Esporte & Cia

Sunday, Nov 24th

Last update:09:53:06 AM GMT

You are here:

Vettel vicou em terceiro lugar no GP do Japão 2014

E-mail Imprimir PDF

O Grande Prêmio do Japão de Fórmula 1 foi disputado na madrugada deste domingo, 5 de outubro de 2014, em Suzuka e quem venceu foi o inglês Lewis Hamilton, da equipe Mercedes. Nico Rosberg ficou em segundo lugar e Sebastian Vettel completou o pódio na Terra do Sol Nascente.

O destaque negativo do GP nipônico foi o grave acidente ocorrido com o francês Jules Bianchi, da equipe Marussia, que usa motor Ferrari. Quando faltavam apenas seis voltas para o término da prova, o francês perdeu o controle do carro e bateu no guindaste que ainda retirava o carro de Adrian Sutil, que pouco antes rodou no mesmo lugar. Atendido às pressas, o piloto foi levado rapidamente até o centro médico e na sequência, removido de ambulância para um hospital da região. Em instantes, mais informações sobre o ocorrido.

O vencedor da prova, Lewis Hamilton, comentou sobre o acidente que acabou encerrando a prova antes que todas as voltas fossem completadas. Com 266 pontos na tabela de classificação de pilotos, Hamilton é líder, tendo logo atrás, na sua cola, o companheiro de equipe Nico Rosberg, com 156.

"Nossos primeiros pensamentos vão para o Jules. Nossa comemoração fica ofuscada neste momento - quando um de nossos colegas é ferido e estamos orando por ele. O resultado da corrida não é o mais importante agora. Nico e eu tivemos uma dura batalha na pista e as coisas não estavam muito fáceis na pista. Este não é um circuito fácil para seguir outro carro ou para ultrapassar, mas o Nico cometeu um erro na última curva e eu consegui ultrapassá-lo. Depois disso, foi necessária uma nova estratégia para cuidar dos pneus, mas como eu disse, hoje isso não é o mais importante. Nossos pensamentos estão com Jules!", finalizou Hamilton.

Apesar do duelo particular entre Lewis e Nico, o piloto alemão também se mostrou preocupado com o colega francês: "Meus pensamentos estão com o Jules Bianchi - com sua família e companheiros de equipe. Estamos esperando por alguma notícia positiva. Hoje foi uma corrida muito difícil, mas, para a equipe foi ótimo ter mais um pódio nas posições 1 e 2".

O brasileiro Felipe Massa, da equipe Williams que largou em quarto lugar, enfrentou dificuldades com a chuva que insistia em cair no circuito e terminou a prova na sétima colocação - uma posição atrás do seu companheiro de equipe - o finlandês Valtteri Bottas. Daniel Ricciardo (RBR) ficou com o quarto lugar e Jenson Button (McLaren) em quinto.

Button, também ficou chocado com o acidente de Bianchi: "Para mim, a corrida não importa realmente hoje. Eu não vi nada do acidente de Jules, mas a coisa mais importante a dizer é que todos os nossos pensamentos estão com ele, sua família, e sua equipe agora. É um acidente que você nunca espera que possa acontecer na Fórmula 1", disse o britânico.

A próxima corrida (16ª da temporada 2014) será disputada no dia 12 de outubro, no Autódromo de Sochi, na Rússia.

Confira a classificação final do GP do Japão 2014:

1- Lewis Hamilton (GBR/Mercedes) - 1h51min43s021
2- Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 9s180
3- Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) - a 29.122
4- Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull-Renault) - a 38.818
5- Jenson Button (GBR/McLaren-Mercedes) - a 1min07s550
6- Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) - 1min53s773
7- Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) - a 1min55s126
8- Nico Hülkenberg (ALE/Force India-Mercedes) - a 1min55s948
9- Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso-Renault) - a 2min07s638
10- Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) - a 1 volta
11- Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso-Renault) - a 1 volta
12- Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - a 1 volta
13- Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) - a 1 volta
14- Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes) - a 1 volta
15- Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) - a 1 volta
16- Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault) - a 1 volta
17- Marcus Ericsson (SUE/Caterham-Renault) - a 1 volta
18- Max Chilton (GBR/Marussia-Ferrari) - a 1 volta
19- Kamui Kobayashi (JPN/Caterham-Renault) - a 1 volta
20- Jules Bianchi (FRA/Marussia-Ferrari) - a 3 voltas
21- Adrian Sutil (ALE/Sauber-Ferrari) - a 4 voltas