Esporte & Cia

Friday, Mar 29th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Melhora o estado geral do piloto Robert Kubica

E-mail Imprimir PDF

Depois de passar a noite sob observação constante, o piloto da Lotus-Renault, Robert Kubica foi acordado pelos médicos do Hospital Santa Corona (Pietra Ligure) na manhã da terça-feira, 07 de fevereiro de 2011. O polonês conseguiu se comunicar e até falou com os parentes que o visitavam. Ele também conseguiu movimentar os dedos da mão direita, o que é animador para o resto do seu processo de recuperação.

O Professor Mario Igor Rossello, diretor do Centro Regional de Cirurgia da Mão no Hospital San Paolo, em Savona, não notou qualquer inchaço ou infecção em seu antebraço direito, e este é um bom sinal, embora sejam precisos vários dias para se ter certeza de que a operação foi 100% bem sucedida.

A fim de evitar qualquer esforço físico, Robert está sedado para dormir durante as próximas 24 horas pelo menos. Enquanto isso, os médicos precisam decidir como irão lidar com seu cotovelo e uma fratura no ombro. Robert pode ser submetido a mais uma cirurgia nos próximos dias.

Entenda como foi o acidente:

Robert Kubica sofreu um acidente em alta velocidade, durante o rali Ronde di Andora, na Itália e bateu o seu Skoda Fabia no muro de uma igreja. O piloto da equipe Lotus-Renault de fórmula 1 perdeu o controle do carro e bateu nomuro de uma igreja e ficou preso dentro do veículo.. Foi resgatado consciente pelos bombeiros e transferido de helicóptero ao hospital em Gênova. O copiloto Jacub Gerber conseguiu sair ileso do veículo.

As primeiras informações davam conta de que Kubica poderia ter a mão direita amputada; fato que feizmente foi desmentido na sequência. Depois da cirurgia, o médico-cirurgião que cuida do caso, o Dr. Mario Igor Rossello, diretor do Centro Regional de Cirurgia da Mão no Hospital San Paolo em Savona, na Itália, explicou como foi a cirurgia: "Foi uma operação muito importante e difícil. já que o antebraço direito teve cortes em dois pontos, com lesões significativas para os ossos e tendões. Fizemos o melhor possível para reconstruir as funções do antebraço. Com sete médicos, divididos em duas equipes, a cirurgia demorou um total de sete horas. Uma equipe foi a força-tarefa de emergência do hospital de San Paolo (Savona), que é normalmente designado para tratar este tipo de lesão, enquanto que o outro time veio do departamento de ortopedia do Hospital Santa Corona (Pietra Ligure). No final da operação, a mão de Robert ficou bem vascularizada e quente, o que já que é bem encorajador. Após a cirurgia, o piloto segue com acompanhamento permanente durante a noite porque a sua condição ainda é grave. "

Robert Kubica é o primeiro piloto da escuderia Lotus-Renault e agora, depois do imprevisto, certamente ficará de fora do início da temporada da fórmula 1 que começa no próximo dia 13 de março, no Bahrein. Com isso, o terceiro piloto Bruno Senna deve entrar no seu lugar.