Esporte & Cia

Friday, Sep 27th

Last update:09:53:06 AM GMT

You are here:

Ricardo Gomes segue em estado grave no hospital

E-mail Imprimir PDF

O treinador do Vasco da Gama, Ricardo Gomes, sentiu-se mal durante o jogo contra o Flamengo na tarde do domingo, 28 de agosto de 2011 e válido pela décima-nona rodada do Campeonato Brasileiro. Durante o segundo tempo da partida que terminou empatada em 0 a 0, o comandante vascaíno avisou a comissão técnica no banco de reservas que não estava se sentindo bem e pediu a vinda de uma ambulância para socorrê-lo.

Em imagens mostradas no programa Fantástico da Rede Globo de Televisão, Ricardo estava visivelmente passando mal. Os seus parceiros que estavam no banco de reservas, ao verem a seriedade da situação, imediatamente solicitaram a presença da ambulância.

Ele sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) hemorrágico e do lado direito do cérebro, que controla a fala e os movimentos. Depois de exames apurados, foi necessário levá-lo para uma intervenção cirúrgica, comandada pelo Dr. José Antônio Guastique. Por volta das 20h30 a cirurgia foi iniciada e ao final foi considerada um sucesso. Agora, os médicos dizem ser necessárias pelo menos 72 horas de espera para poder avaliar se Gomes apresentará alguma sequela.

De acordo com o médico do Vasco Clovis Munhoz, o treinador teve uma queda de pressão pela falta de vascularização no cérebro. Logo que foi atendido, a pressão do treinador indicava 19 por 12. Foram feitos também exames de rotina como testes pata testar sua lucidez e foi concluído que o melhor seria levá-lo a um hospital onde pudesse ser submetido a uma bateria de novos exames – incluindo ecografia e tomografia.

“Ele me reconheceu. Cheguei e perguntei: ‘Sabe quem sou eu?’ Ele disse meu nome, conversamos e vi sua lucidez. Mas estava um pouco nervoso, sem organizar direito as palavras. É muito cedo para qualquer diagnóstico. Só mais tarde saberemos o que houve”, disse o médico do Vasco.