Esporte & Cia

Friday, Apr 19th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Ferrari marca data para chegada do novo brasileiro da equipe

E-mail Imprimir PDF

O piloto Nicolas Costa, primeiro campeão da Fórmula Future Fiat, se apresentará à Ferrari Drivers Academy no final de fevereiro. Responsável pelo programa de desenvolvimento de jovens promessas mantido pela equipe italiana, Luca Baldisserri informou aos representantes da modalidade de base idealizada por Felipe Massa que o carioca de 19 anos inicialmente passará por avaliação de suas condições médicas e físicas, antes de ser submetido a testes nos simuladores da Fórmula Abarth e da Fórmula 3.

Nicolas conquistou o título em dezembro último pela diferença mínima de um ponto sobre o gaúcho Francisco Alfaya. Possivelmente em princípios de março, Nicolas fará o primeiro teste na Fórmula Abarth, categoria em que correrá nesta temporada também como parte da premiação oferecida pelo Racing Festival. Ele defenderá a CRAM Competition, equipe por onde Massa se sagrou campeão europeu e italiano de Fórmula Renault em 2000.

Nesta semana, a RM Events - empresa organizadora do Racing Festival - fechou o calendário de seu segundo ano. A Fórmula Future Fiat e o Trofeo Linea continuarão com 12 corridas dividas em seis rodadas duplas. A primeira está marcada para o período de 25 a 27 de março em Londrina e os campeonatos serão encerrados em 30 de outubro no Velopark, em Nova Santa Rosa (Rio Grande do Sul).

A prova de rua na área do sambódromo de Florianópolis, que seria uma das novidades da temporada, deverá ficar para 2012. "Nossa intenção era realizá-la em junho, mas, em conjunto com a prefeitura da cidade e o governo do Estado de Santa Catarina, concluímos que não haveria tempo hábil para montar a infra-estrutura necessária. Por isso, achamos melhor adiá-la para o ano que vem", justificou Titonio Massa, executivo da RM Events.

Titonio adiantou ainda uma alteração no formato das rodadas duplas. Uma das provas da Fórmula Future Fiat será antecipada para os sábados, enquanto o Trofeo Linea - que novamente atrairá os nomes mais importantes das séries de turismo nacionais - manterá as duas corridas no domingo. "A ideia é concentrar a programação num espaço menor de tempo e permitir que as famílias ainda possam almoçar em casa depois de sair dos autódromos", explicou.

O dirigente está otimista quanto ao incremento do grid da Fórmula Future Fiat, que apresentou a média em torno de 10 carros em 2010. "Temos recebido diversas consultas neste início de ano. Acredito que poderemos reunir algo perto de 15 pilotos", disse Titonio. O Trofeo Linea vai ampliar a quantidade de participantes de 22 para 26 carros em virtude do interesse que o sucesso do primeiro campeonato despertou.

O calendário 2011 do Racing Festival:

25/ 26/27-03 - Londrina
06/07/08-05 - São Paulo
10/11/12-06 - Brasília
12/13/14-08 - São Paulo
23/24/25-09 - Curitiba
28/29/30-10 - Velopark (RS)