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Bruno Senna faz bonito e fica em 6º na Malásia

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O que parecia uma corrida complicada, com uma largada acidentada a exemplo da abertura da temporada na semana passada em Melbourne, acabou se constituindo no melhor resultado de Bruno Senna na Fórmula1 e da Williams nos dois últimos anos. Com uma atuação elogiada e sem cometer erros numa prova traiçoeira, que alternou momentos de chuva intensa a ponto de ser interrompida por quase uma hora até secar e permitir a utilização dos pneus lisos, Bruno terminou o GP da Malásia na 6ª colocação e garantiu oito pontos para a equipe - quase o dobro dos cinco que a Williams acumulou em toda a campanha do ano passado.

Bruno estreou pela precária HRT em 2010 e disputou as últimas oito etapas de 2011 pela Lotus Renault. O 9º lugar no GP da Itália era até agora deu resultado mais expressivo. "Foi bom demais!", comemorou Bruno, que chegou a cair para a última posição nas primeiras voltas depois de ser obrigado a entrar prematuramente nos boxes para trocar o bico do carro, danificado em toque com o companheiro Pastor Maldonado pouco depois da largada. "A lateral também foi atingida, mas felizmente o carro não perdeu rendimento e pude fazer uma corrida agressiva e com muitas ultrapassagens", continuou.

Bruno reconheceu que o tradicional mau humor climático da região do autódromo de Sepang acabou conspirando a seu favor. "Meu carro estava bom nas duas condições da pista, mas é claro que seria muito mais difícil avançar na corrida no seco. Estou muito contente porque nos recuperamos do início ruim na Austrália", disse Bruno, cuja habilidade no asfalto molhado é conhecido desde os tempos de início de carreira na Fórmula 3 inglesa.

O desempenho de Bruno e de seu companheiro Pastor Maldonado, que largou em 11º e andou frequentando a zona de pontos mas foi obrigado a fazer uma parada extra nos boxes depois de passar direto pela garagem da equipe em função da má visibilidade e depois abandonaria com um problema no motor, comprova a evolução da Williams. Bruno disse que não ficou surpreso com a performance na Malásia. "Nosso carro é competitivo. Agora, temos de continuar trabalhando para melhorá-lo, procurar largar mais à frente do grid para evitar os riscos de acidente na largada e com isso fugir das confusões."

A CORRIDA:

Ninguem esperava, mas, ele, Fernando Alonso, da equipe Ferrari, o mais arrojado piloto da equipe e do circo da fórmula 1, venceu o Grande Prêmio da Malásia disputado na manhã do domingo, 25 de março de 2012, no Circuito de Sepang.

O espanhol já apontava o caminho das pedras na entrevista que concedeu após o treino classificatório do sábado, quando torcia por uma chuva inesperada que pudesse fazer valer todo seu potencial estratégico. Veja o que Alonso falou um dia antes: "Se chover, teremos que contar com a sorte e identificar o momento certo para trocar os pneus. Vamos precisar de concentração total para acertar tudo", e isto acabou realmente acontecendo. Sem dúvida, o bicampeão mundial da categoria e hoje correndo pela Ferrari, tem "este Q" a mais, esta capacidade intuitiva extra que o define como um piloto agressivo sim, mas, essencialmente, estratégico.

Alonso soube aproveitar sua parada nos boxes após a relargada para assumir a ponta e se manter na posição até o final da corrida, apesar da pressão sofrida por Sergio Perez, da equipe Sauber. O ponto que definiu o destino da prova aflorou na nona volta, quando o excesso de água na pista em decorrência das fortes chuvas, fez com que a direção de prova autorizasse bandeira vermelha em todo o circuito. O safety car entrou na pista e manteve o GP paralisado por 50 minutos.

Deste ponto em diante, os beneficiados diretos foram Fernando Alonso (Ferrari) e Sergio Perez (Sauber). O mexicano levou maior sorte porque trocou os pneus antes do início do aguaceiro que paralisou a prova e, na relargada, mesmo ainda correndo no pelotão intermediário, Perez estava simplesmente voando na pista, com uma melhor volta após a outra. Já Alonso, trocou depois da interrupção, na volta 14, justamente quando o então líder, Lewis Hamilton, da McLaren entrou nos boxes para recolocar pneus intermediários. O espanhol seguiu na cola do inglês e sua equipe foi mais rápida na troca dos pneus, colocando-o na liderança da prova; posto que não mais perdeu até o final. Perez que vinha voando logo atrás, na segunda metade da corrida pressionou muito e quase conseguiu a vitória no finalzinho, quando tentou ultrapassar Alonso numa manobra arriscada, mas acabou errando e saindo da pista, dando tempo para que o espanhol seguisse tranquilo até a bandeirada final.

Alonso falou sobre a primeira conquista em 2012: "Foi uma corrida incrível! Estou muito feliz, por mim e por toda a equipe e orgulhoso deste grupo fantástico que possibilitou isso, pois embora estejamos passando por um momento difícil, ninguém desistiu. Na verdade todo mundo dobrou os seus esforços para se superar. A estratégia foi perfeita, os mecânicos fizeram um trabalho impecável, os engenheiros fizeram o seu melhor na preparação do carro e eu pilotei no meu máximo em todas as 56 voltas da corrida. Nem imaginava vencer hoje, mas, acho que isso dá uma boa arrumada nos ânimos. Quando voltei ao pit no final da corrida, não sabia nem onde estacionar o carro: superar todos os problemas que ainda temos é algo extraordinário", disse o animado espanhol que ainda falou mais sobre sua estratégia de corrida...

"Fui muito bem com pista molhada, mas depois quando secou, ??nossos pontos fracos ficaram bem evidentes. Sergio aproximou-se muito e eu estava tentando ficar só na trilha seca porque se ele quisesse me ultrapassar, teria que assumir o risco. Um resultado como este só nos mostra como é imprevisível este campeonato. Nosso objetivo era limitar os danos por estas primeiras corridas do campeonato e acabamos liderando a classificação. Agora, precisamos nos reabilitar com certa urgência para melhorar o desempenho já nas corridas da China e do Bahrein. Temos de voltar a trabalhar imediatamente, de modo a ficar sempre entre os três primeiros do grid e alcançar mais vitórias", disse o gênio Alonso.

Quanto aos brasileiros, os enredos foram bem antagônicos. Enquanto Felipe Massa sofria com seu Ferrari e não se entendia com os pneus - parando quatro vezes nos boxes, Bruno Senna incorporou o espírito do falecido tio Ayrton e, com muita agressividade fez uma corrida espetacular. Bruno chegou a ocupar a última posição logo após a largada, quando parou para trocar os pneus nos boxes, mas, daí em diante, o desempenho foi de um verdadeiro campeão. Com excelentes ultrapassagens sobre Kamui Kobayshi (Sauber), Nico Hulkenberg (Force India) e Paul di Resta (Force India), o brasileiro da Williams terminou a corrida em sexto lugar.

Felipe Massa, ficou no discurso dos decepcionados: "Em primeiro lugar, quero felicitar Fernando por esta grande vitória; ele conduziu de forma fantástica. Foi um resultado muito importante para a equipe, mas não podemos esquecer que o nosso carro ainda não está ao nível dos melhores. Obviamente estou desapontado com meu resultado. As coisas estavam indo bem no início e até lutei por posições com aqueles que estavam à minha frente, mas, quando a pista foi secando, eu sofria a cada volta com a degradação dos pneus e não pude manter um bom ritmo. Optamos por seguir o que Rosberg estava fazendo antes de mim, mas ele também foi aparentemente lutando com seus pneus. Não deu certo e nós perdemos muito tempo com uma parada extra. No momento, para nós, está sendo importante tentar entender porque há uma diferença tão grande na forma como os nossos carros desempenham em relação aos outros, mas, em última análise, o nosso objetivo é ter um carro mais competitivo no menor espaço de tempo possível".

O pódio malaio desenhou-se então, com Fernando Alonso (Ferrari), em primeiro; Sergio Perez (Sauber), em segundo e Lewis Hamilton (McLaren), em terceiro.

Agora, a próxima etapa da fórmula 1, será disputada no dia 15 de abril, em Xangai, na China.

RESULTADO EM SEPANG
Posição Piloto Equipe Tempo

1º Fernando Alonso Ferrari 2h44min51s812
2º Sergio Perez Sauber a 2s263
3º Lewis Hamilton McLaren a 14s591
4º Mark Webber Red Bull a 17s688
5º Kimi Räikkönen Lotus a 29s456
6º Bruno Senna Williams a 37s667
7º Paul di Resta Force India a 44s412
8º Jean-Éric Vergne Toro Rosso a 46s985
9º Nico Hulkenberg Force India a 47s892
10º Michael Schumacher Mercedes a 49s996
11º Sebastian Vettel Red Bull a 1min15s5
12º Daniel Ricciardo Toro Rosso a 1min16s8
13º Nico Rosberg Mercedes a 1min18s5
14º Jenson Button McLaren a 1min19s7
15º Felipe Massa Ferrari a 1min39s3
16º Vitaly Petrov Caterham a 1 volta
17º Timo Glock Marussia a 1 volta
18º Heikki Kovalainen Caterham a 1 volta
19º Pastor Maldonado Williams a 2 voltas
20º Charles Pic Marussia a 2 voltas
21º Narain Karthikeyan HRT a 2 voltas
22º Pedro de la Rosa HRT a 2 voltas
23º Kamui Kobayashi Sauber não completou
24º Romain Grosjean Lotus não completou

Veja como ficou o grid de largada para o GP da Malásia 2012:
Posição Piloto Equipe Tempo

1º Lewis Hamilton McLaren 1min36s219
2º Jenson Button McLaren 1min36s368
3º Michael Schumacher Mercedes 1min36s391
4º Mark Webber Red Bull 1min36s461
5º Sebastian Vettel Red Bull 1min36s634
6º Romain Grosjean Lotus 1min36s658
7º Nico Rosberg Mercedes 1min36s664
8º Fernando Alonso Ferrari 1min37s566
9º Sergio Perez Sauber 1min37s698
10º Kimi Räikkönen Lotus 1min36s461*
11º Pastor Maldonado Williams 1min37s589
12º Felipe Massa Ferrari 1min37s731
13º Bruno Senna Williams 1min37s841
14º Paul di Resta Force India 1min37s877
15º Daniel Ricciardo Toro Rosso 1min37s883
16º Nico Hulkenberg Force India 1min37s890
17º Kamui Kobayashi Sauber 1min38s069
18º Jean-Éric Vergne Toro Rosso 1min39s077
19º Vitaly Petrov Caterham 1min39s567
20º Timo Glock Marussia 1min40s903
21º Charles Pic Marussia 1min41s250
22º Pedro de la Rosa HRT 1min42s914
23º Narain Karthikeyan HRT 1min43s655
24º Heikki Kovalainen Caterham 1min39s306*

Textos: Márcio Fonseca / MF2
            César Leite / ESPORTE &CIA