Esporte & Cia

Friday, Mar 29th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Pérez ficou em oitavo no terceiro dia em Valência

E-mail Imprimir PDF

No terceiro dia de testes em Valência, realizados no dia 03 de fevereiro de 2011, o piloto mexicano Sergio Pérez, da equipe Sauber teve um dia muito produtivo com o C30-Ferrari, praticando por mais de 10a voltas em condições de pista ideal. 
 
O dia amanheceu ensolarado e seco, com boa temperatura e isto ajudou bastante para que o mexicano conseguise sua melhor volta em 1min14s458. 
 
O diretor técnico James Key, falou sobre o dia que considerou produtivo: "Foi um dia muito melhor hoje e que abrangeu mais de 100 voltas. Foi bom para Sergio que gastou muito mais mais tempo no carro e com a equipe. Já aprendi muito e fiz um bom trabalho. Porque tivemos mais tempo de trabalho com o carro, conseguimos mudar a configuração para coincidir com os pneus melhores, o que está nos dando algumas indicações úteis para o próximo teste. Utilizamos compostos de pneus diferentes pela primeira vez e o super macio é muito rápido na primeira volta, mas se degrada rapidamente. Entretanto, na primeira volta, o composto médio é mais rápido do que imaginávamos e foi mais consistente. Agora vamos para Jerez, onde vamos começaremos a introduzir novas peças", disse Key 
 
Já o piloto Sergio Pérez comentou a alegria de poder ficar mais tempo ao volante. "Estou muito feliz porque as coisas correram bem hoje. Foi um dia atarefado e eu aprendi muito sobre os sistemas e os carros, enquanto a equipe também recolheu muita informação. Vamos continuar trabalhando duro para melhorar - a mim, pessoalmente, na perspectiva do motorista e todos juntos, é claro, no que diz respeito ao carro. Eu já estou muito ansioso para o próximo teste em Jerez, e não vejo a hora de pilotar o C30 novamente", comentou o mexicano. 
 
Agora, seguindo os testes de pré-temporada, o circo da fórmula 1 seguirá para Jerez de la Frontera (ESP). No dia 10 e 11, Sergio Pérez seguirá na condução do Sauber, enquanto que o japonês Kamui Kobayashi, assumirá esta função, apenas nos dias 12 e 13 de fevereiro.

MAIS SOBRE O ÚLTIMO DIA DE TESTES EM VALÊNCIA:

O último dia dos testes da fórmula 1 em Valência-ESP, no Circuito Ricardo Tormo foi surpreendente em termos estatísticos para a categoria. Pela primera vez se viu tantos resultados finais diferentes. No primeiro dia de testes, o alemão Sebastian Vettel, da RBR foi o mais rápido; no segundo dia, o melhor foi o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari e, para completar as diferenças, no último dia quem brilhou foi a Lotus/Renault, com o polonês Robert Kubica.

O piloto sa Lotus marcou o melhor tempo do dia 1mim13s144 (ESTE FOI O MELHOR TEMPO DOS TRÊS DIAS DE TESTES) e deu muito mais ânimo aos mecânicos da equipe que fizeram um bom trabalho para alcançar este resultado. O R31-01 comportou-se muito bem e Kubica andou por um total de 95 voltas na quinta-feira (03/02).

A equipe mediu a pressão aerodinâmica produzida pelo carro na parte da manhã e fez algumas regulagens, a fim de preparar o carro para funcionar em velocidade constante sobre a reta. O acerto é feito baseado nos números recolhidos nos testes antecipados realizados em laboratório, no túnel de vento. O trabalho inicial foi muito produtivo e a equipe encontrou algumas boas indicações.
 
Segundo as informações da própria equipe, quase todos os controlos de rotina dos sistemas já foram concluídos, o que permite concentrare no trabalho dee avaliação do desempenho dos pneus em Jerez na próxima semana.
 
Robert Kubica falou sobre a conquista: "Acho que podemos dividir o dia em duas metades, pois tivemos alguns problemas na parte da manhã, quando não passamos do tempo de 01:30. Mas, depois de resolvidos os problemas com o carro, conseguimos fazer uma boa avaliação e até alguns trabalhos com os pneus. No entanto, por causa do tempo que perdemos esta manhã, não pudemos completar as voltas alvo, mas é melhor ter quaisquer problemas de confiabilidade com o carro durante os testes, e não quando chegarmos à primeira corrida no Bahrein", disse o polonês da Lotus.

O dia foi complicado para quase todas as equipes, mas, sem dúvida, quem enfrentou  maiores dificuldades foi o brasileiro Felipe Massa, da Ferrari. Depois de ver o seu companheiro de equipe brilhar nos dois primeiros dias, Massa frustrou-se quando na parte da manhã, depois de completar 12 voltas testando, viu seu carro arder em chamas por um problema no motor do F150.

No período da tarde, depois do susto, Massa retornou à pista e conseguiu completar 68 voltas e registrar o quinto melhor tempo do dia, com 1min14s01.

Agora, a F1 dá um tempo e volta a testar os carros em uma semana, também na Espanha, só que no circuito de Jerez de la Frontera, numa nova sequência de três dias.

RESULTADO FINAL DO TERCEIRO DIA DE TESTES COLETIVOS EM VALÊNCIA

1 Robert Kubica Polônia Renault 1min13s144 95
2 Adrian Sutil Alemanha Force India 1min13s201 117
3 Jenson Button Inglaterra McLaren 1min13s553 105
4 Mark Webber Austrália Red Bull 1min13s936s 105
5 Felipe Massa Brasil Ferrari 1min14s017 80
6 Timo Glock Alemanha Virgin 1min14s207 114
7 Pastor Maldonado Venezuela Williams 1min14s299 101
8 Sergio Perez México Sauber 1min14s469 104
9 Michael Schumacher Alemanha Mercedes 1min14s537 110
10 Sebastien Buemi Suíça Toro Rosso 1min14s801 73
11 Narain Karthikeyan Índia Hispania 1min16s535 63