O Palmeiras sagrou-se campeão da Copa do Brasil de 2012, na noite da quarta-feira, 12 de julho, depois de empatar em 1 a 1 com o Coritiba, o segundo jogo da final da competição.
Na primeira partida disputada em São Paulo, o Palmeiras havia vencido por 2 a 0 e levou esta vantagem para a capital paranaense, onde poderia perder até por um gol de diferença que mesmo assim levaria a taça para casa. Por outro lado, o Coritiba precisava vencer pelo menos por 2 a 0 para empurrar a decisão até as penalidades máximas. O esforço foi grande, mas, isso acabou não acontecendo.
A equipe paranaense, jogando no seu estádio, o Couto Pereira, fez um primeiro tempo muito confuso e atropelado, porém, com muita valentia dentro de campo. Nos primeiros 45 minutos de jogo o placar terminou em 0 a 0 e assim, a pressão ficou toda para a etapa final.
Em cobrança de falta, Ayrton abriu o placar para a equipe da casa aos 16 minutos, mas, apenas quatro minutos depois o Palmeiras empatou também com bola parada: Marcos Assunção levantou a bola para a área e Betinho deu um leve toque de cabeça para que a bola beijasse as redes no canto direito do goleiro Vanderlei. Final: Coritiba 1x1 Palmeiras.
O resultado deu o título para o Palmeiras que também conquistou com isso, uma vaga na Copa Libertadores de 2013.