Esporte & Cia

Friday, May 03rd

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Alonso feliz da vida e Felipe, ainda com a urucubaca

E-mail Imprimir PDF

A equipe Ferrari continua em evolução nesta temporada 2011. Grande parte desta, deve-se ao experiente e fenomenal bicampeão de fórmula 1, o espanhol Fernando Alonso. Com uma campanha de deixar o brasileiro Felipe Massa na poeira este ano, Alonso mais uma vez brilhou e subiu ao pódio no Grande Prêmio da India, disputado no domingo, 30 de outubro.

Sebastian Vettel, da RBR, venceu a corrrida de ponta a ponta e Jenson Button, da McLaren ficou em segundo. Felipe Massa se envolveu em mais um enrosco com Lewis Hamilton, da McLaren e ficou de fora da corrrida.

Alonso falou sobre a sua participação na corrida: "Foi muito bom vencer na primeira corrida neste circuito indiano e estou satisfeito de ter um novo troféu para levar para casa. No entanto, hoje foi um dia especial, cheio de emoções contrastantes. Na verdade, a satisfação em conseguir um lugar no pódio não pode cancelar a tristeza que tem estado conosco por vários dias, por causa da morte de dois de nossos colegas, duas pessoas especiais - Dan Wheldon e Marco Simoncelli. Após esta corrida, o segundo lugar no campeonato de pilotos ainda é possível, mas será muito difícil, porque a McLaren está em grande forma no momento, mesmo que a diferença atual seja de apenas 13 pontos. Estamos conscientes de que no papel, estamos atrás das duas Red Bulls e duas McLarens: então, se algo incomum acontece, podemos subir ao pódio", disse o espanhol que continuou sua explicação... "Hoje, a equipe foi fantástica, conseguindo corrigir um problema na asa dianteira, que foi identificado apenas 20 minutos antes do início. Não larguei muito bem e por isso Button me ultrapassou. Então eu tentei ficar perto de Webber e quando ele desacelerou um pouco, fechei direito para cima e, permanecendo na pista algumas voltas mais do que ele, eu consegui chegar à frente. Ser paciente valeu a pena. Agora temos cabeça para Abu Dhabi, uma corrida que é um pouco incomum ... Talvez eu vá para o Parque Ferrari para jogar golfe e relaxar antes da corrida e depois, na noite de domingo, vou tentar trazer para casa o único troféu que ainda não em minha coleção", disse Alonso.

Este é sem dúvida o discurso de alguém que tem um objetivo e o persegue, persiste e concretiza. Fernando Alonso é isto: ele não vê a banda passar, ele toca na banda!

Felipe Massa também deixou o seu recado: "Não há muito a dizer depois de um fim de semana como este. Estou realmente infeliz porque não fui capaz de terminar uma corrida em que eu mostrei que tinha o ritmo para lutar pelo pódio. Quanto à colisão com Hamilton, só posso dizer que eu não partilho a opinião dos que não punem. Eu simplesmente fiquei na linha ideal, travei no limite e persisti na parte de dentro da pista que estava emborrachada. O que mais eu poderia fazer? É a enésima vez que Hamilton me prejudica este ano e parece que é uma espécie de atração fatal. Eu já tentei falar com ele mas ele não parece estar interessado", disse Massa.

Este é o discurso de Felipe Massa e assim tem sido durante os últimos dois anos. Um probleminha aqui, outro ali, uma falta de sorte aqui, outra ali, fatalidades la e cá e, resultado que é bom, NADA! O brasileiro passa por uma fase pra lá de complicada e chegou já naquilo que chamamos na vida real de "atração fatal" como ele próprio menciona nas suas entrevistas. Tá na hora do Felipe acordar! Continuar no limbo é pedir para tocar lambada  e escorregar. Já faz tempo que o piloto brasileiro precisa de um aconselhamento psicológico. Ele realmente está atraindo para si essas coisas - a começar com o acidente pra lá de estranho no GP da Hungria em 2009, quando uma peça desprendeu-se do carro de Rubens Barrichello, na época com uma BrawnGP e atingiu em cheio o capacete de Massa, prejudicando-lhe até um dos olhos. Agora esse tal de Lewis Hamilton encarnando no brasileiro a cada corrida. Parece uma atração mesmo.. ou será uma atração? Pois é, então, é bom Felipe Massa seguir o seguinte conselho que colocamos aqui em letras garrafais: - FELIPE PROCURE UM ACONSELHAMENTO MEU FILHO!!!

Um bom conselheiro, seja ele um pastor, padre, psocólogo, psiquiatra ou paranormal, não interessa Felipe, o negócio é fazer mudar o disco. Trocar a bateria, mudar O PENSAMENTO para não atrair essas coisas. Felipão... acende uma vela, incenso, sei lá meu... joga a urucubaca pra bem longe, tira o limbo, escova a ferrugem e pronto!

A CORRIDA:

Mais uma vez não teve pra ninguém! O alemão Sebastian Vettel, da equipe Red Bull Racing e que neste ano conquistou o bicampeonato na fórmula 1, foi impecável do início ao fim e venceu de ponta a ponta o Grande Prêmio da India, realizado na manhã do domingo (30/10) no Circuito de Buddh; a novidade no calendário da temporada 2011.

O inglês Jenson Button, da McLaren cruzou a linha de chegada em segundo e Fernando Alonso, da Ferrari, completou o pódio indiano.

Os outros brasileiros não foram felizes e enquanto o ferrarista Felipe Massa abandonou ao se envolver em novo enrosco com o seu afã Lewis Hamilton, da McLaren, Bruno Senna, da Lotus/Renault continuou naquela mediazinha irritante e terminou a prova na 12ª posição. Já Rubens Barrichello, da Williams, continua lutando com o equipamento aquém do desejado e sucumbiu em 15º.

A vida não anda nada fácil para os brasileiros nesta temporada 2011 de fórmula 1.

Massa, depois do acidente ainda de 2009 na Hungria, parece estar fora de foco - perfeitamente compreensível - já que na época, o acidente realmente foi assustador. Além disso, para completar a má fase do brasileiro na Ferrari, o seu companheiro de equipe é nada mais nada menos do que Fernando Alonso, bicampeão mundial e um piloto que não brinca em serviço, não dá mole pro azar, um piloto que se irrita e grita pra todos se mexerem, um piloto que na pista corre pra valer, discute, xinga, briga, mas, tudo pela vitória. Alonso não fica olhando a banda passar, ele toca na banda!

Pela equipe Lotus/Renault, Bruno Senna, que ganhou a chance de pilotar o carro ainda na metade da temporada, tem se batido com a adaptação ao equipamento e também, há que se contar a limitação que o mesmo apresenta. Já Barrichello segue naquela média que todos já conhecem: não sobe, não desce, mas, sempre por lá, abaixo de 15º no final de cada corrida.

E assim segue o time brasileiro na F1: entre decepções e falta de imposição de seus próprios desejos e ambições, a turma segue vendo a banda passar. Até quando heim? Tomara que seja só até a próxima corrida, o GP de Abu Dhabi, que acontece em 13 de novembro.

Resultado Final - GP da Índia 2011:

1º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 60 voltas
2º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 8s4
3º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 24s3
4º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 25s5
5º. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 1min05s4
6º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 1min06s8
7º. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), a 1min20s1
8º. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), a 1 volta
9º. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), a 1 volta
10º. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), a 1 volta
11º. Vitaly Petrov (RUS/Lotus Renault), a 1 volta
12º. Bruno Senna (BRA/Lotus Renault), a 1 volta
13º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), a 1 volta
14º. Heikki Kovalainen (FIN/Team Lotus-Renault), a 2 voltas
15º. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), a 2 voltas
16º. Jérôme D'Ambrosio (BEL/Marussia Virgin-Cosworth), a 3 voltas
17º. Narain Karthikeyan (IND/Hispania-Cosworth), a 3 voltas
18º. Daniel Ricciardo (AUS/Hispania-Cosworth), a 3 voltas
19º. Jarno Trulli (ITA/Team Lotus-Renault), a 5 voltas

Não terminaram:

Felipe Massa (BRA/Ferrari), na volta 33
Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), na volta 25
Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth), na volta 13
Timo Glock (ALE/Marussia Virgin-Cosworth), na volta 3
Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), na volta 1

O grid de largada para o GP da Índia / 2011:

1º - Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 1min24s178
2º - Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), 1min24s508
3º - Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 1min24s519
4º - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), 1min24s950
5º - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), 1min24s474*
6º - Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1min25s122
7º - Nico Rosberg (ALE/Mercedes), 1min25s451
8º - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), sem tempo
9º - Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), sem tempo
10º - Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), sem tempo
11º - Michael Schumacher (ALE/Mercedes), 1min26s337
12º - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), 1min26s503
13º - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth), 1min26s537
14º - Bruno Senna (BRA/Lotus Renault), 1min26s651
15º - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), 1min27s247
16º - Vitaly Petrov (RUS/Lotus Renault), 1min26s319*
17º - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), 1min27s876
18º - Heikki Kovalainen (FIN/Team Lotus-Renault), 1min28s565
19º - Jarno Trulli (ITA/Team Lotus-Renault), 1min28s752
20º - Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), 1min27s562*
21º - Narain Karthikeyan (IND/Hispania-Cosworth), 1min30s238
22º - Jérôme D'Ambrosio (BEL/Marussia Virgin-Cosworth), 1min30s866
23º - Timo Glock (ALE/Marussia Virgin-Cosworth), 1min34s046
24º - Daniel Ricciardo (AUS/Hispania-Cosworth), 1min30s216*

* Hamilton (McLaren) perdeu três posições no grid
por ter ignorado bandeira amarela no primeiro treino livre.
* Petrov (Lotus/Renault) perdeu cinco posições por ter
causado o acidente com Michael Schumacher no GP da Coreia
* Sergio Pérez (Sauber) perdeu três posições no grid por ter
ignorado bandeira amarela no primeiro treino livre
* Daniel Ricciardo (Hispania-Cosworth) perdeu cinco posições
por segunda troca de câmbio em menos de cinco corridas