Embora o layout do circuito de Silverstone tenha mudado muitas vezes, uma coisa tem permanecido constante nos 61 anos desde que sediou a rodada de abertura do Campeonato
Mundial de F1: a velocidade. Em meados dos anos 1980, Silverstone foi o circuito mais rápido no calendário, graças ao seu layout moderno que abusa de curvas de alta velocidade. Keke Rosberg fez a pole position de 1985, com uma velocidade média de 259 km/h, recorde que manteve-se até 2002.
Embora o circuito tenha sido alongado em 2010, manteve a sua característica essencial e não é de admirar que o traçado de Silverstone seja elogiado a cada ano como exemplo de circuito. O novo layout lançado no ano passado prolongou o circuito em 750 metros, e acrescentou cerca de dez segundos no tempo total em cada volta. O circuito é agora 1.241 metros (27%) maior do que o primeiro usado em 1950 e, coincidentemente, o mesmo comprimento (3,67 milhas), muito usado pela primeira vez em 1948.
Embora o layout do circuito tenha sido alterado entre 2009 e 2010, a velocidade média por volta manteve-se praticamente idêntica: a volta mais rápida durante a classificação em 2009 foi em média de 236,915 quilômetros por hora, enquanto que em 2010, foi de 236,652 km/h. O circuito inclui oito curvas que são tomadas em mais de 250 km/h e apenas duas curvas de baixa, que são traçadas com velocidade abaixo de 100 km/h, em completo contraste, a Monaco que tem oito curvas que são percorridas a velocidades inferiores a 100 km/h, e nenhuma acima de 250 km/h.
Segundo a FIA, a curva mais rápida do circuito é a curva Farm, na nova seção do circuito, mas, esta curva é rápida somente na saída. A curva mais rápida na verdade é a Ligue One, Abbey. Ela é praticada para a direita, logo depois do novo complexo de pit-stops. Ela requer do piloto uma dose elevada de confiança já que em geral é feita a aproximadamente 290 km/h.
Quem reclamou muito no ano passado foi o alemão Michael Schumacher: "Foi muito escorregadia no ano passado porque o asfalto era muito novo, mas, espero que este ano seja melhor", disse o alemão. Os pilotos precisam experimentar um pico de 4.8g-Force por cenca de 1,3 segundos, enquanto que o carro experimenta um pico de força vertical que equivale a 2,2 toneladas. Isso significa que o carro gera duas vezes e meia o seu peso durante esta curva.
Veja a tabela abaixo:
CURVA | SENTIDO | VELOCIDADE | FORÇA G
Turn 10 | Esquerda | 300 km/h | 2,2
Ligue 11 (Maggotts) | Direita | 275 km/h | 4,8
Ligue 12 (Becketts 1) | Esquerda | 230 km/h | 3,9
Ligue 13 (Becketts 2) | Direita | 195 km/h | 3,9
Ligue 14 (Capela) | Esquerda | 240 km/h | 2,2