Esporte & Cia

Sunday, Nov 24th

Last update:09:53:06 AM GMT

You are here:

Diretor da Williams quer carro no TOP-10 da F1

E-mail Imprimir PDF

A equipe Williams que no Grande Prémio da China ficou em 13º com Rubens Barrichello e 18º com o venezuelano Pastor Maldonado, concentra seus olhares agora para usufruir melhor da confiabilidade do FW33. Para isso, tem uma carta nas mangas: uma série de atualizações no carro.

O Diretor Técnico Sam Michael falou sobre o desempenho aquém do esperado de Barrichello e Maldonado em Xangai: "Apesar da confiabilidade do carro por termos levado até o final da corrida, não conseguimos marcar nenhum ponto. Ainda há um grande fosso entre o que temos apresentado e o ponto que pretendemos chegar, mas, estamos focados em conseguir entrar definitivamente na zona de pontuação", disse Sam.

O dirigente ainda falou sobre os compostos dos pneus da Pirelli: "A degradação foi semelhante ao que vimos na Malásia, mas curiosamente, não melhorou muito na corrida como aconteceu em Melbourne e Malásia. É por isso que aqueles que usaram uma estratégia de duas paradas enfrentaram mais dificuldades em comparação com quem fez três paradas. Isto aconteceu porque é preciso alta energia de entrada do circuito de Xangai. po que leva a uma carga maior sobre os pneus", disse MIchael que ainda completou... "Em Melbourne, após o problema no carro de Rubens durante a qualificação, ficamos com um jogo extra de pneus novos para a corrida. É difícil encontrar o equilíbrio certo entre a classificação e a corrida, e é uma tarefa que está interligada com as decisões que as outras equipes tomam. Tudo depende de - contra quem você está competindo - pois existem muitas diferenças de estratégia nas equipes".

Sobre as novas peças testadas na China, Sam Michael emendou... "A peça que chamou mais atenção foi o novo sistema de escapamento do carro de Rubens durante a qualificação. Vimos alguns bons sinais principalmente quando o carro traciona, mas, infelizmente tivemos alguns problemas de confiabilidade com as peças porque acabou queimando um pouco o assoalho do carro e posteriormente afetou o desempenho aerodinâmico. Estamos redesenhando algumas partes e pretendemos reintroduzir uma versão atualizada do sistema de escape no GP de Barcelona".

Sobre as novas peças em Istanbul, Sam ainda observou: "Estamos introduzindo um piso modificado, nova asa dianteira, asa traseira nova e dutos de freio para ambos os carros. Espero que seja suficienta para colocar nossos carros pelo menos entre os dez melhores", finalizou.