Esporte & Cia

Sunday, Nov 24th

Last update:09:53:06 AM GMT

You are here:

Massa sobe ao pódio depois de jejum de 35 GPs

E-mail Imprimir PDF

Aconteceu na madrugada do sábado para domingo (7/10), em Suzuka, o Grande Prêmio do Japão de fórmula 1, 15ª etapa da temporada 2012, disputado em 53 voltas. O circuito é de propriedade da Honda e foi exatamente lá, onde quatro títulos brasileiros de fórmula 1 foram conquistados (três de Ayrton Senna e um de Nelson Piquet).

São 5.807 metros por volta, a uma velocidade máxima de pouco mais de 307 km/h. Quarenta e duas trocas de marcha são realizadas a cada volta, com 67% de aceleração máxima.

Em Suzuka 2012, o carro de segurança foi obrigado a entrar na pista, antes mesmo do final da primeira volta, em virtude de acidentes já na primeira curva, quando três pilotos precisaram abandonar a prova: Mark Webber, Nico Rosberg e Fernando Alonso.

Quando o safety-car saiu da pista, Sebastian Vettel continuava na ponta, com Kobayashi em segundo e Felipe Massa em quarto lugar.

Depois de quatorze voltas, Jenson Button foi o primeiro piloto a entrar nos boxes para fazer troca de pneus. O inglês colocou um jogo de compostos duros. Na mesma volta, Hulkengerg, Di Resta e Raikkonen também trocaram. Enquanto isso, o outro brasileiro na corrida, Bruno Senna, da Williams, estava em 14º lugar e fez uma nova parada nos boxes - na largada, Senna se envolveu no incidente com Rosberg, que precisou abandonar. Na volta 18, Felipe Massa (Ferrari) se deu bem na sua parada nos boxes e ganhou duas posições, subindo para o segundo lugar.

A prova seguiu com Vettel na liderança, Massa em segundo e Kamui Kobayashi em terceiro. Na volta 19, Pérez abandonu depois de cometer erro ao tentar ultrapassar Lewis Hamilton (McLaren). Na volta 21, Bruno Senna, então em 14º, precisou pagar punição de uma passagem nos boxes por conta do entrevero com Rosberg no início.

Na volta 27, os dez primeiros eram: 1 Sebastian Vettel (RBR); 2 Felipe Massa (Ferrari); 3 Kamui Kobayashi (Sauber); 4 Jenson Button (McLaren); 5 Kimi Räikkönen (Lotus); 6 Lewis Hamilton (McLaren); 7 Nico Hulkenberg (Force India); 8 Pastor Maldonado (Williams); 9 Mark Webber (Red Bull) e 10 Daniel Ricciardo (Toro Rosso).

Ainda na volta 27, Michael Schumacher, único piloto da Mercedes na pista, ultrapassou Paul di Resta e subiu para 11º. Na volta seguinte (28), Webber abriu a segunda rodada de pitstops. Duas voltas depois, na trigésima, Felipe Massa, continuava em segundo, mas, já não conseguia manter o ritmo e se distanciava um pouco do líder Vettel, com diferença de 12s3.

Na volta 40, os dez primeiros eram: 1 Sebastian Vettel (Red Bull); 2 Felipe Massa (Ferrari); 3 Kamui Kobayashi (Sauber); 4 Jenson Button (McLaren); 5 Lewis Hamilton (McLaren); 6 Kimi Räikkönen (Lotus); 7 Nico Hulkenberg (Force India); 8 Pastor Maldonado (Williams); 9 Michael Schumacher (Mercedes) e 10 Mark Webber (Red Bull).

Felipe Massa segue firme na segunda posição. O piloto da Ferrari - único na pista já que Alonso abandonou na primeira curva, está a 35 corridas sem subir ao pódio, desde o Grande Prêmio da Coreia do Sul, em 2010. Caso o segundo lugar se confirme, esta será a 34ª vez que Massa fica entre os três primeiros num GP de F1.

A três voltas para o fim, a emoção tomava conta do público no autódromo: primeiro porque todos torciam para que Felipe Massa conquistasse seu pódio e também, para que o japonês Kamui Kobayashi, da Sauber, terminasse a corrida em terceiro.

Enquanto Massa estava firme em segundo, Kobayashi sofria pressão do inglês Jenson Button, da McLaren, mas, no final deu tudo certo: Sebastian Vettel venceu a prova, com Massa em segundo e Kobayashi em terceiro.

Com esta vitória de Sebastian Vettel e o abandono de Fernando Alonso no início da corrida, a diferença entre os dois no campeonato de pilotos caiu para apenas quatro pontos. O outro brasileiro na corrida, Bruno Senna, da equipe Williams, terminou em 14º.

A próxima corrida, 16ª etapa da temporada 2012, será no domingo (14/07), na Coreia do Sul.

Classificação do Grande Prêmio do Japão 2012:

1 – Sebastian Vettel (ALE) - Red Bull – 53 voltas
2 – Felipe Massa (BRA) - Ferrari – a 20s6
3 – Kamui Kobayashi (JAP) - Sauber – a 24s5
4 – Jenson Button (GBR) - McLaren – a 25s
5 – Lewis Hamilton (GBR) - McLaren – a 46s4
6 – Kimi Raikkonen (FIN) - Lotus – a 50s4
7 – Nico Hulkenberg (ALE) - Force India – a 51s1
8 – Pastor Maldonado (VEN) - Williams – a 52s3
9 – Mark Webber (AUS) - Red Bull – a 54s6
10 – Daniel Ricciardo (AUS) - Toro Rosso – a 1min6s9
11 – Michael Schumacher (ALE) – Mercedes – a 1min7s7
12 – Paul di Resta (GBR) – Force India – a 1min23s4
13 – Jean-Éric Vergne (FRA) - Toro Rosso – a 1min28s6
14 – Bruno Senna (BRA) - Williams – a 1min28s7
15 – Heikki Kovalainen (FIN) - Caterham – a 1 volta
16 – Timo Glock (ALE) - Marussia – a 1 volta
17 – Vitaly Petrov (RUS) - Caterham – a 1 volta
18 – Pedro de la Rosa (ESP) – HRT – a 1 volta
19 – Romain Grosjean (FRA) - Lotus – Abandonou
20 – Charles Pic (FRA) - Marussia – Abandonou
21 – Narain Karthikeyan (IND) – HRT – Abandonou
22 – Sergio Pérez (MEX) - Sauber – Abandonou
23 – Fernando Alonso (ESP) - Ferrari – Abandonou
24 – Nico Rosberg (ALE) - Mercedes – Abandonou