Esporte & Cia

Wednesday, May 01st

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

RBR: carro ruim, semana ruim. O jeito é descontrair

E-mail Imprimir PDF

No último dia de testes da fórmula 1 em Jerez de la Frontera, na Espanha, o piloto Felipe Massa, agora na Williams, cravou o melhor tempo, com 1min28s229. O brasileiro deu 86 voltas no circuito espanhol e comemorou muito o resultado:

"Não foi um grande dia porque estava chovendo, mas foi interessante para entender como o carro se comporta no molhado, com os pneus e com a nova unidade de potência. Hoje conseguimos concluir muito mais voltas do que nos últimos três dias e isso é muito bom", disse Felipe que continuou o seu raciocínio... "Hoje não tivemos quaisquer problemas com o carro, o que é outro passo à frente. Agora precisamos nos concentrar em fazer cada vez mais voltas no Bahrein. No geral, estou feliz com meus primeiros dias na Williams e muito satisfeito com a evolução da equipe. É claro que é importante ser competitivo, mas, teste é teste e corrida é corrida", finalizou o Massa.

A Red Bull Racing continua no seu dilema com o carro que não anda. No total, nesta sexta-feira, a equipe conseguiu mais sete voltas completas, o que soma 18 voltas em quatro dias de testes; uma marca muito baixa e preocupante. Pelo jeito,os problemas com o motor ainda não foram solucionados:

"Foi um teste muito difícil", disse o chefe principal do time, Christian Horner. "Tivemos vários problemas com o motor Renault , bem como questões de chassis e de refrigeração, e tudo isso afetou o nosso progresso. No entanto, apesar da falta de quilometragem, o que conseguimos aprender mostra que os problemas devem ser resolvidos para o próximo teste, no Bahrein. Pudemos aprendeu muito pouco antes do início da temporada", comentou.

O Coordenador de Engenharia da RBR, Andy Damerum também deixou sua impressão: "Hoje completamos sete voltas e cada vez que o Daniel saiu, fizemos melhorias para o controle do motor. Nós também estávamos fazendo correções para os problemas que surgiram no processo de avaliação do trabalho, no entanto, descobrimos um problema mecânico e após investigação ficou claro que não conseguiríamos resolver a tempo de correr no período da tarde. Por isso, foi tomada a decisão de se interromper os trabalhos mais cedo, avaliarmos os dados que obtivemos e nos concentrarmos para os testes no Bahrein. Duas semanas é muito tempo na F1 e tenho certeza que a Renault vai trabalhar incansavelmente para resolver os problemas que tenho visto".

Ainda com relação ao último dia de testes em Jerez, para variar, Fernando Alonso, da Ferrari ficou na cola do brasileiro Massa ao cravar a segunda melhor marca do dia. O espanhol concluiu 115 voltas no circuito. Em terceiro ficou o também espanhol da Force India, D. Juncadella, (1min29s457 = 81 voltas).

Tempos dos testes da sexta-feira
31/01/2014 - JEREZ DE LA FRONTERA:

1 F.Massa (BRA/Williams-Mercedes) 1min28s229, 86 voltas
2 F.Alonso (ESP/Ferrari) 1min29s145, 115 voltas
3 D.Juncadella (ESP/Force India-Mercedes) 1min29s457, 81 voltas
4 K.Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes) 1min30s806, 110 voltas
5 L.Hamilton (ING/Mercedes) 1min30s822, 41 voltas
6 J.Bianchi (FRA/Marussia-Ferrari) 1min32s222, 25 voltas
7 A.Sutil (ALE/Sauber-Ferrari) 1min36s571, 69 voltas
8 N.Rosberg (ALE/Mercedes) 1min36s951, 91 voltas
9 K.Kobayashi (JAP/Caterham-Renault) 1min43s193, 54 voltas
10 D.Kvyat (RUS/Toro Rosso-Renault) 1min44s016, 9 voltas
11 D.Ricciardo (AUS/Red Bull-Renault) 1min45s374, 7 voltas