Esporte & Cia

Friday, May 03rd

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Massa fica em 4º no treino da 6ª feira em Monza

E-mail Imprimir PDF

Nem Ferrari, nem RBR nos treinos livres da fórmula 1 na sexta-feira, 9 de setembro de 2011. O piloto inglês Lewis Hamilton, da McLaren foi o destaque do dia ao conquistar o melhor tempo (1min23s865).

Em segundo, ficou o alemão Sebastian Vettel, da RBR e, em terceiro, outro alemão; nada mais, nada menos do que o heptacampeão mundial de F1, Michael Schumacher, da equipe Mercedes. O brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, veio logo em seguida, com o quarto melhor tempo da sexta-feira.

Dos outros dois brasileiros que competem este ano, Bruno Senna (Lotus/Renault), sobrinho do tricampeão Ayrton Senna, ficou em décimo lugar e Rubens Barrichello, da equipe Williams, continua naquela média irritante, nem lá, nem cá, mas, garantindo um 15º lugar.

Fernando Alonso falou sobre seu desempenho no primeiro dia de treinos livres na Itália: "Correr em Monza é sempre emocionante, especialmente se você é um piloto da Ferrari. O calor dos fãs é incrível e você pode sentir isso. No entanto, do ponto de vista técnico, hoje foi apenas uma sexta-feira como qualquer outra: nós trabalhamos muito na comparação de diferentes soluções aerodinâmicas, bem como na avaliação de diferentes opções de acerto no carro. Agora, temos de juntar tudo e tentar fazer as escolhas certas. Honestamente, acho que falta um pouco de desempenho em comparação com o melhor, mesmo que haja ainda as incógnitas relativas às sextas-feiras, especialmente as relacionadas às cargas de combustível. No entanto, temos de ser realistas: o carro é mais ou menos o que tivemos em Spa, além de atualizações específicas para lidar com o fato de que esta pista exige baixa pressão aerodinâmica. Claro, seria bom repetir o desempenho do ano passado, mas sabemos que será muito difícil. Você não pode criar um milagre em duas semanas, mas faremos o nosso melhor para dar aos fãs algo para festejar. Qual é a minha motivação para este, como parte final da temporada? Eu sou uma pessoa muito competitiva e eu não gosto de perder. É verdade que este ano isso aconteceu muitas vezes, mas ainda há metas que estão ao nosso alcance, por exemplo, o segundo lugar no campeonato de Pilotos:. Webber não é tão bom assim.", disse o espanhol.
 
Felipe Massa tambémd eixou sua opinião: "Eu diria que foi um dia bom, especialmente porque conseguimos fazer tudo no nosso programa. Temos entendido que direção seguir a partir do ponto de vista da nossa configuração aerodinâmica e acerto. Agora, temos de tentar otimizar o carro para a qualificação e, especialmente para a corrida" disse Massa que ainda comentou sobre a diferença entre o pneu macio e o médio: "A diferença é simples: o primeiro é mais rápido na primeira volta. Nesta pista, a degradação dos pneus não parece ser tão alta em comparação com outros circuitos, portanto, eu não acho que haverá muitos pit stops. No entanto, temos visto diferentes direções tomadas em termos de força aerodinâmica e para entender quem fez ou faz a escolha certa, temos que esperar a qualificação e também a corrida", finalizou o brasileiro.

Veja os tempos dos treinos livres para o GP da Itália 2011 - sexta-feira (09/09)

1 - Lewis Hamilton (ING/McLaren) - 1min23s865
2 - Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 1min24s010
3 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1min24s347
4 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1min24s366
5 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1min24s433
6 - Mark Webber (AUS/Red Bull) - 1min24s468
7 - Jenson Button (ING/McLaren) - 1min24s508
8 - Sergio Perez (MEX/Sauber) - 1min25s097
9 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) - 1min25s182
10 - Bruno Senna (BRA/Renault) - 1min25s325
11 - Vitaly Petrov (RUS/Renault) - 1min25s450
12 - Adrian Sutil (ALE/Force India) - 1min25s496
13 - Paul di Resta (ESC/Force India) - 1min25s683
14 - Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - 1min25s758
15 - Rubens Barrichello (BRA/Williams) - 1min26s202
16 - Pastor Maldonado (VEN/Williams) - 1min26s353
17 - Nico Hulkenberg (ALE/Force India) - 1min26s826
18 - Sebastien Buemi (SUIToro Rosso) - 1min27s433
19 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1min27s492
20 - Jarno Trulli (ITA/Lotus) - 1min28s559
21 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus) - 1min28s605
22 - Timo Glock (ALE/Virgin) - 1min28s804
23 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania) - 1min29s162
24 - Jerome D'Ambrosio (BEL/Virgin) - 1min29s622
25 - Daniel Ricciardo (AUS/Hispania) - 1min29s841
26 - Karun Chandhok (IND/Lotus) - 1min30s148