Esporte & Cia

Friday, Sep 27th

Last update:09:53:06 AM GMT

You are here:

Bandeira amarela tira Bruno Senna do Q3 em Silverstone

E-mail Imprimir PDF

O que poderia se transformar no melhor resultado em treinos classificatórios no ano virou decepção para Bruno Senna neste sábado em Silverstone. Nos instantes finais da segunda sessão, reiniciada após paralisação de mais de uma hora originada pela chuva intensa que despencou sobre a região, Bruno foi obrigado a levantar o pé por causa da bandeira amarela agitada no último setor do traçado depois que a Lotus do francês Romain Grosjean parou na caixa de brita. "Foi muita infelicidade. Eu entraria tranquilamente na última parte do treino", assegurou. Bruno ficou em 15º, mas ganhará uma colocação em função da punição aplicada a Kamui Kobayashi no GP de Valência - o japonês recebeu a pena de 10 posições no grid do GP da Inglaterra.

Bruno havia sido até beneficiado pela interrupção do Q2 por falta de condições de segurança da pista, completamente tomada pela água, quando restavam pouco mais de seis minutos. No início dessa sessão ele saíra dos boxes com pneus intermediários e ficou retido no tráfego pelos pilotos que optaram pelos de chuva intensa. Com o aumento da chuva e da falta de aderência, que levou o diretor de prova suspender a tomada, Bruno dificilmente teria chances de brigar por algo além do 17º.

No reinício, com o asfalto ainda bastante molhado, mas os tempos caindo a cada nova passagem dos carros, Bruno evoluiu e conseguiu abrir uma última volta segundos antes da bandeira quadriculada ser baixada. As parciais dos dois primeiros trechos indicavam a passagem ao Q3, até dar de cara com a Lotus atravessada na área de escape. "A escolha dos pneus e do momento certo de entrar na pista foi vital e a Williams tomou as decisões corretas. Hoje foi um daqueles dias no automobilismo em que a sorte não está do nosso lado. Estou chateado e decepcionado, porque tinha ritmo para me classificar bem", comentou.

A meteorologia prevê a volta das chuvas no domingo. Bruno acredita que a sua tarefa não será das mais fáceis. "Neste nível de chuva que vem caindo, não se enxerga nada à frente", avisou. Bruno gostou do desempenho da Williams FW34 nos ensaios livres da manhã, quando terminou em 11º. "Deu para sentir que nosso carro está bem no seco, embora não estejamos mal na chuva. Mas ainda dá para melhorar um pouquinho. De qualquer forma, amanhã é outro dia. Temos de manter a concentração e tentar recuperar algo do que poderia ter sido um dia promissor, mas acabou em falta de sorte."

O TREINO:

O espanhol bicampeão  mundial de fórmula 1, Fernando Alonso, conseguiu a pole position para o Grande Prêmio da Inglaterra de fórmula 1 que será disputado neste domingo, 8 de julho de 2012.

Com pista molhada, o piloto atingiu a marca de 1min51s746 e colocou a Ferrari no topo do grid depois de um jejum de 31 corridas sem largar da ponta. A escuderia italina não se garantia nesta posição desde o Grande Prêmio de Cingapura de 2010.

O seu companheiro de equipe, o brasileiro Felipe Massa, chegou a ficar em primeiro no Q3, mas, não foi bem a última parcial da tentativa derradeira; ficou para trás e larga da terceira fila, em quinto lugar, ao lado de Kimi Räikkönen, da Lotus.

Alonso terá ao seu lado na primeira fila, o australiano Mark Webber, da Red Bull Racing, atual vice-líder do campeonato com 91 pontos, enquanto que na segunda fila, largam dois alemães: Michael Schumacher, da Mercedes em terceiro e Setastian Vettel, da RBR em quarto.

Bruno Senna, da Williams, poderia alcançar seu melhor resultado em treinos classificatórios, mas, nos instantes finais da segunda sessão, reiniciada após paralisação de mais de uma hora originada pela chuva intensa que despencou sobre a região, foi obrigado a levantar o pé por causa da bandeira amarela agitada no último setor do traçado depois que a Lotus do francês Romain Grosjean parou na caixa de brita. "Foi muita infelicidade. Eu entraria tranquilamente na última parte do treino", assegurou. Bruno ficou em 15º, mas ganhará uma colocação em função da punição aplicada a Kamui Kobayashi no GP de Valência - o japonês recebeu a pena de 10 posições no grid do GP da Inglaterra.

A RBR teve um dia inconstante, mas, lutou até o final. Ao todo, não larga tão mal se considerar que a chuva pode misturar tudo durante a largada. "Foi um dia difícil", disse Sebastian Vettel, que continuou sua explicação... "Está chovendo de novo e provavelmente amanhã estará tudo igual; por isso vamos ver o que acontece. Vai ser uma corrida longa. Estamos na frente e isso é bom. Só melhoramos a nossa performance quando o tempo melhorou um pouco e se continuasse por mais um pouco, acho que chegaríamos à pole, mas, é a vida e não podemos controlar o clima", disse o atual bicampeão.

GRID DE LARGADA PARA O GP DA INGLATERRA
Sábado, 7 de julho de 2012 - Silverstone

Posição Piloto Equipe Tempo
1º Fernando Alonso Ferrari 1min51s746
2º Mark Webber Red Bull 1min51s793
3º Michael Schumacher Mercedes 1min52s020
4º Sebastian Vettel Red Bull 1min52s199
5º Felipe Massa Ferrari 1min53s065
6º Kimi Räikkönen Lotus 1min52s290
7º Pastor Maldonado Williams 1min53s539
8º Lewis Hamilton McLaren 1min53s543
9º Romain Grosjean Lotus Sem tempo no Q3
10º Paul di Resta Force India 1min57s009
11º Nico Rosberg Mercedes 1min57s108
12º Daniel Ricciardo Toro Rosso 1min57s132
13º Bruno Senna Williams 1min57s426
14º Nico Hulkenberg Force India 1min54s382
15º Sergio Perez Sauber 1min57s895
16º Kamui Kobayashi Sauber 1min57s071
17º Jenson Button McLaren 1min48s044
18º Vitaly Petrov Caterham 1min49s027
19º Heikki Kovalainen Caterham 1min49s477
20º Timo Glock Marussia 1min51s618
21º Pedro de la Rosa HRT 1min52s742
22º Narain Karthikeyan HRT 1min53s040
23º Jean-Éric Vergne Toro Rosso 1min57s719
24º Charles Pic Marussia 1min54s143

Textos: Márcio Fonseca / MF2
            César Leite ? ESPORTE &CIA