Esporte & Cia

Friday, Sep 27th

Last update:09:53:06 AM GMT

You are here:

Alonso e Massa reclamam dos pneus da Fórmula 1

E-mail Imprimir PDF

Entra corrida, sai corrida e a Ferrari continua patinando com seu carro lento e os velhos problemas. A esperança da equipe é que o novo equipamento que será levado à pista a partir da próxima etapa, traga melhores dias.

No Grande Prêmio do Bahrein, o máximo que a escuderia italiana conseguiu foi um sétimo lugar com Alonso e nono com Massa. Os pilotos falaram sobre o comportamento de seus carros em Sakhir...

Fernando Alonso: "Foi um pouco melhor do que temíamos e conseguimos limitar os danos. Cheguei aqui a oito pontos do líder no campeonato e deixo com apenas dez. Se avaliarmos deste ponto de vista, depois de quatro corridas não é um resultado tão ruim assim, mas claro, não podemos estar felizes por isso. Temos que melhorar, porque nem sempre podemos contar com as falhas dos outros. Por exemplo: fechamos a diferença de pontos para a McLaren, algo que eu certamente não acreditava ser possível até ontem (Alonso 43/43 Button). Ao mesmo tempo, terminei a prova quase um minuto atrás do vencedor, o que nunca tinha acontecido até agora este ano. Eu até esperava que a Lotus fosse bem porque eles têm se mostrado muito fortes, mas, até agora tem sido bom porque nenhum piloto está disparado como no ano passado. Quanto à corrida, eu não posso dizer muita coisa porque o carro é praticamente o mesmo de uma semana atrás, desde Xangai. Em alguns pontos o carrro rendeu bem, em outros nem tanto, mas, todos dependentes do comportamento dos pneus. Falta-nos velocidade máxima e quando se está num duelo apertado, é frustrante. Quanto ao incidente com Rosberg, só posso dizer que tive sorte por existir uma boa área de escape, porque se tivesse uma parede, certamente eu não estaria aqui para contar tudo isso. A vergonha toda foi não ter conseguido ultrapassar o Di Resta, no final. Se tivesse obtido sucesso, seriam mais pontos importantes. Eu já disse a todos: temos que melhorar o carro o mais rápido possível e, em Barcelona, ??teremos algumas atualizações importantes, mas, só vamos saber se vai dar certo, na pista, em Montmeló".

Felipe Massa: "Definitivamente não foi uma corrida muito fácil, mas no final, conseguimos fazer um bom trabalho e, pela primeira vez este ano, terminei na zona de pontos. Para o momento foi um bom resultado, mas estamos bem conscientes de que não é o estilo da Ferrari ficar feliz com um nono lugar. É evidente que temos que melhorar o desempenho do carro o mais rapidamente possível para conquistar melhores resultados. Em Barcelona, ??teremos grandes atualizações e precisamos realizar um trabalho melhor do que todos os outros para recuperar o terreno perdido até o momento no campeonato. Quanto à corrida, acho que a decisão de salvar um conjunto de novos pneus macios no sábado foi o caminho certo. Uma pena que perdi um lugar para Rosberg no pit stop: se eu tivesse conseguido ficar à frente dele, talvez tivesse terminado em uma posição melhor. Eu sofri especialmente com a parte traseira do carro; não conseguia imprimir um bom ritmo porque precisava resolver o problema da degradação dos pneus", disse o brasileiro.

A CORRIDA:

De ponta a ponta, Sebastian Vettel, da Red Bull Racing venceu a quarta etapa da fórmula 1 no Bahrein. A corrida foi realizada na manhã do domingo, 22 de abril de 2012 e com este resultado, o piloto alemão garantiu a liderança do campeonato de pilotos, com 53 pontos. Lewis Hamilton, até então líder, cruzou a linha de chegada em oitavo lugar.

Completaram o pódio no Bahrein, as duas Lotus, com o finlandês Kimi Räikkönen em segundo e o franco-suíço Romain Grosjean, em terceiro. O desempenho da Lotus foi simplesmente fantástico durante a corrida em Sakhir, já que Räikkönen havia largado da 11ª posição e Grosjean do sétimo lugar. Antes da última troca de pneus, Kimi chegou a ameaçar a liderança de Sebastian Vettel na prova, mas, a Red Bull teve melhor rendimento e escapou tranquilamenta até a bandeirada final.

Quanto aos brasileiros, a situação não mudou muito principalmente para Felipe Massa. O piloto da Ferrari até demonstrou ter um carro mais equilibrado do que o do seu companheiro de equipe, o espanhol bicampeão mundial de F1, Fernando Alonso, mas, no final, a escuderia italiana não deu ordens para que o brasileiro ultrapassasse o espanhol, absorveu tudo e, Massa terminou a prova em nono lugar, marcando seus primeiros pontos na temporada. Fernando Alonso cruzou a linha de chegada em sétimo, aproveitando-se da desistência de Jenson Button, a uma volta do fim. Já Bruno Senna, da Williams, também abandonou a prova na penúltima volta.

A próxima corrida da temporada será o GP da Espanha, em 13 de maio, com largada às 9h (horário de Brasília).

Veja o resultado final do - GP DO BAHREIN - 22/04/2012:

1 – Sebastian Vettel (ALE) - Red Bull –57 voltas
2 – Kimi Raikkonen (FIN) - Lotus – a 3s3
3 – Romain Grosjean (FRA) - Lotus – a 10s1
4 – Mark Webber (AUS) - Red Bull – a 38s7
5 – Nico Rosberg (ALE) - Mercedes – a 55s4
6 – Paul di Resta (GBR) - Force India – a 57s5
7 – Fernando Alonso (ESP) - Ferrari – a 57s8
8 – Lewis Hamilton (GBR) - McLaren –a 58s9
9 – Felipe Massa (BRA) - Ferrari – a 1min4s9
10 – Michael Schumacher (ALE) – Mercedes – a 1min11s4
11 – Sergio Pérez (MEX) – Sauber – a 1min12s7
12 – Nico Hulkenberg (ALE) - Force India – a 1min16s5
13 – Kamui Kobayashi (JAP) - Sauber – a 1min30s3
14 – Jean-Éric Vergne (FRA) - Toro Rosso – a 1min33s7
15 – Daniel Ricciardo (AUS) - Toro Rosso – a 1 volta
16 – Vitaly Petrov (RUS) - Caterham – a 1 volta
17 – Heikki Kovalainen (FIN) - Caterham – a 1 volta
18 – Timo Glock (ALE) - Marussia – a 2 volta
19 – Pedro de la Rosa (ESP) – HRT – a 2 volta
20 – Narain Karthikeyan (IND) – HRT – a 2 volta
21 – Jenson Button (GBR) - McLaren – Abandonou
22 – Bruno Senna (BRA) - Williams – Abandonou
23 – Pastor Maldonado* (VEN) - Williams – Abandonou
24 – Charles Pic (FRA) - Marussia – Abandonou

Veja como ficou o grid para o GP do Bahrein
SÁBADO, 21 de Abril de 2012:

1 – Sebastian Vettel (ALE) - Red Bull – 1min32s422
2 – Lewis Hamilton (GBR) - McLaren –1min32s520
3 – Mark Webber (AUS) - Red Bull – 1min32s637
4 – Jenson Button (GBR) - McLaren – 1min32s711
5 – Nico Rosberg (ALE) - Mercedes – 1min32s821
6 – Daniel Ricciardo (AUS) - Toro Rosso – 1min32s912
7 – Romain Grosjean (FRA) - Lotus – 1min33s008
8 – Sergio Pérez (MEX) – Sauber – 1min33s394
9 – Fernando Alonso (ESP) - Ferrari – Sem Tempo no Q3
10 – Paul di Resta (GBR) - Force India – Sem Tempo no Q3
11 – Kimi Raikkonen (FIN) - Lotus – 1min33s789
12 – Kamui Kobayashi (JAP) - Sauber – 1min33s806
13 – Nico Hulkenberg (ALE) - Force India – 1min33s807
14 – Felipe Massa (BRA) - Ferrari – 1min33s912
15 – Bruno Senna (BRA) - Williams – 1min34s017
16 – Heikki Kovalainen (FIN) - Caterham – 1min36s132
17 – Michael Schumacher (ALE) – Mercedes – 1min34s865
18 – Jean-Éric Vergne (FRA) - Toro Rosso – 1min35s014
19 – Vitaly Petrov (RUS) - Caterham – 1min35s823
20 – Charles Pic (FRA) - Marussia – 1min37s683
21 – Pedro de la Rosa (ESP) – HRT – 1min37s883
22 – Pastor Maldonado* (VEN) - Williams – 1min34s639
23 – Timo Glock (ALE) - Marussia – 1min37s905
24 – Narain Karthikeyan (IND) – HRT – 1min38s314

* Perdeu cinco posições no grid por ter trocado a caixa de câmbio