Esporte & Cia

Sunday, Nov 24th

Last update:09:53:06 AM GMT

You are here:

A Mercedes está animada para o GP da Coreia do Sul

E-mail Imprimir PDF

A Formula 1 sai do Japão e vai à Coreia do Sul neste fim de semana, para completar a 16ª corrida de 2012. A prova acontece no Circuito Internacional da Coeria, em Yeongam.

O circuito tem 5.615 metros de extensão e os carros correrão por 55 voltas, fazendo no mínimo 47 trocas de marcha em cada uma delas, com o carro executando a uma aceleração máxima de 53%.

Este será o terceiro ano que a categoria máxima do automobilismo mundial comparece por lá. O GP de estréia foi em 2010, quando o alemão Sebastian Vettel, da Red Bull Racing venceu a corrida. No ano seguinte (2011), o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, saiu vencedor. O recorde de volta mais rápida é de 1min39s605, em 2011.

O circuito tem 18 curvas que são executadas a uma velocidade máxima de 200 km/h. Além das muitas curvas de baixa velocidade, os carros excedem os 280 km/h, apenas quatro vezes a cada volta. Em 2011, aconteceram 29 ultrapassagens durante a corrida - duas a mais do que em Valência, no mesmo ano.

O alemão Michael Schumacher, que se despede da equipe e da fórmula 1 no final desta temporada, falou sobre o circuito: "A Coreia tem uma das pistas mais novas no calendário da Fórmula 1 e os coreanos também são apaixonados pela categoria. Eu particularmente não gosto muito do layout do circuito, mas acho que a situação está melhorando a cada ano. É uma pista desafiadora e os pilotos gostam disso. Suas características favorecem o nosso carro - bem mais do que o circuito japonês e por isso estamos confiantes", disse o heptacampeão mundial.

O chefe da equipe, Ross Brawn, também deixou o seu recado: "Depois da corrida no Japão, a equipe foi direto para a Coreia do Sul, onde começa os preparativos para o fim de semana. Apesar de não termos ído bem em Suzuka, aprendemos bastante sobre o carro e seu desempenho. Temos alguns dados e já estamos analisando. A pista do Circuito Internacional da Coreia é interessante, com um layout mais lento. O esporte ainda é muito novo na Coréia, mas esperamos que o interesse continue crescendo".

Texto: Nicola Armstrong / Mercedes F1 Team
Tradução e adaptação: César Leite / ESPORTE &CIA - BRASIL