Esporte & Cia

Sunday, Nov 24th

Last update:09:53:06 AM GMT

You are here:

Vasco é campeão do I Mundialito de B-Soccer

E-mail Imprimir PDF

O Vasco da Gama é campeão do I Mundialito de Clubes de Beach Soccer 2011. O 'Gigante da Colina' venceu o Sporting Portugal por 4 a 2 na manhã deste sábado e fez festa com o inédita conquista nas areias da arena montada na 'Praia do Sol', na Represa de Guarapiranga.

O 'Trem Bala da Colina' passeou pela quadra aos gritos de 'Casaca' e a taça vai para o Rio de Janeiro. Na disputa do terceiro lugar, o Flamengo derrotou o Lokomotiv Moscou por 5 a 4 (1 a 0 na prorrogação após empate em 4 a 4 no tempo normal). Após a final, a organização entregou os prêmios individuais da competição: o potiguar André (Flamengo) foi o 'Artilheiro' com 15 gols, o português Graça recebeu o troféu de 'Melhor Goleiro' e o uruguaio Pampero, do Vasco da Gama, foi eleito o 'Melhor Jogador' do campeonato.

Nem bem a bola rolou e o Sporting Portugal abriu o placar. Leguissa cobrou falta de longe e Fernando DDI desviou para o fundo das redes: 1 a 0, aos 27 segundos. Os vascaínos reclamaram muito contestando que o atacante teria invadido o 'cone imaginário'. Gol confirmado e portugueses na frente no placar. A torcida do Vasco da Gama, que compareceu em bom número, se inflamou e passou a chamar pelo 'time da virada'. Bruno Xavier, do Vasco - havia um homônimo na equipe lusitana - levantou a arena num belo chute que desviou em Leguissa e raspou na trave de Graça. O Vasco lutava pelo empate e o Sporting esperava a chance de um contra-ataque. Deu para os cariocas: aos 8'25", Betinho cobrou lateral, Bruno Xavier dominou e chutou, no ângulo, sem chances para Graça: 1 a 1. Um minuto depois, Madjer simulou ter sofrido uma falta e cobrou forte o tiro do meio da quadra. Graça deu rebote e Rafinha, que tinha acabado de entrar, chutou para virar: 2 a 1, aos 9'34", placar do primeiro tempo. Da área VIP, Roberto Dinamite, presidente vascaíno, aplaudiu a virada da equipe.

Sol forte, muito calor e jogo morno no segundo tempo. Bilro, treinador do Sporting, pediu calma ao seu time e tentou corrigir o posicionamento da defesa para a segunda etapa. Já Gilberto Costa, técnico do 'Gigante da Colina', falou pouco no banco antes do retorno para a segunda etapa. O Vasco da Gama pouco produziu, pouco criou e o Sporting teve dois lances de ataque perigosos. O primeiro com Belchior, logo aos 1'26", obrigando Salgueiro à boa defesa. E no fim, a 18 segundos do apito, o português naturalizado canadense Bruno Xavier arriscou em cobrança de falta de longe e o argentino Salgueiro defendeu. O brasileiro Bruno Xavier deu a senha para os últimos 12 minutos de jogo. "Temos que ter tranquilidade nesse terceiro tempo. Vamos respirar, concentrar e voltar para conquistar esse título".

Ao Sporting não restava outra alternativa: virar o jogo. Com seu quinteto titular em quadra, Bilro mandou a equipe à frente. Mas a forte marcação vascaína não dava espaços a Madjer e Belchior. O relógio parecia correr mais rápido para os lusitanos e as coisas ficaram ainda mais difíceis depois que Rafinha levantou a bola e Pampero, de cabeça, tocou encobrindo Graça: 3 a 1, aos 3'11". Mas o campeão português não se abateu: Belchior cobrou falta aos 4'24" para diminuir, esquentando ainda mais a decisão. Bruno Xavier teve a chance de aumentar para os cariocas após linda jogada de Jorginho, mas chutou por cima do gol. Madjer quase empatou a apenas 1'47" do fim, acertando a trave de Salgueiro na cabeçada. Mas sobrou para o defensor Betinho, completando um belo cruzamento de Jorginho, o tiro de misericórdia: 4 a 2, a 1'17" do fim. Festa pelo primeiro título mundial da história do Vasco da Gama.

"Essa é uma conquista inédita, é o primeiro título mundial do clube! Tem um sabor especial! O torcedor vascaíno tem que comemorar e muito essa vitória, somos os primeiros campeões mundiais!", vibrou Betinho, que é tetracampeão da Copa do Mundo FIFA de Beach Soccer (2009/08/07/06) pela Seleção Brasileira.

"Não fizemos uma boa primeira fase, erramos muito nos primeiros jogos, mas conseguimos acertar a marcação e o time cresceu. Já na vitória sobre o Corinthians o time melhorou, conseguiu encaixar, temos um time muito técnico e isso facilitou a evolução. Quero parabenizar ao grupo pela entrega, pelo empenho, e agradecer às nossas famílias pelo apoio e à torcida, que merece muito comemorar esse título", afirmou o técnico Gilberto Costa.

Para chegar ao título, o Vasco da Gama não fez boa campanha na fase classificatória: terminou em quarto lugar no Grupo B, vencendo Boca Juniors e Flamengo nos pênaltis e sendo derrotado por Barcelona e Milan. Nas quartas-de-final a equipe cruzmaltina eliminou o poderoso Corinthians e, na semifinal, derrotou o arquirrival Flamengo. Este foi o segundo título do Vasco da Gama: em dezembro, a equipe sagrou-se campeã do Torneio RJ-SP de Clubes. Em meio ao abatimento pela derrota, o brasileiro naturalizado português Alan resumiu a tristeza do Sporting.

-"Não tivemos a concentração de outros dias e sofremos três gols por causa disso. Quando eu não venço, costumo analisar muito mal. Então, como não ganhamos, é porque faltou alguma coisa", disse.

VASCO DA GAMA 4 x 2 SPORTING LISBOA
GOLS: Fernando DDI - Sporting Portugal (27" do 1º), Bruno Xavier - Vasco da Gama (8'25" do 1º), Rafinha - Vasco da Gama (9'34"do 1º); Pampero - Vasco da Gama (3'11" do 3º), Belchior - Sporting Portugal (4'24" do 3º) e Betinho - Vasco da Gama (10'43" do 3º)