Esporte & Cia

Friday, Sep 27th

Last update:09:53:06 AM GMT

You are here:

O fim da carreira de Lucas, atacante do Atlético-PR

E-mail Imprimir PDF

O atacante Lucas, autor do primeiro gol do Atlético-PR na inauguração do seu novíssimo estádio em 1999, a Arena da Baixada, anunciou na quarta-feira, 11 de maio de 2011, que encerrará a carreira como jogador profissional.

O gol que iluminou a carreira do jogador na inauguração da Arena da Baixada, foi testemunhado pelo Esporte &Cia que na época estava ainda na fase de projeto, engatinhando, dando os primeiros passos para o início das publicações impressas na capital paranaense.

O repórter César Leite fala sobre este dia memorável para a equipe atleticana: "O Lucas, em 1999, marcou um golaço na inauguração do Atlético-PR e que até hoje está muito vivo na minha memória. O jogo foi contra o Cerro Porteño, do Paraguai e se não me engano o Alético venceu por 2 a 1.  O gol de Lucas saiu após cruzamento de letra de Kelly. Lucas marcou um golaço. Tenho até hoje alguns ingressos que na época a diretoria tinha cedido a mim para que pudesse levar alguns convidados. Nos meus arquivos tenho também guardado, as credenciais de imprensa usadas naquela noite memorável, objeto que inclusive já neguei uma proposta de venda por R$ 1 mil reais, mas que claro, não negociei porque trata-se de um objeto patrimônio do clube, embora comigo. Foi uma noite de gala e na época eu chefiava a equipe de esportes da Rádio AM 1320 em Curitiba, emissora que fazia parte da então Rede Boa Vontade de Rádio, hoje Rede Mundial. Na cabine, o narrador fenomenal Paulo Sodati ditava o ritmo do jogo e eu em campo, com outro repórter que agora não me recordo bem o nome. A cabine de imprensa que usávamos era a de número dez, na época uma das melhores colocações para se vizualizar o campo. Mas, enfim, voltando ao Lucas, a façanha, o primeiro gol do novo estádio, rendeu a ele uma placa que fica na ante-sala que dá acesso ao campo. Por ali entrevistei o jogador várias vezes e honestamente guardo boas recordações tanto do clube, quanto do artilheiro Lucas que mais tarde, lutou bravamente na Copa Libertadores daquele ano e ainda participou do Paranaense de 2000", disse o repórter que também falou sobre o então presidente do clube... "O que mais me impressionou na época, foi a força de vontade do então Presidente do Atlético-PR, Mário Celso Petraglia; um homem cheio de vontade e amor pelo clube, um milionário, empresário de sucesso que, por amor ao Furacão resolveu colocar em pé, um antigo sonho do clube e da torcida: a IMPONENTE ARENA DA BAIXADA, um etádio lindo, boa acústica, boas acomodações, enfim, um estádio à altura do futebol brasileiro.  Além de ser um bom articulador de negócios, Petráglia sempre foi um gentleman quando a mim concedeu entrevistas. Polida educação, esmero nas palavras e dicção de dar inveja a muitos cronistas esportivos, o hoje Presidente de Honra do clube foi peça fundamental para o avanço do Atlético-PR", finalizou César Leite em ritmo de nostalgia.

Depois de atuar no Atlético-PR, Lucas foi para o  Rennes (da França), Corinthians e Cruzeiro. Em 2005 foi para o futebol japonês e jogou pelo FC Tokyo até 2007 e no Gamba Osaka, de 2008.

Dizendo-se desmotivado, o atacante anunciou que deixará de jogar futebol profissionalmente, conforme anuncia o site oficial do clube.

“Não foi nem o aspecto campo que me fez  tomar a decisão. Eu vi que não estava mais apto a praticar o futebol, a concentração, os treinamentos, os jogos excessivos. Estas coisas foram acumulando desde o primeiro treino, até, junto com minha esposa eu tomar a decisão”, explicou Lucas que tem 32 anos de idade.