Esporte & Cia

Friday, Sep 27th

Last update:09:53:06 AM GMT

You are here:

Rolou a bola na Soccerex 2011. E Cafu volta a ser capitão

E-mail Imprimir PDF

Maior plataforma de negócios do futebol mundial, a Soccerex Global Convention deu início às atividades no Rio de Janeiro com a cerimônia de abertura do Festival de Futebol: um encontro de dois dias na Praia de Copacabana com atividades, estrelas e muita emoção. Neste sábado (26) e domingo, grandes estrelas do passado estarão em campo para disputar um torneio, o chamado Mundialito, que reunirá quatro seleções: Brasil, Holanda, Europa All-Stars e América Latina All-Stars - o Brasil é o atual campeão do torneio. O evento acontece pela segunda vez no Rio. A entrada para o público na arena montada nas areias da praia, entre os postos 2 e 3 de Copacabana, é gratuita.

Neste sábado a grande atração do início da manhã foi a divertida e emocionante participação de Cafu em um jogo entre atletas da Special Olympics, entidade internacional que promove a inclusão de pessoas com capacidades intelectuais diferenciadas por meio do esporte. Antes disso, o presidente da Soccerex, Duncan Revie, oficializou a abertura do Festival de Futebol - que precede a conferência propriamente dita, a ser realizada de segunda (28) a quarta-feira no Forte de Copacabana.

"Você sente o clima de um evento como a Soccerex quando encontra pela frente alguém como o bicampeão do mundo Cafu", disse Revie. "Estou ansioso por encontrar outros atletas lendários do futebol no nosso evento. O Brasil é isso! Estrelas, bom futebol, com o coração do tamanho deste gigante país! Uma lição de humanidade e bondade, com um grande sorriso, sempre estampado no rosto. E gostaria de agradecer ao Estado e à Prefeitura do Rio por nos acolherem aqui", continuou. A convenção de negócios do futebol, que se inicia na segunda-feira, deve crescer entre 15% e 20% em termos de movimentação financeira, podendo alcançar R$ 180 milhões de volume negociado.

Desarmado. E rindo - As duas equipes da Special Olympics pertencem ao Instituto Cidade Feliz, de Itaguaí (RJ). Cafu foi logo cercado pelos atletas, que arrancaram sorrisos de emoção do ex-capitão da Seleção Brasileira. No jogo, não foi diferente. Cafu foi surpreendido pela disposição dos jogadores, e ria quando era desarmado por um rival. O craque jogou descalço e foi aplaudido quando, acossado por um atacante rival, parou a jogada para amarrar sua chuteira.

Apesar do clima de descontração, o jogo foi levado a sério pelos atletas especiais, que queriam mostrar serviço para o ídolo. Cafu jogou um tempo em cada equipe - camisas amarelas versus camisas azuis. Os adversários de camisas azuis saíram na frente, registrando um gol no começo do primeiro tempo, mas a equipe de Cafu empatou antes do intervalo. No segundo tempo, Cafu, no comando do time azul, ajudou na vitória por 3x1, garantindo maior estabilidade na defesa - e também oferecendo instruções aos colegas. O artilheiro do jogo foi Mirandinha (Rogério Miranda, 23 anos), do time azul. "Mas a revelação foi o Lelé", apontou Cafu, abraçando Wederley Santos, de 19 anos, que abriu um largo sorriso de felicidade.

"A oportunidade que o Brasil está tendo de sediar mais uma vez um evento importante como a Soccerex é fantástica. É uma maneira de quebrar antigos paradigmas e mostrar para o mundo todo que estamos preparados para receber grandes eventos esportivos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas", disse Cafu.

A Soccerex continua hoje com várias atrações. Confira o restante da programação:

SÁBADO
09h00 - Cerimônia de abertura
09h35 - Special Olympics - partida com celebridades
10h40 - Programa Rio de Janeiro 2016: torneio de futebol
12h45 - Programa Rio de Janeiro 2016: cerimônia de premiação
13h20 - Apresentação de Futebol Paraolímpico do Brasil
14h25 - Academia de Goleiro - Fechando o Gol com Zetti
15h30 - Freestyles Spetacular - apresentação de futebol freestyle
15h45 - Cobrança de pênaltis com Zetti no gol
16h15 - Grupo Piscilata do Piscinão de São Gonçalo
16h35 - Batalha Freestyler: São Paulo x Rio de Janeiro
17h05 - Competição Desafio Adidas
DOMINGO
09h00 - Programa Rio de Janeiro 2016: torneio de futebol
10h00 - Grupo de Dança Núcleo Rio 2016
10h30 - Mundialito: Holanda x Europa All-Stars
11h05 - McDonald’s Showtime
11h30 - Mundialito: Brasil x América Latina All-Stars
11h05 - McDonald’s Showtime
12h25 - Mundialito: decisão do título
13h00 - Desafio Freestyle
13h15 - Mundialito: cerimônia de premiação
13h45 - Desafio do Travessão Soccerex
14h10 - Programa Rio de Janeiro 2016: finais
14h40 - Apresentação de Escola de Samba
15h00 - Cheeleader Spetacular
15h15 - Competição com convidados especiais
16h15 - Desafio Soccerex de distribuição de prêmios

Escalação - Com cinco titulares em campo - um no gol e quatro na linha -, estes são os craques das quatro seleções que entrarão em campo para brigar pelo Mundialito Soccerex:

BRASIL
Zetti
Djalminha
Juninho Paulista
Juliano Belletti
Aldair
Falcão
Técnico: Carlos Alberto Torres

HOLANDA
Pierre van Hooijdonk
Aron Winter
Ruud Gullit
Rob Wischge
Arthur Numan
Guido Albers
Richard Witschge
Técnico: Ruud Gullit

EUROPA ALL-STARS
Vitor Baia
Gaizka Mendieta
Marcel Desailly
Christian Karembeu
Dimas Teixeira
Fernando Couto
Técnico: Bryan Robson

AMÉRICA LATINA ALL-STARS
José Maria Buljubasich
Carlos Valderrama
Faustino Asprilla
Nelson Vivas
Andrés Guglielminpietro
Marcelo Salas
Técnico: Ossie Ardiles