Esporte & Cia

Sunday, Nov 24th

Last update:09:53:06 AM GMT

You are here:

2º em Abu Dhabi, Alonso ainda luta pelo título da F1

E-mail Imprimir PDF

Aconteceu na manhã do domi2o-em-abu-dhabi-alonso-luta-pelo-titulo-da-f1-2012ngo (04/11/2012 - horário de Brasília), a 18ª etapa do Campeonato Mundial de Fórmula 1, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos e quem se deu bem foi o finlandês Kimi Raikkonen, da equipe Lotus, que venceu pela primeira vez depois do seu retorno à F1.

A CORRIDA:

Cheia de altos e baixos, a 18ª etapa teve uma largada um pouco confusa e, dentre os brasileiros, o mais prejudicado foi Bruno Senna que viu sua Williams sendo tocada pelo alemão Nico Hulkenberg, da Force Índia na primeira curva e precisou ir para os boxes,. No retorno, Bruno foi para a última posição e mesmo enfrentando tanta dificuldade, realizou uma de suas melhores corridas com a Williams, já que cruzou a linha de chegada em oitavo lugar, demonstranto um grande poder de recuperação.

Bruno disse que procurou manter a tranquilidade após o choque com a Force India e despencar para o último lugar. "Pensei: tenho de esquecer o que aconteceu e ir para cima. Foi isso o que fiz. Felizmente, os danos não comprometeram o rendimento do carro. Acho que fiz uma ótima corrida e estou muito contente com o resultado. A estratégia de largar com os pneus duros e deixar os macios para a segunda parte também funcionou", elogiou.

Com a segunda entrada do safety car permitindo o reagrupamento dos carros, Bruno cruzou a linha de chegada próximo da Ferrari de Felipe Massa. Com mais quatro pontos, Bruno tem agora 30 e permanece ocupando a 16ª posição no campeonato de pilotos. "Depois de tudo o que aconteceu no sábado, tudo o que eu queria hoje era uma corrida tranquila. Não deu, mas pelo menos pude sair daqui com mais alguns pontos para a equipe."

O destaque na largada foi o espanhol Fernando Alonso, que ultrapassou Webber e assumiu a quarta posição. Com o desenrolar do Grande Prêmio, Alonso ultrapassou também o mexicano Pastor Maldonado, da Williams e subiu para terceiro. Enquanto isso, Lewis Hamilton segurava a ponta e Raikkonen era o terceiro, mas, na volta 21, o então líder da prova enfrentou problemas no seu carro e abandonou o GP de Abu Dhabi, abrindo caminho para que o finlandês da Lotus assumisse a ponta e seguisse firme.

No final da prova, Vettel que havia largado dos boxes, terminou em terceiro e Alonso ficou com o segundo lugar. Com este cenário, Vettel continua na frente do campeonato de pilotos, agora com 255 pontos, contra 245 de Fernando Alonso.

Kimi Raikkonen não vencia uma corrida de fórmula 1 desde o GP da Bélgica de 2009, ainda a bordo da Ferrari. Apesar do resultado, ele não tem mais chances de conquistar o título mundial, já que soma apenas 198 pontos. "Eu estou muito feliz pela equipe e por mim também. Você nunca sabe o que vai acontecer durante a corrida. Os carros de segurança deixaram as coisas bem complicadas, mas eu já tive corridas similares muitas e muitas vezes este ano. Hoje o circuito ajudou usar toda a nossa velocidade. Talvez não tenhamos sido os mais rápidos no final, mas fomos rápidos o suficiente e com consistência. Tivemos algumas corridas difíceis no segundo semestre da temporada; por isso é fantástico voltar com uma vitória", disse o finlandês.

Sebastian Vettel - terceiro na corrida, demonstrou além de muita capacidade e talento, o mais importante: SORTE. A princípio parecia que esta sorriria apenas para Alonso, mas, o alemão foi super eficiente e não deixou isso acontecer. "Foi uma boa corrida hoje, pois não permitimos que a Ferrari de Alonso obtivesse maior êxito. Queria render mais, só que danifiquei a asa dianteira bem cedo com o Bruno. Por sorte continuei e não atrapalhou muito. Durante o safety car, talvez eu não tenha prestado muita atenção: o Daniel abrandou a velocidade e como eu estava aquecendo os pneus, fiquei surpreso e então, precisei distorcer o volante para a direita e acabei atingindo a placa de DRS, o que danificou a asa dianteira mais uma vez. Esse foi o pior momento: ter que fazer o pit quando estava na 13ª posição. Depois disso precisei começar tudo de novo, lá de trás, mas, no final, subir ao pódio em terceiro lugar acho que foi simplesmente fantástico", comentou o alemão ao término da corrida.

Já Fernando Alonso, gostou da prova, mas queria mais algumas voltas para tentar o primeiro lugar em Abu Dhabi: "Estou feliz com a forma como este fim de semana acabou. É verdade que perdi uma oportunidade de reduzir a diferença para o Sebastian, mas é igualmente verdade que o nosso desempenho não é tão bom quanto o deles. Repito: eles têm o carro mais rápido, mas temos a melhor equipe. Todo mundo luta com as armas que tem à sua disposição. Nós não vamos conseguir transformar nosso carro no mais rápido usando uma varinha mágica, mas vamos contrariar o seu desempenho com a perfeição de nossa equipe. A simulação nos colocava em quarto ou sexto lugar nesta corrida e terminamos em segundo, portanto, foi mais do que uma corrida perfeita. Nós tiramos o máximo do início ao fim. Claro, houve uma série de incidentes inesperados e duas paralizações, mas estas são coisas além do nosso controle. Tivemos apenas que manter o foco em nossa corrida e é isso que nós fizemos. Agora vamos para Austin, um novo circuito para todos: acabamos de ter um gostinho do que é no simulador, mas na pista é outra coisa", disse o espanhol que continuou...

"Vamos torcer para que possamos obter um bom resultado em Austin e fazer um bom show num país importante como os Estados Unidos. Hoje à noite eu vou dormir mais aliviado e com a certeza do dever cumprido. Acho que precisamos nos orgulharmos do que temos feito - o trabalho dos mecânicos na pista e os engenheiros que fizeram um bom acerto do carro. Lutei do começo ao fim: primeiro com Maldonado, depois Jenson Button e, no final, eu tentei alcançar o Kimi. Não consegui relaxar uma única volta. A melhor corrida do ano? Essa ainda está por vir", finalizou Alonso.

Ainda existem 50 pontos em disputa e assim, a briga pelo título está concentrada entre a Ferrari de Fernando Alonso e a RBR de Sebastian Vettel. Faltam duas etapas para o final da temporada 2012: O GP dos Estados Unidos e o do Brasil.

Resultado final do GP de Abu Dhabi (4/11/2012):

1 – Kimi Raikkonen (FIN) - Lotus – 55 voltas
2 – Fernando Alonso (ESP) - Ferrari – a 0s8
3 – Sebastian Vettel (ALE) - Red Bull – a 4s1
4 – Jenson Button (GBR) - McLaren – a 7s7
5 – Pastor Maldonado (VEN) - Williams – a 13s
6 – Kamui Kobayashi (JAP) - Sauber – a 20s
7 – Felipe Massa (BRA) - Ferrari – a 22s8
8 – Bruno Senna (BRA) - Williams – a 23s5
9 – Paul di Resta (GBR) – Force India – a 24s1
10 – Daniel Ricciardo (AUS) - Toro Rosso – a 27s4
11 – Michael Schumacher (ALE) – Mercedes – a 28s
12 – Jean-Éric Vergne (FRA) - Toro Rosso – a 34s9
13 – Heikki Kovalainen (FIN) - Caterham – a 47s7
14 – Timo Glock (ALE) - Marussia – a 56s4
15 – Sergio Pérez (MEX) - Sauber – a 56s7
16 – Vitaly Petrov (RUS) - Caterham – a 1min4s5
17 – Pedro de la Rosa (ESP) – HRT – a 1min11s7
18 – Charles Pic (FRA) - Marussia – Abandonou
19 – Romain Grosjean (FRA) - Lotus – Abandonou
20 – Mark Webber (AUS) - Red Bull – Abandonou
21 – Lewis Hamilton (GBR) - McLaren – Abandonou
22 – Narain Karthikeyan (IND) – HRT – Abandonou
23 – Nico Rosberg (ALE) - Mercedes – Abandonou
24 – Nico Hulkenberg (ALE) - Force India – Abandonou

O grid de largada (corrigido) para o GP de Abu Dhabi:

1 – Lewis Hamilton (GBR) - McLaren – 1min40s630
2 – Mark Webber (AUS) - Red Bull – 1min40s978
3 – Pastor Maldonado (VEN) - Williams – 1min41s226
4 – Kimi Raikkonen (FIN) - Lotus – 1min41s260
5 – Jenson Button (GBR) - McLaren – 1min41s290
6 – Fernando Alonso (ESP) - Ferrari – 1min41s582
7 – Nico Rosberg (ALE) - Mercedes – 1min41s603
8 – Felipe Massa (BRA) - Ferrari – 1min41s723
9 – Romain Grosjean (FRA) - Lotus – 1min41s778
10 – Nico Hulkenberg (ALE) - Force India –1min42s019
11 – Sergio Pérez (MEX) - Sauber – 1min42s084
12 – Paul di Resta (GBR) – Force India – 1min42s218
13 – Michael Schumacher (ALE) – Mercedes – 1min42s289
14 – Bruno Senna (BRA) - Williams – 1min42s330
15 – Kamui Kobayashi (JAP) - Sauber – 1min42s606
16 – Daniel Ricciardo (AUS) - Toro Rosso – 1min42s765
17 – Jean-Éric Vergne (FRA) - Toro Rosso – 1min44s058
18 – Heikki Kovalainen (FIN) - Caterham – 1min44s956
19 – Charles Pic (FRA) - Marussia – 1min45s089
20 – Vitaly Petrov (RUS) - Caterham – 1min45s151
21 – Timo Glock (ALE) - Marussia – 1min45s426
22 – Pedro de la Rosa (ESP) – HRT – 1min45s766
23 – Narain Karthikeyan (IND) – HRT – 1min46s382
24 – Sebastian Vettel (ALE) - Red Bull – 1min41s073* - punido

Texto:
CÉSAR LEITE / ESPORTE &CIA - BRASIL
Com participações de: Márcio Fonseca / MF2
Renault F1 Team: Assessoria
Compelo Updates: Assessoria