Esporte & Cia

Wednesday, May 08th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Grosjean: "Fomos os únicos a quase parar os touros"

E-mail Imprimir PDF

Em alta nesta temporada, a equipe Lotus conquistou mais  um excelente resultado ao ficar em terceiro lugar no Grande Prêmio do Japão disputado na madrugada do domingo, 13 de outubro de 2013. Desta vez, Kimi Raikkonen não desenvolveu bem e ficou em quinto ao final da prova, mas, o francês Romain Grosjean foi o pupilo que subiu ao pódio, em terceiro lugar.

O finlandês Kimi Raikkonen deixou sua impressão sobre a corrida: "Eu tive um péssimo começo. Deixei a linha com certo atraso e perdi alguns lugares - o que não foi nada bom, mas, depois reconquistei algumas posições e no último pit stop o carro estava funcionando muito melhor. Foi quando passei a correr bem na última metade da corrida", disse Kimi, que completou... "Foi uma prova muito normal, eu diria. É difícil ultrapassar aqui. estou feliz por conquistar alguns pontos. Fizemos o possível hoje".

O francês Romain Grosjean, depois da prova era só alegria: "Hoje tive uma excelente corrida. Foi muito bom ultrapassar as Red Bulls no começo e essa será uma das minhas melhores lembranças do ano. O carro estava fantástico no primeiro jogo de pneus e isso me fez administrar uma certa vantagem, mas, em seguida, os Red Bulls conseguiram chegar. Em última análise, nós fomos os únicos carros a quase pegarem o touro. É muito bom estar de volta ao pódio".

A CORRIDA

Em Suzuka, a vitória ficou com Sebastian Vettel, da Red Bull Racing. Esta foi a 9ª vitória do alemão em 2013 e a quinta seguida. Dependendo do resultado da prova, Vettel poderia sagrar-se tetracampeão por antecipação, mas, como Fernando Alonso terminou a corrida em quarto lugar, o título ficou adiado para a próxima etapa, a ser disputada na Ìndia, no dia 27 de outubro.

"Uma vitória muito gratificante hoje", disse Vettel, que continuou sua explicação... "Eu amo essa música e é simplesmente fantástico vencer aqui. Foi um começo horrível - de repente me vi em terceiro lugar e, em seguida, tentei ir mais longe no primeiro stint. Tive uma excelente tração depois que passei o Romain e em seguida, a única ameaça era o Mark, que ficou preso atrás de Romain. A partir daí eu pude administrar a diferença até o final da corrida. O campeonato é o grande alvo é claro, mas a temporada é muito longa e a melhor maneira de conquistá-lo talvez seja não pensar muito no assunto".

Em Suzuka, Mark Webber que havia largado da pole position ficou em segundo, fazendo a dobradinha da RBR no pódio e, em terceiro, ficou o francês Romain Grosjean, da Lotus.

Com a vitória, o alemão continua disparado na liderança do campeonato de pilotos com 297 pontos, contra 207 de Alonso e 177 de Raikkonen. Sebastian Vettel só alcançará o sonhado tetra se vencer o GP da Índia - torcendo para que Fernando Alonso termine no máximo em terceiro. Assim, o título só ficará adiado, se o espanhol vencer no circuito de Buddh, ficar em segundo lugar ou se tiver a sorte de contar com uma quebra da RBR de Vettel e sua consequente desistência da prova.

Quanto à Ferrari, no Japão, Fernando Alonso que largou da oitava posição no grid, terminou em quarto e Felipe Massa, mesmo largando em quinto, mais uma vez não rendeu na pista, viu seu companheiro de equipe ultrapassá-lo e de quebra ainda arranjou confusão gratuita ao passar nos boxes além da velocidade permitida na 33ª volta, sendo punido com um drive-thru. Assim, Massa terminou a corrida em décimo lugar.

Alonso falou sobre a expectativa de uma possível reação nesta fase final do campeonato: "O quarto lugar foi o máximo que eu poderia conquistar hoje, já que os três pilotos à minha frente estavam muito fora do alcance. Portanto, dada a nossa posição de partida, estou feliz. Foi uma corrida cheia de ação e até mesmo sofrendo com o trânsito, a degradação foi mais normal do que na Coréia, o que nos garantiu um bom ritmo. Certamente, precisamos encontrar algo a mais se quisermos terminar no pódio nas próximas quatro corridas. Hoje, a Mercedes teve alguns problemas e fizemos alguns pontos importantes, mas temos de dar o nosso melhor se quizermos ficar em segundo na classificação de construtores. Estou muito orgulhoso de ter se tornado o piloto com mais pontos na história deste esporte, mesmo que por alguns anos, com a mudança para o sistema de pontos, você recebe mais. Agora eu quero comemorar este recorde e pensar na próxima corrida na Índia. Este já está no passado".

Com o quarto lugar no GP do Japão de 2013, Fernando
Alonso superou Michael Schumacher como recordista na lista de pontuadores da história da F-1. Agora, o espanhol pulou para 1569 pontos na carreira - três a mais que Schumacher somou na categoria.

RESULTADO FINAL NO GP DO JAPÃO 2013:

1. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 1h26m13s301
2. Mark Webber (AUS/Red Bull) – a 7s129
3. Romain Grosjean (FRA/Lotus) – a 9s910
4. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – a 45s605
5. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) – a 47s325
6. Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) – a 51s615
7. Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber) - a 71s630
8. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – a 72s023
9. Jenson Button (ING/McLaren) – a 80s821
10. Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 89s263
11. Paul Di Resta (ING/Force India) – a 98s572
12. Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso) - a 1 volta
13. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso) - a 1 volta
14. Adrian Sutil (ALE/Force India) - a 1 volta
15. Sergio Pérez (MEX/McLaren) - a 1 volta
16. Pastor Maldonado (VEN/Williams) – a 1 volta
17. Valtteri Bottas (FIN/Williams) – a 1 volta
18. Charles Pic (FRA/Caterham) - a 1 volta
19. Max Chilton (ING/Marussia) – a 1 volta

Não completaram:

Lewis Hamilton (ING/Mercedes) – uma volta
Jules Bianchi (FRA/Marussia) – não completou volta
Giedo van der Garde (HOL/Caterham) – não completou volta

GRID PARA O GP DA COREIA DO SUL 2013:

1. Mark Webber (AUS/Red Bull) – 1min30s915
2.Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) – 1min31s089
3. Lewis Hamilton (ING/Mercedes) – 1min31s253
4. Romain Grosjean (FRA/Lotus) – 1min31s365
5. Felipe Massa (BRA/Ferrari) – 1min31s378
6. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – 1min31s397
7. Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) – 1min31s644
8. Fernando Alonso (ESP)/Ferrari) – 1min31s655
9. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) – 1min31s684
10. Jenson Button (ING/McLaren) – 1min31s827
11. Sergio Perez (MEX/McLaren) – 1min31s989
12.Paul Di Resta (ESC/Force India) - 1min31s992
13. Valtteri Bottas (FIN/Williams) – 1min32s013
14. Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber) – 1min32s063
15. Pastor Maldonado (VEN/Williams) – 1min32s093
16. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso) – 1min32s485
18. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso) – 1min33s357
18. Max Chilton (ING/Marussia) – 1min34s320
19. G. Van der Garde )HOL/Caterham) – 1min34s879
20. Adrian Sutil (ALE/Force India) – 1min32s890 (punido -perdeu cinco posições por substituição de câmbio)
21. Charles Pic (FRA/Caterham) – 1min34s556 (punido - perdeu dez posições por receber 3ª reprimenda no GP da Coreia do Sul)
22. Jules Bianchi (FRA/Marussia) – 1min34s958 (punido - perdeu dez posições por receber 3ª reprimenda no GP da Coreia do Sul)