Esporte & Cia

Friday, May 03rd

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Kimi Räikkönen volta à F1 em 2012, com a L-Renault

E-mail Imprimir PDF

A equipe Lotus Renault anunciou na terça-feira, 29 de novembro de 2011, o piloto finlandês Kimi Räikkönen para a temporada 2012 da fórmula 1. O Campeão do Mundo de 2007, que deixou a Fórmula 1 no final de 2009 para prosseguir uma carreira nos ralis, decidiu voltar a correr nos monopostos. Ele já assinou um contrato de dois anos com a Lotus Renault GP.

Raikkoönen está na lista dos melhores da F1, com 18 vitórias, 62 pódios e 16 pole positions. A escuderia acredita que a experiência e sucesso do piloto podem ajudar no próximo ano. Raikkönen tem atualmente  32 anos de idade e esta parceria com a Renault só demonstra que a equipe está determinada a brilhar nas próximas temporadas.

Kimi Räikkönen falou sobre o seu retorno à fórmula 1: "Estou muito feliz por estar voltando à Fórmula 1 após uma pausa de dois anos e agradeço à Lotus Renault GP por me oferecer esta oportunidade. O meu tempo no Campeonato Mundial de Rally foi uma etapa útil na minha carreira como piloto, mas não posso negar o fato de que a minha fome de F1 tornou-se recentemente esmagadora. Foi uma escolha fácil retornar com o Lotus Renault GP, já que fiquei impressionado com o alcance da ambição do time. Agora estou ansioso para assumir este importante papel de levar a equipe muito mais à frente no grid e pódios", disse o finlandês.

O presidente da Gennii Capital, Gérard Lopez, também falou sobre a chegada de Raikkönen: "Durante todo o ano, eu não parava de dizer que nossa equipe estava no início de um novo ciclo. Neste estágio inicial temos trabalhado duro para construir os alicerces de uma estrutura bem sucedida e garantir que em breve sejamos capazes de lutar em um nível mais elevado. A decisão de Kimi em voltar à Fórmula 1 com a gente é o primeiro passo de vários anúncios que nos transformarão em um concorrente ainda mais eficaz no futuro. Claro, todos nós estamos ansiosos para trabalhar com um campeão do mundo. Em nome do nosso pessoal, eu gostaria de dar boas-vindas a Kimi, em Enstone", disse.

Entrevista com Kimi Räikkönen:

Kimi, uma boa notícia hoje, você decidiu voltar para a Fórmula 1. Por que você está voltando?
KR -
A principal razão foi que eu nunca perdi a paixão pelas corridas de Fórmula 1, apenas talvez por algumas coisas que giram em torno dela. Mas quando corri na NASCAR este ano, percebi que estava cada vez mais ausente do lado bom da corrida. o u seja - correr uns contra os outros - porque nos ralis a gente corre contra o relógio. E, em seguida recebi o telefonema de determinadas pessoas na Fórmula 1. Aconteceu de tudo, mas, conseguimos ter uma conversa agradável com a Lotus Renault GP e chegamos a um acordo - Eu estou realmente muito feliz com isso!

Por que você escolheu a Lotus Renault GP?
KR - Realmente havia duas opções: esse time ou a Williams. E tudo deu certo com o Lotus Renault GP como queríamos.

Você seguiu a equipe e o desempenho dela este ano?
KR - Eu não segui muito a Fórmula 1 em todo o ano passado. Este ano eu segui um pouco mais, mas não uma equipe em específico. Assisti as últimas 20 voltas do Grande Prêmio do Brasil. Também assisti tudo o que a equipe Renault fez, mas, ainda não tinha certeza do acordo, então eu só vi a Fórmula 1 num geral mesmo. Assisti algumas corridas, mas nada de especial.

Você acha que a Fórmula 1 será muito diferente, agora com o DRS etc, e os pneus Pirelli?
KR -
Comparando 2009 e o ano que vem, a maior diferença será provavelmente, os pneus. Eu não acho que haja muita diferença nos carros. DRS (asa móvel traseira) é uma coisa nova, mas isso é basicamente similar ao anterior. O botão que costumava ser para a asa dianteira desapareceu, então agora é para a asa traseira. Eu acho que a principal diferença será realmente os pneus.

Como você definiria este novo Kimi Räikkönen em relação a o que vimos em 2009?
KR - Eu não sei - estive afastado por dois anos e neste periodo nem sequer sentei em um carro de Fórmula 1. Estou interessado em voltar para o carro, eu sou dois anos mais velho agora e não acho que tenha mudado muita coisa. Foi muito bom participar de ralis nos últimos anos. Tive dias difíceis. mas este ano está bem melhor do que no ano passado, só que é um esporte muito difícil. Estou realmente ansioso para voltar. Pelo menos, a Fórmula 1 é algo que eu sei como tudo funciona já que estive no meio por muitos anos. Bem diferente do rali, onde eu não sabia nada. Depois fui para a NASCAR e também não tinha idéia de como seria. Então, acho que o retorno deve ser muito, muito mais fácil e deve ser bastante normal.

Você já mudou sua rotina de treinamento?
KR -
Eu mantive o tempo todo de treinamento para os ralis, mas é claro que a parte física já não é tão boa - nos ralis o problema é que você tem que sentar no carro durante toda a semana. Na Fórmula 1, o contato físico com o equipamento é mais curto. Há um mês comecei me preparar já visando a Fórmula 1. O pescoço é a coisa mais difícil para ficar pronto, mas ainda temos tempo de sobra.

Quando você pensa sobre a sua última corrida em 2009, qual é o sentimento que tem?
KR - É claro que lembro das frenagens e a rapidez com que tudo acontece. Mas em comparação com rali, por exemplo, há um tempo a mais, porque o rali não te dá uma segunda chance pois quando comete um erro já era; não há áreas de escape. Na Fórmula 1 ao contrário, você tem muita área de escape, pode executar de um lado para o outro da pista e não é um negócio tão grande. Você perde uma volta na prática ou na qualificação mas na corrida, dificilmente perde uma posição. Então, desta vez, a travagem e as forças G são os grandes pontos dessa volta. O mais importante será se concentrar em preparar o pescoço para acostumá-lo com isso novamente. Todo o resto vai demorar um pouco mas não muito.

Seis campeões mundiais estarão no grid em 2012. Está motivado?
KR -  Eu não teria voltado se não estivesse motivado. Há sempre muito a falar sobre motivação, mas ninguém sabe realmente o que eu faço, então, eu não me importo sobre o que as pessoas dizem. Mas estou feliz por estar voltando. Não colocaria meu nome em um contrato, se não tivesse certeza de estar preparado. Por isso vai ser interessante e emocionante para voltar!