso foi se segurando até que Vettel o ultrapassasse. O outro piloto ferrarista, o brasileiro Felipe Massa, envolveu-se num toque com o australiano Mark Webber nas voltas iniciais, rodou na pista, perdeu posições, mas, no final da prova ainda terminou em sexto. Webber, que tocou na roda traseira de Massa, perdeu o bico do carro e mais à frente foi parar na barreira de proteção, abandonando a corrida (esta foi a primeira vez que a RBR ficou com um carro fora de uma prova nesta temporada).

Uma das brigas mais emocionantes durou cerca de 30 voltas: Michael Schumacher (Mercedes) e Lewis Hamilton (McLaren) protagonizaram um pega emocionante na luta pela segunda e terceira posições, mas, no final, depois de perdas de ambas as partes, quem levou a melhor foi o inglês que terminou a corrida na quarta colocação, enquanto que o alemão cruzou a linha de chegada na cola de Hamilton, em quinto. Quem se beneficiou diretamente com esta briga, foi Jenson Button, que na sequência conquistou o segundo lugar na corrida.

Quanto aos brasileiros, além de Felipe Massa, da Ferrari e que terminou em sexto, Bruno Senna, da Lotus/Renault, chamou a atenção ao conseguiu seus primeiros pontos na fórmula 1. O sobrinho do tricampeão Ayrton Senna, largou da décima posição em Monza e fez uma corrida cautelosa para não se envolver em acidentes e a estratégia deu certo ao se livrar da confusão logo na largada, na primeira curva. Daí em diante, Bruno fez uma corrida tranquila, objetivando apenas pontuar e, isso acabou acontecendo ao cruzar a linha de chegada na nona posição. O seu companheiro de equipe na Renault, Vitaly Petrov, foi vítima do incidente logo na primeira volta e abandonou a prova. Já Rubens Barrichello, da equipe Williams, conseguiu ser pior que o seu companheiro venezuelano, Pastor Maldonado. Enquanto este cruzou a linha de chegada em 11º, Barrichello ficou logo atrás, em 12º.

Bruno Senna, falou sobre sua conquista na Itália: "Estou feliz por marcar meus primeiros pontos na F1, principalmente porque esta foi apenas a minha segunda corrida pela equipe. Embora tenha começado em décimo, não foi nada fácil terminar em nono. Sofremos algum azar na primeira curva , todo mundo estava cortando a chicane e isso me forçou a contornar pelo lado de fora, o que me fez perder todos os lugares que já havia conquistado até então. O ritmo do carro estava bom e só faltou mais algumas voltas para conseguir ultrapassar o Paul (Di Resta) no final, mas, a equipe escolheu uma grande estratégia, o pneu foi suficientemente rápido onde precisei que fosse e claro, estou muito feliz por ter meu nome na zona de pontos. Já estou ansioso para Cingapura", disse o sobrinho do tricampeão Ayrton Senna.

Agora, a próxima etapa da temporada será o GP de Cingapura, a ser disputada no dia 25 de setembro.

Classificação completa do Grande Prêmio da Itália 2011:

1 – Sebastian Vettel (ALE) – Red Bull – 53 voltas
2 – Jenson Button (GBR) – McLaren – a 9s5
3 – Fernando Alonso (ESP) – Ferrari – a 16s9
4 – Lewis Hamilton (GBR) – McLaren – a 17s4
5 – Michael Schumacher (ALE) – Mercedes – a 32s6
6 – Felipe Massa (BRA) – Ferrari – a 42s9
7 – Jaime Alguersuari (ESP) – Toro Rosso – a 1 volta
8 – Paul di Resta (GBR) – Force India – a 1 volta
9 – Bruno Senna (BRA) – Lotus Renault – a 1 volta
10 – Sébastien Buemi (SUI) – Toro Rosso – a 1 volta
11 – Pastor Maldonado (VEN) – Williams – a 1 volta
12 – Rubens Barrichello (BRA) – Williams – a 1 volta
13 – Heikki Kovalainen (FIN) – Team Lotus – a 2 volta
14 – Jarno Trulli (ITA) – Team Lotus – a 2 volta
15 – Timo Glock (ALE) – Virgin – a 2 volta
16 – Daniel Ricciardo (AUS) – Hispania – a 14 voltas
17 – Sergio Pérez (MEX) – Sauber – Abandonou
18 – Kamui Kobayashi (JAP) – Sauber – Abandonou
19 – Adrian Sutil (ALE) – Force India – Abandonou
20 – Mark Webber (AUS) – Red Bull – Abandonou
21 – Jérôme D’Ambrosio (BEL) – Virgin – Abandonou
22 – Vitaly Petrov (RUS) – Lotus Renault – Abandonou
23 – Nico Rosberg (ALE) – Mercedes – Abandonou
24 – Vitantonio Liuzzi (ITA) – Hispania – Abandonou

Resultado do treino classificatório - GP da Itália 2011:

1 Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 1mnin22s275
2 Lewis Hamilton (ING/McLaren) - 1min22s725
3 Jenson Button (ING/McLaren) - 1min22s777
4 Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1min22s841
5 Mark Webber (AUS/Red Bull) - 1min22s972
6 Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1min23s188
7 Vitaly Petrov (RUS/Lotus Renault) - 1min23s530
8 Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1min23s777
9 Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1min24s477
10 Bruno Senna (BRA/Lotus Renault) - Sem tempo
11 Paul Di Resta (ESC/Force India) - 1min24s163
12 Adrian Sutil (ALE/Force India) - 1min24s209
13 Rubens Barrichello (BRA/Williams) - 1min24s648
14 Pastor Maldonado (VEN/Williams) - 1min24s726
15 Sergio Perez (MEX/Sauber) - 1min24s845
16 Sebastien Buemi (FRA/Toro Rosso) -1 min24s932
17 Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) - 1min25s065
18 Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - 1min25s334
19 Jarno Trulli (ITA/Lotus) - 1min26s647
20 Heikki Kovalainen (FIN/Lotus) - 1min27s184
21 Timo Glock (ALE/Virgin) - 1min27s591
22 Jerome D''Ambrosio (BEL/Virgin) -1min27s609
23 Daniel Ricciardo (AUS/Hispania) - 1min28s054
24 Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania) - 1min28s231