Com uma entrevista coletiva realizada na sala de coletivas do Beira-Rio, o Internacional confirmou a apreciação da minuta do contrato pela direção colorada com a empresa Andrade Gutierrez, visando à modernização do estádio do Campeão de Tudo para a Copa do Mundo de 2014 e para os próximos anos. O presidente Giovanni Luigi explanou sobre a situação contratual, ao lado do 1º vice-presidente do Clube, Luís Anápio Gomes, o vice-presidente de relações sociais e secretário-geral, Gelson Pires, o vice-presidente de serviços especializados, Luciano Davi, e o assessor da presidência, Maximiliano Carlomagno. Confira os principais trechos da coletiva.
Condução segura
"Tomamos todos os procedimentos corretos para iniciar o processo de modenização do Beira-Rio em parceria com a empresa Andrade Gutierrez. Contratamos uma consultora jurídica justamente para proteger o Clube de futuros problemas e acredito que o tempo esperado é necessário para o andamento certo da reforma. Recebemos a minuta do contrato nesta semana e entendemos estar adequada para aquilo que pensamos. E agora teremos no dia 15 de dezembro a votação no Conselho Deliberativo para aprová-la."
Hora dos conselheiros
"O edital de convocação para a reunião foi publicado nos jornais de Porto Alegre no dia de hoje com destino aos conselheiros do Internacional para aprovação da minuta do contrato. A direção tem a convicção que este é o modelo que atende ao Internacional: deixará o clube com um estádio moderno, no padrão Fifa, e livre de investimentos inflacionários. Este contrato estará à disposição dos conselheiros nesta quinta-feira, das 14h às 19h, e também segunda, terça e quarta-feira que vem. Então, no dia 15 (quinta-feira), haverá a votação. Neste périodo, ficará aberto para todos os conselheiros tirarem suas dúvidas."
Aprovação
"O Conselho Delierativo aprovou com unanimidade a condução das obras do Beira-Rio em parceria com uma construtora, deixando de lado o autofinanciamento. A partir disso, demos início a este processo. A direção tem a convicção que este modelo contempla os interesses do Clube."
Beira-Rio em 2012
"É hora de aguardar, pois necessitamos da aprovação da minuta pelo Conselho. A Libertadores é prioridade e não abrimos mão do Beira-Rio para sediar os jogos do Inter nesta competição. O Gauchão já pode ser repensado. Obviamente que, em algum momento, devido à segurança, por exemplo, o Beira-Rio pode ser fechado neste período."
Prazos
"A partir da aprovação do Conselho Deliberativo e posterior assinatura do contrato, as obras do estádio Beira-Rio reiniciarão dentro de 30 dias. O prazo final de término da reforma fica por conta do Comitê Local da Copa".
Benefício incalculável
"Nosso novo estádio dará uma valorização do entorno do complexo. Certamente haverá um aumento de público médio nas partidas por ser um atrativo diferenciado. Ainda ocorrerá um aumento de consumo dos torcedores por produtos e tantas outras coisas que serão disponibilizadas no estádio. Ou seja, o modelo é o ideal em nosso entendimento".