Esporte & Cia

Saturday, May 18th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

"Eu queria continuar, mas não consigo", diz Ronaldo

E-mail Imprimir PDF

Parece que agora é verdade. Depois de quase três anos no Timão, o fenômeno Ronaldo vai anunciar o fim de sua carreira. "Não aguento mais". "Eu queria continuar, mas não consigo. Penso uma jogada, mas não executo como quero. Tá na hora. Mas foi lindo pra caramba", declarou o craque para o jornal Estado de São Paulo.

Verdade ou não, o fato é que o jogador já convocou até uma entrevista coletiva para esta segunda-feira, onde então, colocaria as razões para a sua aposentadoria. Ronaldo sempre foi um jogador acima da média, tanto dentro quanto fora de campo. Sua visão da carreira, garra para se manter atuando e postura padrão diante da imprensa, o levaram a ser alguém acostumado a conversar com muita sinceridade e clareza.

Certamente o craque vai anunciar mesmo o seu afastamento definitivo dos quadros de jogadores profissionais. Um fato a lamentar por este lado, mas, se visto por outro ângulo, o futebol brasileiro pode ganhar muito com isso. Só espero que neste momento, alguém com cabeça muito lúcida no Governo Federal, oficialize um convite para que o mesmo seja uma espécie de embaixador da Copa em 2014. Alguém que possa fiscalizar de perto o comitê organizador, contribuir com sua experiência também nesta área.

Dentro de campo todos já conhecem muito bem o Ronaldo Nazário e, certamente pode vir a ser alguém que pode verdadeiramente ajudar na real profissionalização do futebol no Brasil, coisa que muitos já acham ser uma realidade, mas, quem conhece mesmo de futebol profissional, sabe que no Brasil isto ainda está bem longe de ser uma realidade.

Mas, antes disso, o que precisa ser feito é a torcida do Corinthians parar de ficar acusando Ronaldo de ser um dos principais culpados pela eliminação precoce do Corinthians contra o Tolima na Pré-Libertadores. Na ocasião, o jogador admitiu que pensou em se aposentar, mas mudou de ideia. A torcida do Timão precisa sim, estender o tapete vermelho para o fenômeno, assim como aconteceu na Europa, ou correrá o risco de borrar a história do clube como sendo uma torcida mal-agradecida.

A assessoria de imprensa do Corinthians, embora não confirme oficialmente a decisão de Ronaldo, já marcou uma entrevista coletiva de imprensa para às 12h40 desta segunda-feira, no Centro de Treinamento Joaquim Grava.

RONALDO NAZÁRIO:

Ronaldo Luís Nazário de Lima, mais conhecido como Ronaldo ou também Ronaldo Fenômeno ou ainda Ronaldinho, nasceu no Rio de Janeiro, em 22 de setembro de 1976.

Sua primeira atuação pela Seleção Brasileira de Futebol em Copas do Mundo, aconteceu em 1994, quando os canarinhos conquistaram o tetracampeonato mundial.

É o maior artilheiro da história das Copas do Mundo com quinze gols. Iniciou seu caminho no futebol no futsal do Valqueire Tênis Clube, transferindo-se cedo para o Social Ramos Clube do Rio de Janeiro, para logo em seguida mudar-se para o São Cristóvão, também carioca. Porém foi no Cruzeiro que se profissionalizou e alcançou a fama como atleta no segundo semestre de 1993.