Esporte & Cia

Sunday, May 19th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

As 8 musas do Torneio Feminino de Futebol

E-mail Imprimir PDF

A organização do Torneio Internacional Interclubes de Futebol Feminino, que está sendo realizado em Araraquara, desde o dia 5, escolheu duas jogadoras de cada uma das quatro equipes participantes como as musas do campeonato. As atletas selecionadas, que aliam beleza e qualidade técnica, foram: Maurine e Angélica (Santos), Isa e Gabi (Foz Cataratas Caixa), Andréia e Fernandinha (Palmeiras), e Linnea e Elin (Umea IK).

A competição será encerrada no sábado, na Arena da Fonte, com a decisão do terceiro lugar, entre Palmeiras e Umea, da Suécia, às 13h30, e o confronto final, Santos x Foz Cataratas Caixa, às 16 horas. Os ingressos estão à venda por R$ 5,00 e R$ 10,00.

O futebol feminino surgiu no Brasil na década de 50, por iniciativa de Dona Isolina França Soares, diretora de uma escola na cidade mineira de Araguari. Com problemas de dinheiro para manter a instituição ela teve a idéia de montar um time de futebol só de mulheres. Dona Isolina espalhou cartazes pela cidade e em pouco tempo recebeu cerca de 40 interessadas em jogar pela escola. Dois times foram formados, o Araguari e o Fluminense. O jogo foi um sucesso e teve grande aceitação do público que lotou o estádio para ver a exibição. Mas mesmo com o sucesso do evento, a igreja resolveu proibir a iniciativa, pois não queria que elas mostrassem as pernas em público.

Passados quase 60 anos deste episódio, hoje vemos um cenário completamente diferente no Brasil. As mulheres conquistaram o seu espaço no futebol e cada vez mais encantam o público com lindas jogadas e belos gols. Exemplo disso é Marta, atacante do Santos, que conquistou recentemente o quinto título consecutivo de melhor jogadora do mundo pela FIFA. Mas quem pensa que essas garotas não se preocupam com o visual está enganado. A maioria delas entra em campo com o cabelo arrumado, unhas feitas, perfume e até uma leve maquiagem.

A ala Maurine, do Santos, é uma das adeptas à beleza dentro de campo. "É muito legal o reconhecimento do público. Sou vaidosa e me arrumo para jogar. Tenho certeza que minha imagem pode ajudar a reduzir o preconceito contra as jogadoras. Antigamente o futebol feminino tinha uma imagem muito ruim junto às pessoas e hoje isso está mudando", explicou.

A meio-campista Isa, do Foz Cataratas Caixa, outra escolhida para a votação, ficou feliz com a notícia. "Ser eleita como musa não me surpreende porque meu apelido no grupo é justamente ‘musa’. Fico feliz em ser uma das escolhidas e sempre procuro manter a vaidade durante minha atividade", enfatizou a jogadora.

A jogadora Linnea Agren, uma das escolhidas do Umea IK, da Suécia, ficou surpresa com a escolha e revelou que na Europa a mentalidade é diferente. "Fico grata pela escolha, mas na Europa em geral nós não nos preocupamos muito com a beleza dentro de campo. Nosso foco principal é no futebol. Aqui eu percebi que as brasileiras gostam de se arrumar antes das partidas e até achei interessante", assinalou a sueca.

A atleta Fernandinha, do Palmeiras, é outro exemplo que se encaixa na observação feita pela jogadora sueca. "Eu gosto de jogar arrumadinha. Demoro um pouco para arrumar o cabelo e sempre entro em campo perfumada. Acho importante a mulher demonstrar sua feminilidade e não vejo nenhum problema que isso se reflita dentro do gramado", destacou a atacante.

Araraquara também está representada nesta eleição. É o caso de Andréia, mudou para a cidade com cinco anos de idade, e não entra em campo antes de se produzir. "Fico muito feliz com a escolha. A gente que joga futebol não pode perder o lado feminino. Nosso visual e postura são importantes da mesma forma que o desempenho durante as partidas. Eu costumo passar esmalte nas unhas, perfume e até rimel", citou a defensora do Palmeiras.

Marta recebe placa e será imortalizada na Arena da Fonte - A jogadora Marta, do Santos, receberá mais uma homenagem em Araraquara. A atleta, eleita pela quinta vez consecutiva a melhor jogadora do mundo, receberá uma placa da cidade, entregue pelo prefeito Maurício Barbieri. Outra placa, colocada numa das paredes da Arena da Fonte, próxima do Museu do Futebol, será descerrada às 15 horas desta sexta-feira, para marcar a passagem da grande jogadora por Araraquara.

Classificação
1- Santos - 7 pontos ganhos (3 J, 2 V, 1 E, 6 GP, 3 GC, Saldo + 3)
2- Foz Cataratas Caixa - 5 pg (3 J, 1 V, 2 E, 5 GP, 4 GC, Saldo +1)
3- Palmeiras - 4 pg (3 J, 1 V, 1 E, 1 D, 4 GP, 3 GC, Saldo +1)
4- Umea (Suécia) - 0 pg (3 J, 3 D, 5 GP, 10 GC, Saldo -5)

Artilheiras:
- Hanna Pettersson (Umea) - 3
- Marta e Suzana (Santos), Debinha e Gabi (Foz), Nildinha e Bárbara - 2 gols
-, Maurine e Bia (Santos), Ogonna Chukwudi e Linda Molin (Umea), Gi (Foz Cataratas Caixa) - 1 gol

Tabela

Foz Cataratas Caixa 1 x 1 Palmeiras
Santos 4 x 2 Umea

Santos 1 x 0 Palmeiras
Umea 2 x 3 Foz Cataratas Caixa

Umea 1 x 3 Palmeiras
Santos 1 x 1 Foz Cataratas Caixa

15/01 (13h30) - Disputa do 3º lugar - Palmeiras x Umea
15/01 (16h) - Decisão do título - Santos x Foz