Esporte & Cia

Monday, Apr 29th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

A Renault marcou dois pontos na China, com Petrov

E-mail Imprimir PDF

Para a equipe Renault, o Grande Prêmio da China de fórmula 1 disputado no domingo, 17 de abril de 2011, foi de certa forma produtivo. O russo Vitaly Petrov terminou em nono lugar, marcando dois pontinhos para a escuderia, enquanto que o alemão Nick Heidfeld, terminou em décimo-segundo.

Petrov achou que foi um bom resultado em Xangai: "Por ter largado em décimo e chegar em nono, conquistando dois pontos, acho que foi bom já que não larguei mais à frente. No entanto, ainda estamos um pouco decepcionados por não termos pontuar mais. A estratégia foi boa, mas agora temos de ver onde podemos melhorar. Vamos analisar os dados e ver o que correu mal e tentar repetir os resultados que tivemos na Austrália e na Malásia, quando chegarmos à Turquia", disse o piloto russo.

Nick Heidfeld por sua vez, não escondeu a decepção... "Não fiquei satisfeito com a posição em que terminei, embora tenha largado em 16º. A largada foi muito ruim, mas, fui agressivo na primeira curva e até ganhei algumas posições. Depois de algumas voltas comecei a ter problemas com o KERS e não podia usar o poder total o tempo todo, o que tornou a ultrapassagem e a defesa muito difícil. Acho que nosso ritmo na segunda passagem com pneu macio não foi tão ruim, mas ainda estava difícil de atacar os carros à minha frente. É por isso que nós fizemos uma paragem precoce, mudando para pneus duros na esperança de que pudéssemos obter um pouco de ar limpo e saltar os carros à minha frente. Infelizmente Perez e Sutil pararam na mesma volta, e com isso, não pude melhorar o ritmo na parte final", disse o alemão.

Curiosidade sobre a Force India, no GP da China:
Na reta, o R31 da equipe atingiu grandes velocidades: Nick alcançou 322,6 km/h e Vitaly 322,5 km/h.

A CORRIDA:

Depois de um início emocionante, com Button e Hamilton ultrapassando o pole position Sebastian Vettel logo na largada do Grande Prêmio da China de fórmula 1, o resultado final em Xangai agradou principalmente aos aficcionados pelo automobilismo que agora, poderão assistir pegas mais emocionantes no restante da temporada, já que pelo menos provisoriamente, caiu a hegemonia da Red Bull Racing na competição.

No final, Lewis Hamilton venceu na China, mesmo assim, depois de dura batalha com Vettel nas últimas voltas. O alemão da RBR terminou em segundo, com Mark Webber fechando o pódio. Button, Rosberg e Massa vieram na sequência, com Alonso em sétimo, Schumacher em oitavo e Petrov em nono.

Felipe Massa, da Ferrari, largou ao lado do seu companheiro de equipe, o bicampeão mundial de F1, Fernando Alonso e obteve sucesso já na largada, ultrapassando o espanhol e segurando-se na frente até o final da corrida. Já o outro brasileiro na prova, Rubens Barrichello, da Williams, largou em décimo-quinto, enfrentou dificuldades e terminou a corrida na décima-terceira posição.

 

Hamilton era só alegria depois da vitória em Xangai: "Ainda estou tentando encontrar palavras para definir esta que foi uma das minhas melhores corridas", disse o inglês que por pouco não teve sua corrida comprometida antes mesmo da largada. Ele teve problemas nos boxes e os mecânicos da McLaren precisaram correr para que o piloto conseguisse alinhar seu carro no grid.

"Antes do início da prova, estava sentado no carro e pensando - 'Tudo bem, vamos lá', - mas o carro não pegava. Não questionei o que estava acontecendo; só queria ficar calmo e não me estressar. Quando finalmente solucionaram o problema, saí dos boxes rezando para que não ficasse vermelho o sinal e felizmente isso não aconteceu. Foi por pouco...", comentou o inglês.

"É raro ter batalhas como as que vimos hoje. Adorei esse desafio, ainda mais porque precisei ultrapassar e isso tornou a minha corrida ainda mais adorável. No final, foi difícil conseguir ultrapassar o Sebastian Vettel, porque mesmo sabendo que ele estava ficando cada vez mais lento, a impressão que dava era outra. Foi um jogo de paciência e precisei perseguí-lo na reta, o que é muito difícil, mas, eu queria a posição só que honestamente, não esperava conseguir isso justamente onde aconteceu", comentou o inglês.

CLASSIFICAÇÃO FINAL DO GP DA CHINA 2011

1º Lewis Hamilton McLaren 1h36min58s226
2º Sebastian Vettel Red Bull a 5s1
3º Mark Webber Red Bull a 7s5
4º Jenson Button McLaren a 10s
5º Nico Rosberg Mercedes a 13s4
6º Felipe Massa Ferrari a 15s8
7º Fernando Alonso Ferrari a 30s6
8º Michael Schumacher Mercedes a 31s
9º Vitaly Petrov Renault a 57s4
10º Kamui Kobayashi Sauber a 1min03
11º Paul di Resta Force India a 1min08s7
12º Nick Heidfeld Renault a 1min12s7
13º Rubens Barrichello Williams a 1min30s1
14º Sébastien Buemi Toro Rosso a 1min30s6
15º Adrian Sutil Force India a 1 volta
16º Heikki Kovalainen Lotus a 1 volta
17º Sergio Perez Sauber a 1 volta
18º Pastor Maldonado Williams a 1 volta
19º Jarno Trulli Lotus a 1 volta
20º Jerome D Ambrosio Virgin a 2 voltas
21º Timo Glock Virgin a 2 voltas
22º Vitantonio Liuzzi Force India a 2 voltas
23º Narain Karthikeyan Force India a 2 voltas
24º Jaime Alguersuari Toro Rosso Não terminou
Lewis Hamilton vence o chinês GPLEWIS HAMILTON

Grid de largada do GP da China 2011:
 
1º Sebastian Vettel Red Bull 1min33s706
2º Jenson Button McLaren 1min34s421
3º Lewis Hamilton McLaren 1min34s463
4º Nico Rosberg Mercedes 1min34s670
5º Fernando Alonso Ferrari 1min35s119
6º Felipe Massa Ferrari 1min35s145
7º Jaime Alguersuari Toro Rosso 1min36s158
8º Paul di Resta Force India 1min36s190
9º Sébastien Buemi Toro Rosso 1min36s203
10º Vitaly Petrov Renault sem tempo
11º Adrian Sutil Force India 1min35s874
12º Sergio Perez Sauber 1min36s053
13º Kamui Kobayashi Sauber 1min36s236
14º Michael Schumache16ºr Mercedes 1min36s457
15º Rubens Barrichello Williams 1min36s465 
Nick Heidfeld Renault 1min36s611
17º Pastor Maldonado Williams 1min36s956
18º Mark Webber Red Bull 1min36s438
19º Heikki Kovalainen Lotus 1min37s894
20º Jarno Trulli Lotus 1min38s318
21º Jerome D Ambrosio Virgin 1min39s119
22º Timo Glock Virgin 1min39s708
23º Vitantonio Liuzzi Hispania 1min40s212
24º Narain Karthikeyan Hispania 1min40s445