Para a equiipe Sauber e o piloto japonês Kamui Kobayashi, o foco no segundo dia de treinos em Barcelona, realizado na sexta-feira (02/03), foi encontrar um acerto ideal para o caro quando
em condições de corrida. Além disso, a equipe se concentrou em comparar os componentes aerodinâmicos na parte da tarde. Apesar das interrupções devido a um número elevado de bandeiras vermelhas na parte da manhã e um vazamento hidráulico no final da tarde, o dia foi ainda bem produtivo para a equipe.
A temperatura no Circuito da Catalunha (ESP) que tem 4,655 metros de extensão, ficou entre 8 e 21 ºC pela manhã, com muito sol e neblina e à tarde, variou de 9 a 30 ºC. Kobayashi completou 77 voltas nesta sexta-feira e sua volta mais rápida foi conquistada na parte da tarde, com 1:23,836 min, usando pneus macios.
O chefe dos Engenheiros, Giampaolo Dall'Ara falou sobre o treino: "Com relação a nossos tempos por volta, estamos muito felizes com as realizações de hoje. Em termos de execução através do nosso programa, temos tido um pouco de azar. Hoje, as bandeiras vermelhas sempre sairam na hora errada e isso , claro, atrapalha um pouco, mas não há muito o que reclamar já que em alguns dias o oposto também acontece. Hoje foi difícil encontrar um bom ritmo, e, posteriormente, perdemos mais de uma hora devido a um vazamento hidráulico. O fato de que tivemos que remover a caixa de câmbio também tomou muito nosso tempo. Enfim, ganhamos uma boa experiência com o carro, e ainda há mais para ser aprendido", disse.
Kamui Kobayashi também deixou a sua impressão sobre o segundo dia de treinos em Barcelona: "Estou muito feliz com o carro e sua manipulação sob condições de corrida. Queríamos melhorar em comparação com o último teste, e claramente atingimos este objetivo. Obviamente que não conseguimos fazer tudo o que tínhamos no nosso programa, mas acho que podemos compensar isso. Nós ainda temos dois dias de testes e estou muito ansioso para pilotar novamente no domingo. Claro que é muito cedo para saber onde estamos em comparação com os outros, mas o sentimento é bom", finalizou o piloto japonês.
Para este sábado, o mexicano Sergio Pérez estará de volta no carro e Kamui estará de plantão novamente no domingo.
O TREINO:
Pelo segundo dia seguido, o francês Romain Grosjean, da equipe Lotus foi o mais rápido nos últimos testes coletivos que estão sendo realizados em Barcelona, na Espanha. O piloto deu 124 voltas - cerca de 600 km - no autódromo e cravou o tempo de 1min22s614, sendo o mais rápido com mais de meio segundo de vantagem. Um dia antes, Grosjean fez 1min23s252 em 72 voltas. A marca foi portanto, melhor inclusive do que a registrada no dia anterior.
A temperatura no Circuito da Catalunha que tem 4.655 metros de extensão, ficou entre 8 e 21 ºC pela manhã, com muito sol e neblina e à tarde, variou de 9 a 30 ºC. Nem isto foi capaz de inibir a Lotus que claro, ficou animadíssima com o resultado.
Romain Grosjean falou depois do treino: "Estou muito feliz com o carro porque ele teve um ritmo forte no final da sessão, mesmo após um longo período. No início do dia, sofremos um pouco com a degradação dos pneus, mas, mudamos algumas coisas e deu resultado. Hoje, pela primeira vez consegui andar bastante com o carro e sentir o ritmo de corrida o que já não sentia há muito tempo. Sem dúvida, meu pescoço vai ficar um pouco dolorido amanhã, mas o resto de mim está bem", disse o francês.
Pela Lotus, neste sábado e domingo, o piloto Kimi Räikkönen estará no volante. No sábado, o finlandês trabalha alguns acertos, incluindo avaliação de um novo pacote aerodinâmico.
No restante do teste da sexta-feira, Jean Éric Vergne, da Toros Rosso fez o segundo melhor tempo do dia, com 1min23s126 e Sebastian Vettel que correu por 85 voltas, cravou 1min23s361, estabelecendo a terceira melhor marca.
Dentre os brasileiros, apenas Bruno Senna participou dos testes e sua Williams não passou de um décimo lugar, com 1min24s925 e 48 voltas completadas.
Os testes em Barcelona, continuam até o domingo, dia 4, quando então, as equipes juntarão todos os dados e ficarão apenas na expectativa da realização da primeira etapa da temporada que será no dia 18 de março, em Melbourne, na Austrália.
Veja os melhores tempos dos pilotos na
sexta-feira (02/03/2012) - Barcelona / ESP:
1 – Romain Grosjean (Lotus) – 1min22s614 (124 voltas)
2 – Jean-Éric Vergne (Toro Rosso) – 1min23s126 (31 voltas)
3 – Sebastian Vettel (Red Bull) – 1min23s361 (85 voltas)
4 – Fernando Alonso (Ferrari) – 1min23s447 (125 voltas)
5 – Heikki Kovalainen (Caterham) – 1min23s828 (104 voltas)
6 – Kamui Kobayashi (Sauber) – 1min23s836 (77 voltas)
7 – Nico Hulkenberg (Force India) – 1min23s893 (33 voltas)
8 – Michael Schumacher (Mercedes) – 1min23s978 (79 voltas)
9 – Lewis Hamilton (McLaren) – 1min24s111 (65 voltas)
10 – Bruno Senna (Williams) – 1min24s925 (48 voltas)
11 – Pastor Maldonado (Williams) – 1min25s801 (20 voltas)
Texto e traduções: Cesar Leite / ESPORTE &CIA - BRASIL
Colaboração: Hanspeter Brack / Sauber F1 Team