Depois de conquistar a pole position no treino classificatório, o piloto alemão da Mercedes, Nico Rosberg venceu de ponta a ponta o GP da China, em Xangai. A corrida foi disputada na
madrugada do domingo, 15 de abril de 2012 e a vitória foi tão dominante que o piloto cruzou para a bandeirada final com 20 segundos de vantagem sobre o segundo colocado.
Esta foi a primeira vitória de Nico Rosberg na Mercedes que já tem 111 anos de história. Pela fórmula 1, a primeira vitória da equipe alemã aconteceu em 1901 e sua última havia sido conquistada no Grande Prêmio da Itália de 1955, em Monza, a exatamente 25.761 dias atrás.
O pódio foi completado pelas McLarens de Jenson Button e Lewis Hamilton. O heptacampeão de fórmula 1, Michael Schumacher; companheiro de Rosberg na Mercedes, não foi tão feliz e precisou abandonar a prova na volta de número 13, depois de um incidente onde o pneu dianteiro direito não foi devidamente colocado durante o pit stop.
Nico Rosberg era só alegria depois da corrida: "Este é um momento muito especial para mim; o fim de semana inteiro foi perfeito: minha primeira pole position e agora, a minha primeira vitória na Fórmula Um - é realmente fantástico, mas não para por aí", disse o animado alemão que ainda continuou explicando...
"É a primeira vitória do novo Silver Arrow e isso é realmente especial para mim. Dedico esta conquista a todos os funcionários da equipe; tanto os que estiveram aqui na China, quanto os que estão em nossas fábricas em Brackley e Brixworth. Eles conseguiram melhorar o carro com muita competência e rapidez. Jamais esquecerei esta corrida porque nas últimas 20 voltas me senti como se eu estivesse correndo nas 24 Horas de Le Mans", emendou Rosberg que também falou mais sobre a emocionante vitória.
"Depois de cruzar a linha de chegada senti uma emoção única e intensa. Quero aproveitar bem este momento, mas ao mesmo tempo manter os pés no chão porque ainda não estamos onde queremos chegar. Estamos trabalhando duro para entender melhor o carro e os pneus em todas as condições, mas, vamos continuar pressionando para melhorar nosso ritmo de corrida ainda mais. O jeito é esperar para ver como vai funcionar no Bahrein", concluiu.
O inglês Jenson Button só não lutou pela vitória porque sua equipe cometeu um erro na terceira parada para troca de pneus. Lewis Hamilton, companheiro de equipe de Button na Mclaren, completou o pódio e também assumiu a liderança do Mundial de Pilotos, com 45 pontos, contra 43 de Button em segundo e 37 de Alonso, em terceiro. Rosberg com esta vitória, chegou a 25 pontos e é o sexto.
Quanto à Red Bull, a bicampeã no ano passado viu de novo a banda passar. Vettel estava bem na corrida, mas, nas últimas voltas seu carro perdeu rendimento e foi ultrapassado por Jenson Button e também pelo seu companheiro de equipe, Mark Webber. O bicampeão da Alemanha cruzou a linha de chegada em quinto lugar e Webber, em quarto.
Os brasileiros protagonizaram histórias bem diferentes em Xangai. Enquanto Bruno Senna que largou em 14º com sua Williams fez uma corrida excelente e se recuperou a tal ponto de cruzar em sétimo na bandeirada final, Felipe Massa mais uma vez deu seu vexame pessoal. O brasileiro da Ferrari largou em décimo, optou por apenas duas paradas durante a prova e terminou em 13º. Enquanto isso, Fernando Alonso, companheiro de Massa na escuderia italiana, cruzou a linha de chegada em nono lugar.
Assim sendo, a título de comparação, enquanto Massa termina sua terceira corrida do ano sem marcar nenhum ponto, Alonso já venceu uma - o GP a Malásia e ficou em quinto lugar na Austrália, totalizando até o momento, 37 pontos e um quinto lugar no campeonato de pilotos.
Veja como ficou a classificação final do GP da China de 2012:
1 – Nico Rosberg (ALE) - Mercedes – 56 voltas
2 – Jenson Button (GBR) - McLaren – a 20s6
3 – Lewis Hamilton (GBR) - McLaren – a 26s
4 – Mark Webber (AUS) - Red Bull – a 27s9
5 – Sebastian Vettel (ALE) - Red Bull – a 30s4
6 – Romain Grosjean (FRA) - Lotus – a 31s4
7 – Bruno Senna (BRA) - Williams – a 34s5
8 – Pastor Maldonado (VEN) - Williams – a 35s6
9 – Fernando Alonso (ESP) - Ferrari – a 37s2
10 – Kamui Kobayashi (JAP) - Sauber – a 38s7
11 – Sergio Pérez (MEX) – Sauber – a 41s
12 – Paul di Resta (GBR) - Force India – a 42s2
13 – Felipe Massa (BRA) - Ferrari – a 42s7
14 – Kimi Raikkonen (FIN) - Lotus – a 50s5
15 – Nico Hulkenberg (ALE) - Force India – a 51s2
16 – Jean-Éric Vergne (FRA) - Toro Rosso – a 51s7
17 – Daniel Ricciardo (AUS) - Toro Rosso – a 1min3s1
18 – Vitaly Petrov (RUS) - Caterham – a 1 volta
19 – Timo Glock (ALE) - Marussia – a 1 volta
20 – Charles Pic (FRA) - Marussia – a 1 volta
21 – Pedro de la Rosa (ESP) – HRT – a 1 volta
22 – Narain Karthikeyan (IND) – HRT – a 2 voltas
23 – Heikki Kovalainen (FIN) - Caterham – a 3 voltas
24 – Michael Schumacher (ALE) - Mercedes – Abandonou
O GRID DE LARGADA PARA O GP DA CHINA 2012:
1 – Nico Rosberg (ALE) - Mercedes – 1min35s121
2 – Michael Schumacher (ALE) - Mercedes – 1min35s691
3 – Kamui Kobayashi (JAP) - Sauber – 1min35s784
4 – Kimi Raikkonen (FIN) - Lotus – 1min35s898
5 – Jenson Button (GBR) - McLaren – 1min36s191
6 – Mark Webber (AUS) - Red Bull – 1min36s290
7 – Lewis Hamilton* (GBR) - McLaren – 1min35s626
8 – Sergio Pérez (MEX) - Sauber– 1min36s524
9 – Fernando Alonso (ESP) - Ferrari – 1min36s622
10 – Romain Grosjean (FRA) - Lotus – Sem tempo no Q3
11 – Sebastian Vettel (ALE) - Red Bull – 1min36s031
12 – Felipe Massa (BRA) - Ferrari – 1min36s255
13 – Pastor Maldonado (VEN) - Williams – 1min36s283
14 – Bruno Senna (BRA) - Williams – 1min36s289
15 – Paul di Resta (GBR) - Force India – 1min36s317
16 – Nico Hulkenberg (ALE) - Force India – 1min36s745
17 – Daniel Ricciardo (AUS) - Toro Rosso – 1min36s965
18 – Jean-Éric Vergne (FRA) - Toro Rosso – 1min37s714
19 – Heikki Kovalainen (FIN) - Caterham – 1min38s463
20 – Vitaly Petrov (RUS) - Caterham – 1min38s677
21 – Timo Glock (ALE) - Marussia – 1min39s282
22 – Charles Pic (FRA) - Marussia - 1min39s717
23 – Pedro de la Rosa (ESP) – HRT – 1min40s411
24 – Narain Karthikeyan (IND) – HRT - 1min41s000
* Lewis Hamilton perdeu cinco posições no grid após
tomar punição por ter trocado a caixa de câmbio de sua McLaren
Veja abaixo, uma relação com todos os campeões
da fórmula 1, desde sua primeira edição, em 1950:
Ano | Piloto | Nacionalidade | Equipe | Motor
2011 Sebastian Vettel (ALE) Red Bull Renault
2010 Sebastian Vettel (ALE) Red Bull Renault
2009 Jenson Button (ING) Brawn GP Mercedes
2008 Lewis Hamilton (ING) McLaren Ferrari
2007 Kimi Raikkonen (FIN) - Ferrari Ferrari
2006 Fernando Alonso (ESP) - Renault Renault
2005 Fernando Alonso (ESP) - Renault Renault
2004 Michael Schumacher (ALE) - Ferrari Ferrari
2003 Michael Schumacher (ALE) - Ferrari Ferrari
2002 Michael Schumacher (ALE) - Ferrari Ferrari
2001 Michael Schumacher (ALE) - Ferrari Ferrari
2000 Michael Schumacher (ALE) - Ferrari Ferrari
DÉCADA DE 90
1999 Mika Häkkinen (FIN) - McLaren Ferrari
1998 Mika Häkkinen (FIN) - McLaren McLaren
1997 Jacques Villeneuve (CAN) - Williams Williams
1996 Damon Hill (GB) - Williams Williams
1995 Michael Schumacher (ALE) - Benneton Benetton
1994 Michael Schumacher (ALE) - Benneton Williams
1993 Alain Prost (FRA) - Williams Williams
1992 Nigel Mansell (GB) - Williams Williams
1991 Ayrton Senna (BRA) - McLaren McLaren
1990 Ayrton Senna (BRA) - McLaren McLaren
DÉCADA DE 80
1989 Alain Prost (FRA) - McLaren McLaren
1988 Ayrton Senna (BRA) - McLaren McLaren
1987 Nelson Piquet (BRA) - Williams Williams
1986 Alain Prost (FRA) - McLaren Williams
1985 Alain Prost (FRA) - McLaren McLaren
1984 Niki Lauda (AUT) - McLaren McLaren
1983 Nelson Piquet (BRA) - Brabham Ferrari
1982 Keke Rosberg (FIN) - Williams Ferrari
1981 Nelson Piquet (BRA) - Brabham Williams
1980 Alan Jones (AUS) - Williams Williams
DÉCADA DE 70
1979 Jody Scheckter (AFS) - Ferrari Ferrari
1978 Mario Andretti (EUA) - Lotus Lotus
1977 Niki Lauda (AUT) - Ferrari Ferrari
1976 James Hunt (GB) - McLaren Ferrari
1975 Niki Lauda (AUT) - Ferrari Ferrari
1974 Emerson Fittipaldi (BRA) - McLaren Mc Laren
1973 Jackie Stewart (GB) - Tyrrell Lotus
1972 Emerson Fittipaldi (BRA) - Lotus Lotus
1971 Jackie Stewart (GB) - Tyrrell Tyrrell
1970 Jochen Rindt (AUT) - Lotus Lotus
DÉCADA DE 60
1969 Jackie Stewart (GB) - Matra Matra
1968 Graham Hill (GB) - Lotus Lotus
1967 Denny Hulme (NZ) - Brabham Brabham
1966 Jack Brabham (AUS) - Brabham Brabham
1965 Jimmy Clark (GB) - Lotus Lotus
1964 John Surtees (GB) - Ferrari Ferrari
1963 Jimmy Clark (GB) - Lotus Lotus
1962 Graham Hill (GB) - BRM BRM
1961 Phil Hill (EUA) - Ferrari Ferrari
1960 Jack Brabham (AUS) - Cooper Cooper
DÉCADA DE 50
1959 Jack Brabham (AUS) - Cooper Cooper
1958 Mike Hawthorn (GB) - Ferrari Vanwall
1957 Juan Manuel Fangio (ARG) - Maserati -
1956 Juan Manuel Fangio (ARG) - Ferrari -
1955 Juan Manuel Fangio (ARG) - Mercedes-Benz -
1954 Juan Manuel Fangio (ARG) - Maserati/Mercedes -
1953 Alberto Ascari (ITA) - Ferrari -
1952 Alberto Ascari (ITA) - Ferrari -
1951 Juan Manuel Fangio (ARG) - Alfa Romeo -
1950 Giuseppe Farina (ITA) - Alfa Romeo