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Bruno, 7º no GP da China: "Foi muito divertido!"

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Com uma corrida bem-planejada, agressiva no início e cautelosa no final em função do desgaste dos pneus, Bruno Senna voltou a pontuar ao conquistar um excelente 7º lugar no GP da China, encerrado com a inédita vitória do alemão Nico Rosberg (Mercedes). Com mais seis pontos, o piloto da Williams chegou aos 14 e subiu para 9º na classificação de pilotos. "Foi muito divertido. Não tive praticamente um momento de tranquilidade, com gente à frente e atrás, mas foi legal pra caramba, apenas um pouco no limite em termos de estratégia", disse.

Bruno saiu em 14º e completou a primeira volta em 12º, depois de superar uma Toro Rosso e a Lotus de Kimi Räikkönen na curva 1. A partir daí, com um jogo zero de pneus médios, passou a imprimir o ritmo forte que já antecipara na véspera, ao relativizar o resultado um pouco abaixo do esperado na sessão classificatória. "Sabíamos que a corrida seria melhor que o qualifying, porque outras equipes têm o DRS mais efetivo que o nosso e isso se manifestou na tomada de tempos", lembrou Bruno, que passou grande parte da corrida no pelotão que brigava pelo segundo lugar.

A partir da primeira troca de pneus, no entanto, as dificuldades aumentaram. "Coloquei os pneus macios e eles acabaram rapidamente. No segundo pit stop, voltamos para os médios e fiquei preocupado porque não sabia se eles resistiriam até o final. E, de fato, eles foram acabando, a ponto determinar a corrida quase no bagaço. E mesmo assim porque na parte final procurei pilotar da forma mais conservadora possível para não acelerar o consumo. O que me ajudou um pouco foi a briga do pessoal que vinha a seguir, principalmente o Maldonado e o Alonso", comentou.

Depois da primeira corrida dentro de um panorama de maior normalidade - o circuito da Austrália é montado dentro das avenidas de um parque e o da Malásia foi castigado pelo tempo chuvoso -, Bruno disse que a Williams está confirmando a expectativa de crescimento nesta temporada. "Foi uma corrida mais normal, mas o equilíbrio do nosso carro não era o ideal. Levar os dois carros à zona de pontos foi animador. Agora, temos de continuar procurando sempre chegar entre os 10, uma das metas traçadas pela equipe", observou, satisfeito com o próprio desempenho. "Estou ganhando muita bagagem, aprendendo e em divertindo bastante."

Sobre a próxima etapa, já no final de semana no Bahrein, pista onde estreou na Fórmula 1 pela minúscula HRT em 2010 e não correu no ano passado, Bruno acredita que a Williams encontrará as mesmas dificuldades de Xangai. "É outro traçado com retas longas, onde o DRS terá peso considerável nos treinos de classificação e, portanto, nas posições de largada. E deverá ter também a influência das temperaturas mais altas, ao contrário daqui na China."

A CORRIDA:

Depois de conquistar a pole position no treino classificatório, o piloto alemão da Mercedes, Nico Rosberg venceu de ponta a ponta o GP da China, em Xangai. A corrida foi disputada na madrugada do domingo, 15 de abril de 2012 e a vitória foi tão dominante que o piloto cruzou para a bandeirada final com 20 segundos de vantagem sobre o segundo colocado.

Esta foi a primeira vitória de Nico Rosberg na Mercedes que já tem 111 anos de história. Pela fórmula 1, a primeira vitória da equipe alemã aconteceu em 1901 e sua última havia sido conquistada no Grande Prêmio da Itália de 1955, em Monza, a exatamente 25.761 dias atrás. 

O pódio foi completado pelas McLarens de Jenson Button e Lewis Hamilton. O heptacampeão de fórmula 1, Michael Schumacher; companheiro de Rosberg na Mercedes, não foi tão feliz e precisou abandonar a prova na volta de número 13, depois de um incidente onde o pneu dianteiro direito não foi devidamente colocado durante o pit stop.

Nico Rosberg era só alegria depois da corrida: "Este é um momento muito especial para mim; o fim de semana inteiro foi perfeito: minha primeira pole position e agora, a minha primeira vitória na Fórmula Um - é realmente fantástico, mas não para por aí", disse o animado alemão que ainda continuou explicando...

"É a primeira vitória do novo Silver Arrow e isso é realmente especial para mim. Dedico esta conquista a todos os funcionários da equipe; tanto os que estiveram aqui na China, quanto os que estão em nossas fábricas em Brackley e Brixworth. Eles conseguiram melhorar o carro com muita competência e rapidez. Jamais esquecerei esta corrida porque nas últimas 20 voltas me senti como se eu estivesse correndo nas 24 Horas de Le Mans", emendou Rosberg que também falou mais sobre a emocionante vitória.

"Depois de cruzar a linha de chegada senti uma emoção única e intensa. Quero aproveitar bem este momento, mas ao mesmo tempo manter os pés no chão porque ainda não estamos onde queremos chegar. Estamos trabalhando duro para entender melhor o carro e os pneus em todas as condições, mas, vamos continuar pressionando para melhorar nosso ritmo de corrida ainda mais. O jeito é esperar para ver como vai funcionar no Bahrein", concluiu.

O inglês Jenson Button só não lutou pela vitória porque sua equipe cometeu um erro na terceira parada para troca de pneus. Lewis Hamilton, companheiro de equipe de Button na Mclaren, completou o pódio e também assumiu a liderança do Mundial de Pilotos, com 45 pontos, contra 43 de Button em segundo e 37 de Alonso, em terceiro. Rosberg com esta vitória, chegou a 25 pontos e é o sexto.

Quanto à Red Bull, a bicampeã no ano passado viu de novo a banda passar. Vettel estava bem na corrida, mas, nas últimas voltas seu carro perdeu rendimento e foi ultrapassado por Jenson Button e também pelo seu companheiro de equipe, Mark Webber. O bicampeão da Alemanha cruzou a linha de chegada em quinto lugar e Webber, em quarto.

Os brasileiros protagonizaram histórias bem diferentes em Xangai. Enquanto Bruno Senna que largou em 14º com sua Williams fez uma corrida excelente e se recuperou a tal ponto de cruzar em sétimo na bandeirada final, Felipe Massa mais uma vez deu seu vexame pessoal. O brasileiro da Ferrari largou em décimo, optou por apenas duas paradas durante a prova e terminou em 13º. Enquanto isso, Fernando Alonso, companheiro de Massa na escuderia italiana, cruzou a linha de chegada em nono lugar.

Assim sendo, a título de comparação, enquanto Massa termina sua terceira corrida do ano sem marcar nenhum ponto, Alonso já venceu uma - o GP a Malásia e ficou em quinto lugar na Austrália, totalizando até o momento, 37 pontos e um quinto lugar no campeonato de pilotos.

Veja como ficou a classificação final do GP da China de 2012:

1 – Nico Rosberg (ALE) - Mercedes – 56 voltas
2 – Jenson Button (GBR) - McLaren – a 20s6
3 – Lewis Hamilton (GBR) - McLaren – a 26s
4 – Mark Webber (AUS) - Red Bull – a 27s9
5 – Sebastian Vettel (ALE) - Red Bull – a 30s4
6 – Romain Grosjean (FRA) - Lotus – a 31s4
7 – Bruno Senna (BRA) - Williams – a 34s5
8 – Pastor Maldonado (VEN) - Williams – a 35s6
9 – Fernando Alonso (ESP) - Ferrari – a 37s2
10 – Kamui Kobayashi (JAP) - Sauber – a 38s7
11 – Sergio Pérez (MEX) – Sauber – a 41s
12 – Paul di Resta (GBR) - Force India – a 42s2
13 – Felipe Massa (BRA) - Ferrari – a 42s7
14 – Kimi Raikkonen (FIN) - Lotus – a 50s5
15 – Nico Hulkenberg (ALE) - Force India – a 51s2
16 – Jean-Éric Vergne (FRA) - Toro Rosso – a 51s7
17 – Daniel Ricciardo (AUS) - Toro Rosso – a 1min3s1
18 – Vitaly Petrov (RUS) - Caterham – a 1 volta
19 – Timo Glock (ALE) - Marussia – a 1 volta
20 – Charles Pic (FRA) - Marussia – a 1 volta
21 – Pedro de la Rosa (ESP) – HRT – a 1 volta
22 – Narain Karthikeyan (IND) – HRT – a 2 voltas
23 – Heikki Kovalainen (FIN) - Caterham – a 3 voltas
24 – Michael Schumacher (ALE) - Mercedes – Abandonou

O GRID DE LARGADA PARA O GP DA CHINA 2012:

1 – Nico Rosberg (ALE) - Mercedes – 1min35s121
2 – Michael Schumacher (ALE) - Mercedes – 1min35s691
3 – Kamui Kobayashi (JAP) - Sauber – 1min35s784
4 – Kimi Raikkonen (FIN) - Lotus – 1min35s898
5 – Jenson Button (GBR) - McLaren – 1min36s191
6 – Mark Webber (AUS) - Red Bull – 1min36s290
7 – Lewis Hamilton* (GBR) - McLaren – 1min35s626
8 – Sergio Pérez (MEX) - Sauber– 1min36s524
9 – Fernando Alonso (ESP) - Ferrari – 1min36s622
10 – Romain Grosjean (FRA) - Lotus – Sem tempo no Q3
11 – Sebastian Vettel (ALE) - Red Bull – 1min36s031
12 – Felipe Massa (BRA) - Ferrari – 1min36s255
13 – Pastor Maldonado (VEN) - Williams – 1min36s283
14 – Bruno Senna (BRA) - Williams – 1min36s289
15 – Paul di Resta (GBR) - Force India – 1min36s317
16 – Nico Hulkenberg (ALE) - Force India – 1min36s745
17 – Daniel Ricciardo (AUS) - Toro Rosso – 1min36s965
18 – Jean-Éric Vergne (FRA) - Toro Rosso – 1min37s714
19 – Heikki Kovalainen (FIN) - Caterham – 1min38s463
20 – Vitaly Petrov (RUS) - Caterham – 1min38s677
21 – Timo Glock (ALE) - Marussia – 1min39s282
22 – Charles Pic (FRA) - Marussia - 1min39s717
23 – Pedro de la Rosa (ESP) – HRT – 1min40s411
24 – Narain Karthikeyan (IND) – HRT - 1min41s000

* Lewis Hamilton perdeu cinco posições no grid após
   tomar punição por ter trocado a caixa de câmbio de sua McLaren

Textos: Márcio Fonseca / MF2  -  César Leite / ESPORTE &CIA