A equipe Mercedes teve altos e baixos no Grande Prêmio do Brasil de fórmula 1. Enquanto Nico Rosberg terminou a prova em sétimo lugar, Michael Schumacher ficou em 15º. Nico preferiu usar
uma estratégia de duas paradas, nas volts 16 e 42, enquanto que Schumacher foi forçado a executar uma estratégia de três paradas depois do incidente na décima volta com o brasileiro Bruno Senna. Schumi parou ainda nas voltas 32 e 51.
Nico Rosberg acha que sua temporada poderia ter sido melhor. "Não tivemos um bom final. Embora tenha marcado alguns pontos, eu esperava terminar em melhor posição o GP do Brasil. Não tive um bom começo, e enfrentei problemas com superaquecimento de pneus já que a temperatura da pista era bem elevada. Só me restou administrar os pneus com muito cuidado durante toda a prova e isso teve impacto no resultado final. Agora o jeito é olhar para frente e esperar melhor sorte em 2012", disse o alemão.
Michael Schumacher também deixou o seu recado: "Foi vergonhoso o incidente com Bruno, talvez causado por falta de experiência dele, mas essas coisas acontecem. Se não fosse isso, acho que teríamos um final mais feliz, com alguns pontos sólidos. Após a colisão, tudo que eu podia fazer era tentar lutar tanto quanto possível, e também tinhamos a esperança de chuva que não veio. Na primeira parte da corrida e até o acidente com Bruno, o meu carro não estava bem equilibrado e sofri muito na pista. Infelizmente não conseguimos mudar isso no pit stop. Estamos muito ansiosos para a próxima temporada agora. Com todo o esforço que está sendo colocado no desenvolvimento do carro, estou confiante", disse o heptacampeão de F1.
A CORRIDA:
O australiano Mark Webber, venceu o Grande Prêmio do Brasil de fórmula 1 disputado no domingo, 27 de novembro de 2011, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Depois de largar em segundo, Webber ficou atrás do seu companheiro de equipe, Sebastian Vettel, até a volta de número 29.
A equipe Ferrari reclamou muito da Red Bull Racing por achar que houve um jogo de equipe para favorecer Webber. Os ferraristas defendem a tese realista de que ao Webber vencer a corrida, somaria pontos suficientes para conquistar o vice-campeonato. A bronca toda da escuderia italiana (justamente aquela que sempre fez esse tipo de joguete dentro de pista), ocorreu porque quando Alonso havia ultrapassado Button e assumido o terceiro lugar na prova, a RBR avisou Vettel pelo rádio que o carro dele estaria com algum problema no câmbio e assim, numa tentativa de jogar com a sorte, Webber se aproximou de Vettel depois de trocar os pneus, na volta 29 e assumiu a ponta.
Só que a manobra não deu certo porque o fim não justificou os meios já que Jenson Button, da McLaren terminou a corrida em terceiro lugar e chegou a 270 pontos. Webber ficou com 258, um a mais do que Alonso.
Quanto aos brasileiros, o melhor colocado na prova foi Felipe Massa, da Ferrari. Massa largou em sétimo lugar e chegou em quinto lugar. Já Rubens Barrichello, da Williams, o máximo que conseguiu foi largar em 12º e terminar em 14º, enquanto que Bruno Senna, da Renault, que largou em nono lugar, cruzou a linha de chegada em 17º.
Senna foi punido pelos comissários depois que tentou impedir uma ultrapassagem do alemão Michael Schumacher, da Mercedes. No incidente, o brasileiro jogou o carro para cima de Schumacher numa das curvas e assim foi punido para passar pelos boxes quando ainda segurava a nona posição. O carro de Schumacher ficou um pouco danificado e ainda teve um pneu firado. Mesmo assim, o alemão terminou a prova em décimo quinto lugar.
Classificiação final do GP do Brasil 2011:
1º Mark Webber Red Bull
2º Sebastian Vettel Red Bull
3º Jenson Button McLaren
4º Fernando Alonso Ferrari
5º Felipe Massa Ferrari
6º Adrian Sutil Force India a 1 volta
7º Nico Rosberg Mercedes a 1 volta
8º Paul di Resta Force India a 1 volta
9º Kamui Kobayashi Sauber a 1 volta
10º Vitaly Petrov Renault a 1 volta
11º Jaime Alguersuari Toro Rosso a 1 volta
12º Sébastien Buemi Toro Rosso a 1 volta
13º Sergio Perez Sauber a 1 volta
14º Rubens Barrichello Williams a 1 volta
15º Michael Schumacher Mercedes a 1 volta
16º Heikki Kovalainen Lotus a 2 voltas
17º Bruno Senna Renault a 2 voltas
18º Jarno Trulli Lotus a 2 voltas
19º Jerome D Ambrosio Virgin a 3 voltas
20º Daniel Ricciardo Hispania a 3 voltas
21º Vitantonio Liuzzi Hispania Não terminou
22º Lewis Hamilton McLaren Não terminou
23º Pastor Maldonado Williams Não terminou
24º Timo Glock Virgin Não terminou
GRID DE LARGADA - GP DO BRASIL 2011
1 – Sebastian Vettel (ALE) – Red Bull – 1min11s918
2 – Mark Webber (AUS) – Red Bull – 1min12s099
3 – Jenson Button (GBR) – McLaren – 1min12s283
4 – Lewis Hamilton (GBR) – McLaren – 1min12s480
5 – Fernando Alonso (ESP) – Ferrari – 1min12s591
6 – Nico Rosberg (ALE) – Mercedes – 1min13s050
7 – Felipe Massa (BRA) – Ferrari – 1min13s068
8 – Adrian Sutil (ALE) – Force India – 1min13s298
9 – Bruno Senna (BRA) – Lotus Renault – 1min13s761
10 – Michael Schumacher (ALE) – Mercedes – Sem tempo no Q3
11 – Paul di Resta (GBR) – Force India – 1min13s584
12 – Rubens Barrichello (BRA) – Williams – 1min13s801
13 – Jaime Alguersuari (ESP) – Toro Rosso – 1min13s804
14 – Sébastien Buemi (SUI) – Toro Rosso – 1min13s919
15 – Vitaly Petrov (RUS) – Lotus Renault – 1min14s053
16 – Kamui Kobayashi (JAP) – Sauber – 1min14s129
17 – Sergio Pérez (MEX) – Sauber – 1min14s182
18 – Pastor Maldonado (VEM) – Williams – 1min14s625
19 – Heikki Kovalainen (FIN) – Team Lotus – 1min15s068
20 – Jarno Trulli (ITA) – Team Lotus – 1min15s358
21 – Vitantonio Liuzzi (ITA) – Hispania – 1min16s631
22 – Daniel Ricciardo (AUS) – Hispania – 1min16s890
23 – Jérôme D’Ambrosio (BEL) – Virgin – 1min17s019
24 – Timo Glock (ALE) – Virgin – 1min17s060