O Grande Prêmio da Índia de fórmula 1 disputado na manhã do domingo, 27 de outubro de 2013 no Circuito de Buddh, em Nova Delhi, não foi dos melhores para a equipe Sauber. Enquanto o
mexicano Esteban Gutiérrez terminou a prova em 15º, o alemão Nico Hulkenberg abandonou com problemas no carro.
Dos dois pilotos, o alemão foi o que mais sentiu pelo problema ainda a ser descoberto. Hulkenberg começou a corrida com pneus macios e após 33 voltas, mudou para os médios. Na sequência, na volta 53 mudou para os macios novamente...
"Hoje era para ter cruzado a linha de chegada em oitavo lugar", disse o alemão que continuou o raciocínio.. "Ainda não sabemos o que aconteceu. Quando eu estava na carga máxima de frenagem, de repente acabou o freio. Alguma coisa deve ter quebrado no carro. Foi muito decepcionante", desabafou.
Esteban Gutierrez também deixou sua impressão: "Este não foi um grande fim de semana, mas, tive uma valiosa experiência durante a corrida de hoje. Infelizmente, eu cometi um erro no início e paguei caro na sequência. Tivemos um bom ritmo, com boas brigas com Fernando ( Alonso ) e Roman ( Grosjean ). Gostei disso. O carro estava bem equilibrado e no final eu me esforcei bastante, mas ainda acho que se não fosse o meu erro no início, podia ter qualificado entre os dez primeiros de novo".
A CORRIDA:
O alemão Sebastian Vettel, da equipe Red Bull Racing, venceu o Grande Prêmio da Índia de fórmula 1 e sagrou-se tetracampeão da categoria em 2013.
Seu quarto título (antecipado) saiu com a ajuda do companheiro de equipe, o australiano Mark Webber, que com problemas no câmbio do carro na 40ª volta, abandonou a prova. Para conquistar o título de 2013, bastava um quinto lugar de Vettel na corrida, independente de outros resultados.
No circuito de Buddh, a segunda posição ficou com o alemão Nico Rosberg, da equipe Mercedes e Romain Grosjean, da Lotus, completou o pódio.
Quanto à Ferrari, desta vez, Felipe Massa ficou na frente de Fernando Alonso. O brasileiro terminou a corrida em quarto lugar, enquanto que o espanhol foi apenas o 11º.
Com a vitória, Vettel, agora tetracampeão, junta-se à galeria dos poucos pilotos a já conquistarem tal número de títulos. Antes dele, apenas três chegaram ao tetra na fórmula 1: o argentino Juan Manuel Fangio, o francês Alain Prost e o alemão Michael Schumacher, contudo, Vettel se destaca dos outros pela idade (26 anos). Fangio arrebatou o quarto título quando tinha 45 anos em 1956 e Schumacher, em 1993, com 38.
A próxima prova da temporada 2013 da Fórmula 1 está agendada para o dia 3 de novembro, nos Emirados Árabes Unidos. Na sequência, a categoria ainda passará por Estados Unidos (17/11) e Brasil (24/11).
Resultado final – GP da Índia 2013:
1º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) 60 voltas em 1h31min12s187
2º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) a 29s8
3º. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) a 39s8
4º. Felipe Massa (BRA/Ferrari) a 41s6
5º. Sergio Pérez (MEX/McLaren-Mercedes) a 43s8
6º. Lewis Hamilton (ING/Mercedes) a 52s4
7º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) a 1min07s9
8º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) a 1min12s8
9º. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) a 1min14s7
10º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari) a 1min16s2
11º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) a 1min18s2
12º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) a 1min18s9
13º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari) a 1 volta
14º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) a 1 volta
15º. Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) a 1 volta
16º. Valtteri Bottas (FIN/Williams-Renault) a 1 volta
17º. Max Chilton (ING/Marussia-Cosworth) a 2 voltas
18º. Jules Bianchi (FRA/Marussia-Cosworth) a 2 voltas
Abandonaram:
Nico Hulkenberg (ALE/Sauber-Ferrari) na volta 55
Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) na volta 40
Charles Pic (FRA/Caterham-Renault) na volta 36
Giedo van der Garde (HOL/Caterham-Renault) na volta 1