O Flamengo segue com 100% de aproveitamento no Campeonato Carioca de 2011. Depois de estrear vencendo o Volta Redonda, no Engenhão, o time da Gávea passou por mais um concorrente direto do Grupo A da Taça Guanabara, neste sábado (22.01), em Edson Passos. Com gols de Renato, David e Deivid, o Rubro-negro bateu o América por 3 a 1 e chegou a seis pontos em dois jogos na competição.
O resultado deixa a equipe da Gávea na liderança isolada da chave. O próximo desafio do Fla é na quarta-feira (26.01), contra o Americano, em Macaé. No final de semana que vem, no domingo (30.01), os rubro-negros disputam o clássico contra o Vasco. Maior vencedor da história do Estadual, o Flamengo busca seu título de número 32 na competição.
Bola parada decide
Durante a semana, muito se falou nas diversas opções para cobradores de falta que o Flamengo tem em seu elenco. Parecia um aviso ao América. Foi assim que o time da Gávea abriu o placar aos 12 minutos. Em jogada ensaiada na entrada da área, Leo Moura só rolou para o apoiador Renato chutar forte no canto do arqueiro americano e fazer 1 a 0 para o time da Gávea, que começou bem melhor a partida.
E o segundo gol rubro-negro também veio em jogada de bola parada. Renato cobrou falta pela ponta direita, com categoria, e colocou a bola na cabeça do zagueiro David, que só escorou na saída do goleiro: 2 a 0. O Fla seguiu melhor e continuou criando muitas chances de gol nos contra-ataques, já que o América passou a ir um pouco mais ao ataque.
Aos 35, Deivid quase fez o terceiro, completando cruzamento de Marquinhos. Dois minutos depois, foi Vander quem perdeu boa chance de ampliar, cara a cara com o goleiro. De longe, aos 40, Fernando também esteve próximo de marcar, e no minuto seguinte foi Marquinhos quem chegou em boas condições de finalizar, mas não conseguiu.
Deivid "desencanta"
Em entrevista ao site oficial antes da partida, o atacante Deivid avisou: sua motivação para marcar seu primeiro gol no ano estava grande. Ele mostrou isso logo nos primeiros minutos do segundo tempo. Aos sete, após boa jogada individual de Vander pela direita, o camisa 9, dentro da pequena área, tocou com tranqüilidade para fazer 3 a 0.
O gol fez o Flamengo poder administrar um pouco mais o resultado. O América chegou a diminuir, com Leandrinho, de cabeça, após bate-rebate na área, aos 22. Mas o time de Vanderlei Luxembugo seguiu melhor. Aos 27, Leo Moura quase fez o quarto depois de ótima jogada individual pela direita.
Pensando em segurar a vitória, porém, aos 35 o técnico Vanderlei Luxemburgo colocou o zagueiro Ronaldo Angelim no lugar do meia Vander, dando mais consistência à zaga. Aos 40, Luxa fechou ainda mais a equipe, colocando João Vitor no lugar de Deivid. A estratégia deu certo e o placar de 3 a 1 não se alterou. O Fla ainda criou boas chances de marcar, mas ficou nisso mesmo. No fim, mais uma vitória rubro-negra no Estadual.
AMÉRICA 1 x 3 FLAMENGO
Local: Estádio Giulite Coutinho (Edson Passos), Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Gutemberg de Paula (RJ)
Auxiliares: Ednei Guerreiro Mascarenhas e Marco Aurélio Pessanha
Cartões Amarelos: Welinton e David (Fla)
Gols: Renato, aos 12'/ 1ºT, David, aos 32'/ 1ºT e Deivid, aos 7'/ 2ºT (FLA); Leandrinho, aos 21'/2ºT (AME)
AMÉRICA-RJ: Mota; Edson (Josimar Junior, intervalo) , Victor, Ronan e Bruno Santos (Felipe, intervalo); Yves, Rodolpho, Fukamati, Luiz Araújo e Leandrinho (Welington, aos 25'/2ºT); Felipe Adão e Hugo. Técnico Gilson Gênio
FLAMENGO: Felipe; Léo Moura, David, Welinton e Egídio; Fernando, Willians, Renato, Vander (R. Angelim, aos 32'/2ºT) e Marquinhos (Wanderley, aos 20'/2ºT); Deivid (João Vitor, aos 39'/2ºT). Técnico: Vanderlei Luxemburgo