Esporte & Cia

Friday, May 03rd

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Sebastian Vettel vence o Grande Prêmio da Malásia

E-mail Imprimir PDF

Aconteceu na madrugada do domingo, 24 de março de 2013, o Grande Prêmio da Malásia de fórmula 1, em Sepang, que teve como vencedor o alemão tricampeão mundial da categoria, Sebastian Vettel.

A vitória foi um tanto quanto polêmica, já que o seu companheiro de equipe, o australiano Mark Webber liderava a prova quando a equipe deu a ordem para que tudo ficasse como estava. Ignorando o pedido dos boxes, quando faltavam dez voltas para o final da corrida, Sebastian Vettel que havia largado da pole position partiu com tudo para cima até conseguir a ultrapassagem. Assim, Vettel venceu, com Webber em segundo, concretizando a dobradinha meio à contra gosto da RBR. Lewis Hamilton, da Mercedes, completou o pódio na Malásia.

"Eu errei hoje", disse Vettel ao explicar a manobra no final da prova... "Eu gostaria de ter uma boa desculpa mas não tenho. Entendo toda a frustração da equipe por não gostarem do que eu fiz hoje. Acho que eu devo uma explicação para o Webber e toda a equipe. Vou tentar explicar a eles mais tarde. Normalmente já sabemos o que fazer, a estratégia a usar quando acontecem esses casos; eu deveria ter atendido o pedido, mas não atendi. Mark e eu estamos acostumados a lutar contra os outros pilotos, mas, nessas condições, entre nós e com pneus desgastados foi um risco muito grande. Poderíamos ter acabado em oitavo ou nono depois de destruir tanto os pneus no final. Eu sei que estava errado e peço desculpas. Eu não estou feliz por ganhar a corrida, eu cometi um erro e se eu pudesse desfazê-lo, eu o faria. Não é fácil e agora devo desculpas a Mark e à equipe", finalizou o tricampeão.

O brasileiro Felipe Massa, que largou em segundo, para variar, viu sua Ferrari com pouco rendimento, perdeu a segunda posição de largada já na primeira volta para Fernando Alonso e de quebra, perdeu posições para outros pilotos, completando a primeira volta em sexto lugar. Na segunda volta, Alonso que tinha danificado a asa dianteira de sua Ferrari, abandonou após um toque em Vettel. O espanhol perdeu o controle de seu carro na Curva 1 e ficou atolado na caixa de brita. Com isso, Massa que não encontrava mais potência no carro, ficou em quinto e foi assim até o final.

"A corrida de hoje foi muito complicada", disse Massa. "Com uma nova série de intermediários e numa pista úmida como estava em alguns pontos e completamente seca em outros, o rendimento não foi o esperado e acabei perdendo posições para vários pilotos já na primeira volta. Talvez ter antecipado a primeira parada para colocar pneus secos tenha sido uma escolha um pouco arriscada, porque a pista ainda estava úmida e isso me custou tempo. Depois, com a pista seca, o carro melhorou, a degradação dos pneus não era excessiva e eu consegui levar num bom ritmo, mas nesse ponto, qualquer esperança de terminar no pódio já havia desaparecido. Eu não posso dizer que estou satisfeito com este resultado, mas dadas todas as dificuldades que tive no início da corrida, estou feliz pelos pontos conquistados", disse o brasileiro.

GP DAMALÁSIA 2013
Sepang, 24 de Abril - Resultado Final:

1º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) 56 voltas
2º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) a 4s2
3º. Lewis Hamilton (ING/Mercedes) a 12s1
4º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) a 12s6
5º. Felipe Massa (BRA/Ferrari) a 25s6
6º. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) a 35s5
7º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) a 48s4
8º. Nico Hulkenberg (ALE/Sauber-Ferrari) a 53s0
9º. Sergio Pérez (MEX/McLaren-Mercedes) a 1min12s3
10º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari) a 1min27s1
11º. Valtteri Bottas (FIN/Williams-Renault) a 1min28s6
12º. Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) a 1 volta
13º. Jules Bianchi (FRA/Marussia-Cosworth) a 1 volta
14º. Charles Pic (FRA/Caterham-Renault) a 1 volta
15º. Giedo van der Garde (HOL/Caterham-Renault) a 1 volta
16º. Max Chilton (ING/Marussia-Cosworth) a 2 voltas
  
 Abandonaram: 
 Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) na volta 53
 Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari) na volta 51
 Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) na volta 45
 Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) na volta 27
 Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) na volta 22
 Fernando Alonso (ESP/Ferrari) na volta 2