O final de semana da equipe Williams durante o GP da Itália foi bem interessante, mas, nada bom diante do resultado final. Embora o brasileiro Bruno Senna tenha conseguido um ponto com
sua décima posição, seu desempenho foi inferior ao do seu companheiro de equipe, o venezuelano Pastor Maldonado, que largou em 22º e terminou em 11º.
O engenheiro Chefe de Operações mark Gillan, deixou o seu recado após a corrida: "Ambos os pilotos tiveram boas largadas e de 13º no grid, hoje, tivemos o prazer de marcar um ponto com Bruno que fez apenas uma parada e terminou em décimo. Pastor Maldonado também pilotou bem, terminando logo atrás de Bruno em 11º com uma estratégia de duas paradas. Maldonado iniciou em 22º depois de ser penalizado com 10 posições no grid de largada."
Bruno Senna: "Foi muito difícil com apenas uma parada, mas tivemos um bom resultado e também, muita sorte com alguns carros que foram obrigados a abandonar. Foi um grande esforço da equipe hoje para chegar a esse ponto. Agora estamos ansiosos para as próximas etapas, onde correremos experimentando uma maior downforce no carro" disse o brasileiro.
A CORRIDA:
Aconteceu no domingo, 9 de setembro de 2012, o Grande Prêmio da Itália de fórmula 1; a 13ª etapa da temporada, no circuito de Monza (5.793 metros / 53 voltas).
Diferente do GP da Bélgica, quando aconteceu um tumulto no início por conta da lambança do piloto da Lotus, Romain Grosjean, desta vez, a largada foi limpa e o pole position Lewis Hamilton se manteve na ponta, mas, seu companheiro de equipe na McLaren, Jenson Button, segundo no grid, perdeu posição para o brasileiro Felipe Massa, da Ferrari.
Antes da primeira curva, Massa ainda tentou ultrapassar o pole Hamilton, mas, como ele estava do lado de fora da curva, o piloto inglês levou vantagem e seguiu na frente. Fernando Alonso, que largou em décimo lugar, ganhou três posições na largada, o mesmo acontecendo com o brasileiro Bruno Senna, da equipe Williams, que pulou de 13º para décimo.
A corrida seguiu nesse ritmo, com Alonso pressionando e conseguindo várias posições, enquanto que Felipe Massa, estacionou na sua balada. Na 33ª volta, Alonso já era quarto colocado, atrás de Button, mas, o inglês teve problemas com sua McLaren na volta 34 e abandonou a corrida. Isso fez com que o espanhol bicampeão mundial de fórmula 1 assumisse o terceiro lugar e passasse a pressionar o seu companheiro de equipe, Felipe Massa.
A pressão de Alonso e da equipe não demorou muito e na volta 40, Massa foi ultrapassado pelo espanhol. Logo em seguida, na volta 43, Massa foi superado também por Sergio Perez, da Sauber. Assim, os cinco primeiros ficaram: Hamilton, Alonso, Perez, Massa e Kimi Raikkonen. O desempenho de Perez estava tão forte que além de fazer a volta mais rápida, ultrapassou com extrema facilidade a Ferrrari de Alonso, na volta 46, assumindo assim, a segunda posição.
Na volta 48, foi a vez de Sebastian Vettel abandonar a prova, com problemas na sua Red Bull e na 52, Mark Webber, também parou.
No final da prova, Lewis Hamilton confirmou a boa fase e conquistou mais uma vitória. Perez cruzou a linha de chegada em segundo e Fernando Alonso completou o pódio em Monza. Felipe Massa, mais uma vez fez o que todo mundo já está acostumado e deixou o pódio escapar, terminando em quarto lugar. Bruno Senna cruzou a linha de chegada em décimo.
Resultado Final - GP DA ITÁLIA 2012:
1º Lewis Hamilton McLaren 1h19min41s221
2º Sergio Perez Sauber a 4s356
3º Fernando Alonso Ferrari a 20s594
4º Felipe Massa Ferrari a 29s667
5º Kimi Räikkönen Lotus a 30s881
6º Michael Schumacher Mercedes a 31s259
7º Nico Rosberg Mercedes a 33s550
8º Paul di Resta Force India a 41s057
9º Kamui Kobayashi Sauber a 43s898
10º Bruno Senna Williams a 48s144
11º Pastor Maldonado Williams a 48s682
12º Daniel Ricciardo Toro Rosso a 50s316
13º Jerome D Ambrosio Lotus a 1min15s861
14º Heikki Kovalainen Caterham a 1 volta
15º Vitaly Petrov Caterham a 1 volta
16º Charles Pic Marussia a 1 volta
17º Timo Glock Marussia a 1 volta
18º Pedro de la Rosa HRT a 1 volta
19º Narain Karthikeyan HRT a 1 volta
20º Mark Webber Red Bull Não terminou
21º Nico Hulkenberg Force India Não terminou
22º Sebastian Vettel Red Bull Não terminou
23º Jenson Button McLaren Não terminou
24º Jean-Éric Vergne Toro Rosso Não terminou