Esporte & Cia

Friday, May 03rd

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Hamilton salva Mercedes com um 5º lugar na Austrália

E-mail Imprimir PDF

A equipe Mercedes pode se considerar um pouco frustrada, mas, também satisfeita pelo resultado obtido no Grande Prêmio da Austrália 2013. Enquanto Nico Rosberg foi obrigado a abandonar com um problema na parte elétrica do carro, Lewis Hamilton que largou da terceira posição, terminou a corrida em quinto lugar, conquistando 10 pontos no campeonato de pilotos.

"Estou feliz com o nosso resultado de hoje e é muito melhor do que o esperado para a primeira corrida da temporada. O carro estava muito bom na pista, eu tinha um bom ritmo de corrida e consegui fazer com que os pneus supermacios durassem mais tempo do que a maioria dos outros. Nós tínhamos planejado fazer duas paradas, mas, mudamos a estratégia para três, ainda durante a corrida. Eu não sei bem onde perdemos o chão para os carros da frente, mas, vamos assistir a corrida de novo e tentaremos descobrir onde erramos. O importante é que temos um carro com o qual realmente podemos trabalhar e toda a equipe está de parabéns. Agora vamos olhar para a frente, para a Malásia na próxima semana e esperamos que lá tenhamos um melhor desempenho", disse Hamilton. 

A CORRIDA:

Nem Vettel, nem Webber. O vencedor do Grande Prêmio da Austrália em 2013 foi o finlandês Kimi Raikkonen, da equipe Lotus. O favoritismo da Red Bull Racing por ter largado na primeira fila não foi suficiente para segurar um lugar no topo do pódio.

Raikkonen largou da sétimo posição do grid e aos poucos foi se estabelecendo como favorito ao lugar mais alto do pódio. O finlandês fez dois pit stops - enquanto a maioria dos opositores optou por três e assim, assegurou a sua 20ª vitória em Grandes Prémios de fórmula 1, igualando a contagem do compatriota Mika Häkkinen. O seu companheiro de equipe, o francês Romain Grosjean, terminou a corrida em décimo lugar.

Agora, Kimi lidera o campeonato com 25 pontos, contra 18 de Fernando Alonso, segundo no pódio. No campeonato de construtores, a Ferrari já soma 30 pontos, contra 26 da Lotus.

"Estou feliz pelo resultado para a equipe e para mim mesmo", disse Raikkonen, que concluiu o raciocínio: "Tivemos um carro rápido todo o fim de semana e não houve maiores problemas. Isso é bom porque agora, podemos nos concentrar em tentar coisas diferentes para obter a configuração como queríamos. Me senti muito bem com os pneus após a prática e a equipe seguiu uma estratégia perfeita. Conquistei alguns lugares no início e depois tive uma boa batalha com Lewis [Hamilton] e na sequência foi tudo muito traquilo. Esta, provavelmente foi uma das minhas mais fáceis vitórias. Nada melhor do que começar a temporada vencendo e, claro, esperamos poder estar lutando na frente do campeonato, mas, ainda há um longo caminho a percorrer e precisamos continuar pressionando duro o tempo todo", disse o finlandês.

Além de Kimi e Alonso, o pódio foi completado pelo pole position da corrida, Sebastian Vettel, que tentou explicar o que aconteceu: "É sempre muito decepcionante quando se começa largando em primeiro e não se consegue segurar a posição, mas no geral foi um bom fim de semana para nós. Tivemos um bom dia hoje com uma pole e um pódio - mas na corrida, os pneus se desgastaram rapidamente e perdi muito da aderência na frente e atrás, enquanto outros fizeram um pouco melhor. Há sempre áreas onde você pode melhorar, mas o resultado que temos hoje é justo. Nós nem vimos o Kimi na pista - ele estava muito rápido e Fernando nos ultrapassou em um momento vulnerável, mas acho que podemos nos considerar felizes com o terceiro lugar", comentou o alemão tricampeão de fórmula 1.

Já Fernando Alonso, da Ferrari, era puro entusiasmo, afinal, depois de largar em quinto lugar e chegar em segundo é realmente motivo para festa: "Podemos afirmar que já começamos nesta temporada com o pé direito - lutando com os melhores depois dos resultados durante os testes de inverno. Isto é um sinal muito encorajador e significa que conseguimos obter o máximo de um fim de semana que estava cheio de incógnitas, tanto na qualificação quanto na corrida. Eu acho que a estratégia de três paradas foi a correta. Com a degradação que tínhamos nos pneus, teria sido impossível gerir em apenas duas trocas e provavelmente não atingiríamos a segunda posição no pódio. Terminamos à frente das Red Bulls, mas, sabemos que, apesar do resultado da corrida de hoje, eles ainda são mais rápidos. Agora podemos esperar outro fim de semana com tempo muito variável, o que nos estressa um pouco, principalmente quando pensamos na parte física dos pilotos e mecânica dos carros, mas, acho que estamos num bom caminho e vamos resolver isso com um pouco mais de calma", salientou o espanhol.

O brasileiro Felipe Massa, largou e terminou em quarto lugar: "Este é definitivamente um começo muito positivo para a temporada, especialmente porque esta é uma pista onde eu sempre sofri muito. Mostramos que o nosso carro é competitivo, tem um bom ritmo de corrida e que está em sintonia com todo o trabalho duro feito durante os testes de inverno. Eu tive um começo agressivo, onde tentei lutar pelos lugares do topo. Talvez se tivéssemos antecipado a segunda parada, como Fernando fez, o pódio teria sido possível, mas, mesmo assim, estou satisfeito pelo resultado. Atingimos um bom nível e agora temos que analisar cuidadosamente todos os mínimos detalhes para tentar melhorar o nosso carro", afirmou Massa.

A próxima corrida acontece no dia 24 de março de 2013. Será o Grande Prêmio da Malásia, no Circuito Internacional de Sepang (Kuala Lumpur).

CLASSIFICAÇÃO FINAL DO GP DA AUSTRÁLIA 2013:
Melbourne - Albert Park - 17/03/2013

1. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus)
2. Fernando Alonso (ESP/Ferrari)
3. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)
4. Felipe Massa (BRA/Ferrari)
5. Lewis Hamilton (ING/Mercedes)
6. Mark Webber (AUS/Red Bull)
7. Adrian Sutil (ALE/Force India)
8. Paul di Resta (ESC/Force India)
9. Jenson Button (ING/McLaren )
10. Romain Grosjean (FRA/Lotus)
11. Sergio Perez (MEX/McLaren)
12. Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso)
13. Esteban Gutierrez (MEX/Sauber)
14. Valtteri Bottas (FIN/Williams)
15. Jules Bianchi (FRA/Marussia)
16. Charles Pic (FRA/Caterham)
17. Max Chilton (ING/Marussia)
18. Giedo van der Garde (HOL/Caterham)
Não completaram
Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso)
Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
Pastor Maldonado (VEN/Williams)
Nico Hulkenberg (ALE/Sauber)

Grid para o GP da Austrália 2013
13/03/2013 - Melbourne

1º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) 1min27s407
2º. Mark Webber (AUS/Red Bull) 1min27s827
3º. Lewis Hamilton (ING/Mercedes) 1min28s087
4º. Felipe Massa (BRA/Ferrari) 1min28s490
5º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) 1min28s493
6º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) 1min28s523
7º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) 1min28s738
8º. Romain Grosjean (FRA/Lotus) 1min29s013
9º. Paul di Resta (ESC/Force India) 1min29s305
10º. Jenson Button (ING/McLaren)  1min30s357
11º. Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) 1min38s067
12º. Adrian Sutil (ALE/Force India) 1min38s134
13º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso) 1min38s778
14º.  Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso) 1min39s042
15º. Sergio Pérez (MEX/McLaren) 1min39s900
16º. Valtteri Bottas (FIN/Williams) 1min40s260
17º. Pastor Maldonado (VEN/Williams) 1min47s614
18º. Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber) 1min47s776
19º. Jules Bianchi (FRA/Marussia) 1min48s147
20º. Max Chilton (ING/Marussia) 1min48s909
21º. Giedo van der Garde (HOL/Caterham) 1min49s519
22º. Charles Pic (FRA/Caterham) 1min50s626