O design do carro da equipe Williams continua o mesmo pela terceira temporada seguida - com as listras vermelhas, brancas e azuis tradicionais. Em 2015 a escuderia conquistou quatro pódios
e um terceiro lugar no Campeonato de construtores.
Frank Williams comentou sobre o novo FW38: "Depois de terminar em terceiro lugar nas duas últimas temporadas, a Williams começou a cimentar sua posição entre as mais importantes e de ponta. É uma grande conquista se analisarmos os recursos este ano. Permanecer nesta posição vai ser um desafio, mas estamos determinados. Ganhar nunca vai ser bom o suficiente" disse o fundador e chefe da equipe.
"Teremos uma equipe muito estável para 2016, com Felipe Massa e Valtteri Bottas que farão uma terceira temporada consecutiva. Eles trabalham bem juntos e ambos têm a combinação ideal de velocidade e consistência. Nossa equipe técnica também se manteve muito consistente, o que será a nossa vantagem e temos algumas das melhores mentes da engenharia no grid à nossa disposição".
"As semanas de testes estão chegando e com isso saberemos mais sobre o nosso pacote e vamos refinar o carro antes da primeira corrida. Teremos que esperar até Melbourne para descobrir exatamente onde estamos na hierarquia, mas estou confiante de que o esforço que tivemos durante o inverno pode nos deixar em uma boa posição", concluiu Frank Williams.
Este ano, o FW38 entra na pista pela primeira vez no dia 22 de fevereiro para oito dias de testes e conclui em 04 de março. A temporada começa oficialmente na primeira corrida, em Melbourne, na Austrália, no dia 20 de março.
O diretor técnico da Williams, Pat Symonds falou um pouco sobre as novidades do novo carro:
"O FW37 era um carro bastante eficaz e por isso nos concentramos em compreender as áreas onde poderíamos melhorá-lo sem perder os atributos que o tornaram eficaz. Não é segredo que o desempenho de baixa velocidade do FW37 não corresponde ao seu desempenho de alta velocidade. Olhamos isso atentamente para fazer as alterações necessárias e agora, esperamos que essa situação seja resolvida".
Williams FW38 Mercedes - Especificação Técnica:
Construção de chassi: Laminada, monocoque de epoxy de carbono e favo de mel superando requisitos impacto e resistência da FIA
Suspensão dianteira: Bifurcada, molas ativadas, biela e barra estabilizadora
Suspensão traseira: Bifurcada, biela, molas ativadas e barra estabilizadora
Transmissão: Oito marchas - velocidade contínua, mudança semi-automática seqüencial além de marcha à ré
Seleção de marchas: eletro-hidraulicamente
Embreagem: De carbono
Amortecedores: Williams
Rodas: Aptech - magnésio forjado
Pneus: Pirelli, Frentes: 245 / 660-13, partes traseiras: 325 / 660-13
Sistema de travagem: AP - compassos de calibre traseiros 6 da frente do pistão e 4 pistões com discos de carbono e almofadas
Direção: Williams - composta de pinhão e cremalheira
Sistema de combustível: Bexiga de borracha ATL Kevlar reforçado
Sistemas eletrônicos: FIA SECU - unidade de controle eletrônico padrão
Sistema de refrigeração: Radiadores de óleo de alumínio, água e caixa de velocidades
Cabine do piloto: Seis pontos de segurança do condutor com 75mm. Alças e sistema HANS, anatomicamente removível. Assento de fibra de carbono formado
Unidade de energia: Mercedes-Benz PU106C híbridos - combustão Interna
Motor: Capacidade de 1,6 litros, seis cilindros, ângulo de inclinação 90, número de válvulas 24, Max rpm ICE 15.000 rpm, Max taxa de fluxo de combustível de 100 kg / hora (acima de 10.500 rpm)
Injeção de combustível: Alta pressão de injeção direta (max 500 bar, um injector / cilindro). Pressão de carregamento do compressor de estágio único e uma turbina de escape em um eixo comum, turbina Max rpm exaustão 125.000 rpm
ERS: Mercedes AMG HPP
Dimensões e peso
Peso: FIA mínima
Comprimento total: 5000 milímetros
Altura total: 950 milímetros
Largura total: 1800 milímetro
Por: Sophie Ogg / Williams F1
Tradução: Cesar Leite / ESPORTE &CIA - Brasil
Sunday, Nov 24th
Last update:09:53:06 AM GMT
Headlines: