Esporte & Cia

Friday, Sep 27th

Last update:09:53:06 AM GMT

You are here:

Bruno Senna faz em Valência o melhor treino livre na F1

E-mail Imprimir PDF

Bruno Senna conquistou nesta sexta-feira o seu melhor resultado em treinos livres desde que estreou na Fórmula 1 em 2010. Mesmo sem participar da primeira parte dos ensaios que abriram a programação do GP da Europa, já que seu carro foi novamente utilizado pelo piloto de testes Valtteri Bottas, Bruno terminou a 6ª-feira com o 5º melhor tempo no circuito urbano de Valência, a apenas 310 milésimos de segundo do alemão Sebastian Vettel, o mais rápido no geral das duas sessões.

O desempenho de Bruno chamou a atenção pela rapidez com que se readaptou ao traçado montado da região do porto da cidade espanhola e pelo qual passara pela última vez há dois anos com a frágil HRT. Num dia marcado pelas inúmeras saídas de pista, provocadas tanto pela habitual sujeira do primeiro dia de uso do asfalto como pelas conhecidas exigências do circuito em relação aos freios, Bruno praticamente não cometeu erros e imprimiu de cara um ritmo similar ao do companheiro Pastor Maldonado, que dominara os treinos matinais.

O boa arrancada confirmou a expectativa positiva do brasileiro. "Desde a última corrida demos passos importantes no sentido de compreender o que poderia aumentar a competitividade do nosso carro", disse Bruno, que vinha de uma etapa decepcionante da equipe no GP do Canadá. "Pela manhã, Pastor mostrou que a Williams está no jogo e depois eu pude continuar o trabalho de ajustes no acerto para o fim de semana. Não foi fácil, porque esta pista tem muitas curvinhas chatas e eu ainda precisava me entender com o carro, principalmente no segundo setor", acrescentou.

Bruno abriu mão da primeira sessão de Valência e optou por trocar com o finlandês Bottas no Canadá, onde participou de toda a programação. "Achei que valia a pena porque conheço melhor esta pista, onde deixei de ganhar uma corrida na GP2 porque faltou gasolina na última volta", lembrou. "Embora de rua, esta pista é bastante veloz. Fomos mexendo no acerto, optamos por deixar o carro mais duro, aumentar a pressão aerodinâmica e focar também na estabilidade das freadas em curvas de baixa", explicou. "Hoje tudo funcionou bem e deu para mostrar meu potencial. Agora, vamos ver se conseguimos manter este nível de performance, tanto minha quanto do carro", concluiu.

O TREINO:

O piloto mais rápido no primeiro dia de testes antes do Grande Prêmio da Europa de Fórmula 1, foi o alemão Sebastian Vettel, da Red  Bull Racing que cravou o tempo de 1min39s334. Em segundo ficou o alemão Nico Hulkenberg, da Force India - surpresa do dia - com um excelente tempo (1min39s465).

Vettel se diz animado e, claro, embalado pela vitória no Canadá, deve se esforçar o máximo para conquistar o que pode ser sua segunda vitória seguida este ano: "Nós tentamos algumas peças novas no carro hoje, mas os tempos realmente não nos permitiram chegar a uma boa conclusão ainda. Foi importante ter uma prática limpa hoje e estou satisfeito com os resultados. Acho que para domingo, as condições climáticas devem mudar; hoje estava bem frio. A diferença entre os tempos das equipes foi bem pequena e isto deixa claro que para domingo é preciso ter uma boa estratégia. Espero que amanhã seja ainda melhor", disse o bicampeão de f1.

O japonês Kamui Kobayashi, da Sauber, também surpreendeu com um terceiro lugar. Kobayashi correu por 19 voltas no primeiro treino do dia e mais 20 na segunda sessão, esta, na parte da tarde. O piloto falou sobre seu desempenho: "Tive um bom treino hoje, exceto por um problema hidráulico que me impediu de correr mais na parte da tarde. Pela manhã tivemos muitos ítens para testar e isso deu bons resultado apenas na parte da tarde. Apesar do fato de que não houve muito tempo para o trabalho conjunto, o carro estava bom com pneus macios. Gestão da corrida será a chave aqui e isso, depende não só do piloto, mas também da forma como o  carro é montado. Saber montar o carro com os pneus certos é fundamental por aqui, so que primeiro temos que ficar concentrados na qualificação deste sábado. Aqui em Valência, a posição no grid é mais importante do que em outras pistas, porque é realmente muito difícil ultrapassar. "

O hepatacampeão mundial de fórmula 1, Michael Schumacher deu as caras e ficou com a quarta melhor marca do dia. Dentre os brasileiros, a coisa ainda anda bem complicada, principalmente para Felipe Massa, da Ferrari, que ficou com o 15º melhor tempo, enquanto que o seu companheiro de equipe, o espanhol Fernando Alonso, terminou o treino em sétimo.

Bruno Senna, da Williams, na sexta-feira foi melhor do que Massa e Alonso, figurando em quinto lugar com 1min39s644. O seu companheiro de equipe, Pastor Maldonado, que já venceu uma corrida este ano, não brilhou desta vez e ficou em 13º.

O treino classificatório que definirá o grid de largada para o GP da Europa, na cidade de Valência, na Espanha, acontece na manhã do sábado (23/06). Este ano, a Espanha ainda receberá duas etapas da fórmula 1, mas, devido à crise econômica que o país vive, a partir do próximo ano, será apenas uma corrida.

RESULTADO DO TREINO:
GP DA EUROPA 2012 - sexta-feira, 22 de junho

1. Sebastian Vettel Red Bull 1min39s334
2. Nico Hulkenberg Force India 1min39s465
3. Kamui Kobayashi Sauber 1min39s595
4. Michael Schumacher Mercedes GP 1min39s601
5. Bruno Senna Williams 1min39s644
6. Paul di Resta Force India 1min39s700
7. Fernando Alonso Ferrari 1min39s733
8. Romain Grosjean Lotus 1min39s868
9. Mark Webber Red Bull 1min39s901
10. Nico Rosberg Mercedes GP 1min39s926
11. Kimi Raikkonen Lotus 1min39s945
12. Jenson Button McLaren 1min39s990
13. Pastor Maldonado Williams 1min40s075
14. Lewis Hamilton McLaren 1min40s147
15. Felipe Massa Ferrari 1min40s244
16. Sergio Perez Sauber 1min40s511
17. Vitaly Petrov Caterham 1min40s963
18. Daniel Ricciardo Toro Rosso 1min41s121
19. Heikki Kovalainen Caterham 1min41s197
20. Jean-Eric Vergne Toro Rosso 1min41s263
21. Timo Glock Marussia 1min42s424
22. Charles Pic Marussia 1min42s958
23. Narain Karthikeyan HRT 1min44s201
24. Pedro de la Rosa HRT 1min44s260

Texto conjunto: Márcio Fonseca / MF2 e Cesar Leite / ESPORTE &CIA