No treino classificatório que definiu o grid de largada para o Gp da Espanha, a Ferrari colocou Alonso mais uma vez perto do pódio, O piloto espanhol garantiu um quarto lugar no grid -
segunda fila - e com isso, suas chances de conquistar pódio aumentam muito na Catalunha, diante do seu público.
Para Felipe Massa, fica cada vez mais claro o seu desempenho descendente dentro da equipe. O máximo que o brasileiro conseguiu foi mais uma vez irritar o torcedor brasileiro que não reconhece mais nele, o espírito guerreiro que geralmente os piloto tupiniquins apresentam pelo mundo. Parece até que existe uma nuvem negra pairando sobre o piloto e esta, que não o faz desempenhar como deveria. Massa larga em oitavo lugar no GP espanhol - posição considerada boa para alguns, mas, péssima para o torcedor brasileiro - que acostumou-se com grandes pilotos como Nelson Piquet, Emerson Fittipaldi e Ayrton Senna. É uma pena que Massa não esteja reagindo como o seu público torcedor gostaria. Entretanto, como o próprio brasileiro sempre diz no jargão futebolístico, devidamente apropriado para a situação atual na F1: 'treino é treino - jogo é jogo!"
Fernando Alonso falou sobre a sua performance durante o treino de qualificação; "Eu fiz uma volta perfeita: eu acho que se eu tentasse repeti-vinte vezes, não faria melhor! Quando se faz uma volta como essa fica até difícil colocar em palavras o que se sente: estar sempre no limite, em curva é um sentimento muito especial para um piloto. Estou muito feliz com este resultado, porque ainda não tinha chegado até a segunda fila este ano. Claro, a pole é ainda um longo caminho: hoje, a Red Bull foi mais uma vez fora do alcance e temos de trabalhar duro para tentar chegar mais perto", diss eo espanhol que ainda continuou... "Esta manhã, trabalhamos alguns acertos no carro que não produziram os resultados que esperávamos. Referem-se principamente às mudanças que a direção do vento pode causar no desempenho do carro. No geral,
fomos bem graças às atualizações que trouxemos aqui. Até agora, temos tido melhor desempenho durante as corridas do que na qualificação e por isso acho que podemos chegar ao pódio amanhã. Será difícil principalmente no início da corrida porque a McLaren sempre sai muito bem nas primeiras voltas e eles têm um conjunto mais novo de pneus macios", finalizou Alonso.
Felipe Massa por sua vez, nos últimos meses passou a usar o famoso discurso Rubínico e lamenta não ter desempenhado um melhor resultado durante a qualificação... "Este definitivamente não foi o desempenho de qualificação que estávamos esperando, mas, estamos sofrendo muito com o equilíbrio do carro. Vamos torcer para que, com tanque cheios, o carro funcione melhor. Em uma pista como esta, não é fácil gerenciar os pneus da melhor maneira, nem encontrar a melhor estratégia possível. No Q2 decidimos ficar na garagem, correndo o risco de não conseguir continuar, porque seria se não fizéssemos isso, entraríamos no Q3 sem pneus novos", disse o brasileiro que reclama muito dos pneus.
O TREINO
O piloto Mark Webber, da Red Bull Racing conquistou a pole position para o Grande Prêmio da Espanha de Fórmula 1 que será disputado no domingo, 22 de maio de 2011. O australiano cravou o melhor tempo do classificatório, com a marca de 1min20s981.
O companheiro de Webber na RBR, o alemão Sebastian Vettel ficou em segundo com 1min21s181. Na segunda fila, largam Lewis Hamilton, da McLaren e Fernando Alonso, da Ferrari.O grid ainda tem na terceira fila, Jenson Button, da McLaren, em quinto e a surpresa de Vitaly Petrov, da Renault, em sexto.
Os brasileiros não tiveram a mesma sorte e a decepção ficou mais por canta de Felipe Massa, da Ferrari que larga em oitavo lugar, ao lado da Mercedes de Nico Rosberg, justamente aquele que está bem cotado para assumir o seu lugar na Ferrari. Já a Williams de Rubens Barrichello foi tão mal que nem mesmo o mais pessimista acharia que o brasileiro só conseguiria se manter em 19º, muito pior que o seu companheiro de equipe, o venezuelano Pastor Maldonado, que encerrou o treino na quinta fila, em 9º lugar.
Veja como ficou o grid de largada para o GP da Espanha 2011:
Posição Piloto Equipe Tempo
1º Mark Webber Red Bull 1min20s981
2º Sebastian Vettel Red Bull 1min21s181
3º Lewis Hamilton McLaren 1min21s961
4º Fernando Alonso Ferrari 1min21s964
5º Jenson Button McLaren 1min21s996
6º Vitaly Petrov Renault 1min22s471
7º Nico Rosberg Mercedes 1min22s599
8º Felipe Massa Ferrari 1min22s888
9º Pastor Maldonado Williams 1min22s952
10º Michael Schumacher Mercedes sem tempo no Q3
11º Sébastien Buemi Toro Rosso 1min23s231
12º Sergio Perez Sauber 1min23s367
13º Jaime Alguersuari Toro Rosso 1min23s694
14º Kamui Kobayashi Sauber 1min23s702
15º Heikki Kovalainen Lotus 1min25s403
16º Paul di Resta Force India 1min26s126
17º Adrian Sutil Force India 1min26s571
18º Jarno Trulli Lotus 1min26s521
19º Rubens Barrichello Williams 1min26s910
20º Timo Glock Virgin 1min27s315
21º Vitantonio Liuzzi Hispania 1min27s809
22º Narain Karthikeyan Hispania 1min27s908
23º Jerome D Ambrosio Virgin 1min28s556
24º Nick Heidfeld Renault sem tempo