No final de uma sessão muito acirrada de qualificação, os dois pilotos da escuderia Ferrari definiram os tempos de quarto e sexto mais rápidos, com Fernando Alonso e Felipe Massa,
respectivamente. Ambos os pilotos seguiram um programa idêntico nas três sessões: uma corrida no Q1 usando os pneus médios, no Q2 com macios e no Q3 com os dois jogos restantes de macios.
Stefano Domenicali abriu o verbo e falou sobre o treino que definiu o grid de largada para o GP da Itália: "Em primeiro lugar, parabéns a Sebastian que produziu uma volta-pole incrivel: Foi muita sorte, já que nessa pista nunca há favoritos. Tentamos fazer o nosso melhor, conscientes de que não tínhamos o melhor carro. A equipe trabalhou muito bem durante toda a sessão, tentando tirar o máximo proveito do pacote à nossa disposição. Obviamente, queremos fazer bonito na corrida e o nosso plano é correr com agressividade. Até agora, este foi um fim de semana muito ocupado, sob todos os pontos de vista, mas sabemos que o momento-chave ainda está por vir", disse Domenicali.
Fernando Alonso também deixou o seu recado: "O quarto lugar tem sido o meu resultado mais comum na fase de qualificação nesta temporada e, assim sendo, não foi surpresa esse desempenho. Normalmente, na corrida vamos melhor do que na qualificação, pois esta posição no grid poderia fornecer a base para um lugar no pódio, o que é a nossa meta realista para amanhã", comentou o espanhol que não deixou de opinar sobre uma possibilidade de vitória. "Acho que vai ser muito difícil, mesmo que as corridas deste ano tenham apresentado algumas surpresas. Vou tentar ganhar algumas posições na largada, já que isso pode tornar a corrida bem mais interessante. Não foi fácil encontrar o equilíbrio certo do carro neste fim de semana. Fizemos uma série de mudanças para o acerto após cada sessão e novamente nesta manhã. Em seguida, inesperadamente, na qualificação, o carro melhorou e foi mais estável sob frenagem e mais fácil de conduzir, de maneira que isso se refletiu ao estarmos sempre em quarto ou quinto durante as sessões. Seria ótimo conauistar um bom resultado durante a corrida para encantar os nossos fãs que estarão nas arquibancadas".
Felipe Massa: "Se considerarmos tudo o que aconteceu, foi uma boa qualificação, mas definitivamente não é fácil, porque sabíamos outros carros estavam mais rápidos. O resultado está praticamente dentro das nossas expectativas. Trabalhamos bem tentando afinar o carro em uma sessão após a outra, mas, acho que poderia ter conquistado um ou dois lugares mais acima. Infelizmente, um sexto lugar foi tudo o que consegui. Amanhã, acho que a corrida será muito disputada e difícil, sobretudo no que se refere a degradação dos pneus traseiros, o que considero um dos fatores-chave para a vitória. Como de costume, a estratégia será decisiva e espero que eu possa fazer bem. Este é um evento muito importante para a Ferrari e nós estamos ansiosos para dar aos nossos fãs algo para festejar. O alvo? Um lugar no pódio, mas eu sei que vai ser muito difícil. "
O TREINO CLASSIFICATÓRIO:
O alemão Sebastian Vettel sobrou no treino classificatório que definiu o grid de largada para o Grande Prêmio da Itália de 2011, em Monza. Com o tempo de 1min22s275, o piloto da Red Bull Racing fez a sua décima pole position este ano, em 19 possíveis.
A fanática torcida da Ferrari não conseguiu nem chegar a uma faísca de comemoração já que seus dois pilotos não brilharam no treino. Mesmo assim, Fernando Alonso se destacou em relação ao brasileiro Felipe Massa e enquanto o espanhol bicampeão mundial de F1 larga na segunda fila, em quarto, o brasileiro vem logo atrás, na terceira fila, porém, em sexto lugar. Dado a melhor performance do espanhol, já fica praticamente certo que Massa vai enfrentar dificuldades durante a corrida, a não ser que se supere.
A boa surpresa foi Lewis Hamilton e Jenson Button, que largam dos segundo e terceiro lugares respectivamente. Já o companheiro de Vettel, na RBR, o australiano Mark Webber, o máximo que conseguiu foi ficar em quinto lugar, entre as duas Ferraris. Na sequência, ficaram: Vitaly Petrov, da Renault, em sétimo; Michael Schumacher e Nico Rosberg, da Mercedes, em oitavo e nono e, Bruno Senna, em décimo.
O brasileiro da Renault, sobrinho do tricampeão de F1, Ayrton Senna, fez um bom treino. Bruno classificou-se no Q2, lá na rabeira, em décimo lugar e, quando os carros voltaram para o Q3, sua equipe optou em não deixá-lo voltar à pista para largar com essa estratégia. Já o outro brasileiro na corrida, Rubens Barrichello, da Williams, com problemas no seu carro, o máximo que conseguiu fazer foi o tempo de 1min24s648,o que lhe garantiiu apenas um 13º lugar no grid.
O GP da Itália será disputado no domingo, com largada às 9h (horário de Brasília).
Resultado do treino classificatório - GP da Itália 2011:
1 Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 1mnin22s275
2 Lewis Hamilton (ING/McLaren) - 1min22s725
3 Jenson Button (ING/McLaren) - 1min22s777
4 Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1min22s841
5 Mark Webber (AUS/Red Bull) - 1min22s972
6 Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1min23s188
7 Vitaly Petrov (RUS/Lotus Renault) - 1min23s530
8 Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1min23s777
9 Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1min24s477
10 Bruno Senna (BRA/Lotus Renault) - Sem tempo
11 Paul Di Resta (ESC/Force India) - 1min24s163
12 Adrian Sutil (ALE/Force India) - 1min24s209
13 Rubens Barrichello (BRA/Williams) - 1min24s648
14 Pastor Maldonado (VEN/Williams) - 1min24s726
15 Sergio Perez (MEX/Sauber) - 1min24s845
16 Sebastien Buemi (FRA/Toro Rosso) -1 min24s932
17 Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) - 1min25s065
18 Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - 1min25s334
19 Jarno Trulli (ITA/Lotus) - 1min26s647
20 Heikki Kovalainen (FIN/Lotus) - 1min27s184
21 Timo Glock (ALE/Virgin) - 1min27s591
22 Jerome D''Ambrosio (BEL/Virgin) -1min27s609
23 Daniel Ricciardo (AUS/Hispania) - 1min28s054
24 Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania) - 1min28s231