Esporte & Cia

Friday, May 03rd

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Crianças de Fukushima cantarão no GP do Japão

E-mail Imprimir PDF

Correr um Grande Prêmio em casa é sempre emocionante e especial para qualquer piloto. Todos que tiveram este prazer nesta temporada de 2011, não têm muito o que reclamar e agora, na próxima corrida, em Suzuka, a vez é de Kamui Kobayashi. Mas é também um momento triste principalmente depois da catástrofe que ocorreu na Terra do Sol Nascente, com o terremoto seguido de um violento maremoto. Em 2010, a Sauber conquistou o seu melhor resultado exatamente em Suzuka.

Kamui Kobayashi está animado tanto dentro quanto fora das pistas. Acompanhe na entrevista que fizemos com o único piloto japonês na F1. 
 
P. Kamui, qual é a sua impressão sobre a situação atual do Japão? 
 
KK: Depois da notícia que recebemos em março sobre o pior desastre já ocorrido, acho que a forma como o país se recuperou até agora é impressionante. Isso aconteceu porque o Japão recebeu muita ajuda de fora e também porque os japoneses são pessoas muito fortes e têm sido muito solidários. É claro que ainda há um longo caminho a percorrer, mas, o progresso tem sido notável. 
 
P. Você acha que a presença da F1 este ano, pode ajudar em alguma coisa? 
  
KK: Sim, este é definitivamente o caso. É um evento muito esperado no Japão, é algo muito positivo para o povo e para o país, e também por causa da consciência internacional que a corrida traz. Ele faz as pessoas felizes, e eles gostam muito da Fórmula 1. Então vamos competir lá, como fizemos em anos anteriores, apesar da tragédia que atingiu o país. 
 
P. Você pode descrever seus sentimentos quando ouviu a notícia sobre o terremoto e o tsunami em 11 de março? 
  
KK: Eu estava testando nosso novo carro em Barcelona, ??naquele dia. Na verdade, foi o último dia de pré-temporada de testes, e foi minha vez de fazer o último dia. Na parte da manhã, inicialmente, não parecia ser tão ruim, mas depois a notícia piorou. Era até difícil acreditar em tudo o que estavam falando, naquilo que estava acontecendo, e também ficou quase impossível manter a concentração no teste e na simulação de corrida que estávamos fazendo. Tudo aquilo me fez pensar sobre a catástrofe nuclear de Chernobyl, e ver isso acontecendo no Japão, tão pequeno em território, me fez pensar que jamais poderia voltar para casa, e este sentimento foi angustiante. Não foi fácil. Foi muito emocionante. 
 
P. Quantas vezes você já foi para o Japão desde então? 
  
KK: Muitas vezes. Eu também fui direto para Tóquio depois do teste em Barcelona. 
 
P. Você pode nos dizer sobre as suas iniciativas para ajudar? 
  
KK: Bem, o mais importante, foi ver que já existiam muitas iniciativas internacionais e por várias organizações. Pessoalmente, eu queria fazer algo que pudesse dar às pessoas uma oportunidade de conquistar algum dinheiro. É por isso que nós fizemos o "Você está conectado" com imagens e mensagens de todos os pilotos de F1 e diretores da equipe para iPhones e iPads. Custou apenas 0,79 euros e nos primeiros dois meses foram realizados mais de 10.000 downloads em 49 países. O custo foi pequeno e claro, uma excelente oportunidade para as pessoas que queriam ajudar. Também foi uma conquista de todos os pilotos da F1 e das equipes, ao realizarem um show de solidariedade com o povo japonês. O preço foi reduzido porque se pedíssemos mais caro, seria muito difícil; nem todas as pessoas poderiam participar, mas, no final das contas, eu acredito que é o governo que tem que ajudar o país. Para o fim de semana do Grande Prêmio do Japão, convidei um grupo de 60 pessoas que formam um coral de meninas, chamado Ensemble MJC. Elas são de uma das regiões afetadas pelo desastre. Elas estarão com seus pais ou outros membros da família. Eles vêm de Minami-Soma, da cidade na prefeitura de Fukushima e vão cantar o Hino Nacional antes da corrida. Tenho organizado a viagem de ônibus, quartos de hotel e bilhetes para eles, então, só espero que dê tudo certo. Eu também tive um papel como embaixador internacional da Agência de Turismo no Japão por mais de um ano. Neste papel eu atendi muitas reuniões em Tóquio e tentei apoiar outros projetos também. O fato de não termos uma fabricante de automóveis japonesa na F1, torna essa tarefa ainda mais difícil.
 
P. No ano passado você fez um negócio muito especial com os organizadores - você pode explicar isso? 
  
KK: "Sim, isso foi decidido antes do desastre. Eu concordei com os organizadores que, para cada ponto marcado antes do GP do Japão, convidaria uma família para a corrida em Suzuka 2011. Recebemos mais de 6.000 cartas de pessoas que queriam ganhar. Toda vez que marquei pontos, tive que escolher uma carta aleatoriamente e assim, agora, já escolhi 27 famílias. Mas como a repercussão foi muito grande, tivemos que escolher mais dez extras, totalizando então, 37 famílias como meus convidados. 
 
P. Como resumiria a sua temporada 2011 até agora? 
  
KK: Estamos mais competitivos do que no ano passado. Tivemos um início surpreendente de temporada em Melbourne, e desde então temos reagido bem. Meus destaques foram Mônaco e Montreal. Mas também tivemos nossas lutas. Em Melbourne, perdemos dez pontos, quando fomos desclassificados; tive também punições na Turquia e Barcelona, ??e depois problemas de caixa de câmbio em Silverstone e mais recentemente em Monza. Considerando-se que ainda não usamos todos os recursos técnicos desenvolvidos, acho que tivemos um bom aproveitamento. Até agora tem sido uma temporada cheia de altos e baixos, mas ainda não acabou.

Entrevista: Hanspeter Brack / Sauber F1 Team
Tradução: Cesar Leite / Esporte &Cia