Esporte & Cia

Friday, Sep 27th

Last update:09:53:06 AM GMT

You are here:

O Cruzeiro-MG enfrentará uma maratona de jogos

E-mail Imprimir PDF

Antes de receber o fim de semana de folga para curtir o Carnaval e, principalmente, descansar, o elenco cruzeirense enfrentou uma sequência desgastante de jogos e viagens. Foram cinco partidas disputadas em 19 dias, três pela Copa Libertadores (vitórias sobre Estudiantes-ARG e Guarani-PAR, e empate com o Deportes Tolima-COL) e duas pelo Campeonato Mineiro BMG (vitórias sobre Ipatinga e América-TO).

Apesar de o grupo não ter tido muito tempo para treinar, o técnico Cuca, ao invés de lamentar, prefere ver o lado positivo.

“Mas a gente tem a seqüência de jogos, que é tão importante quando o descanso também. O time faz do jogo uma seqüência melhor. A gente pode não ter tempo para treinar, mas, em contrapartida, tem seqüência de jogos, ritmo de jogo, que é tão ou mais importante do que o treinamento. Muitos times não têm os jogos, e precisam colocar jogos-treino e amistosos no meio do calendário, para ter um ritmo de jogo. Com a gente é diferente, temos que dar uma descansada para recuperar, diminuir a intensidade de treinamentos”, analisou.

Por isso, mesmo tendo conversado com os atletas antes de liberá-los para a folga, Cuca estava certo de que os jogadores iriam se cuidar durante o fim de semana e retornar inteiros para as atividades nesta segunda-feira na Toca da Raposa II.

“Eu tenho conversado muito com o grupo de forma individual e coletiva. As reuniões que a gente faz são todas em cima de comprometimento. Não adianta eu estar com um discurso e os jogadores com outro. Temos o mesmo pensamento. Quando é para descansar, é para descansar, sem extravagância. Somos profissionais, sabemos que utilizamos o nosso corpo, e precisamos estar bem. Eles têm um repouso, um descansos, e voltam em condição ideal de treinamento”.

Tenho tentado usar o que eu tenho de melhor em todos os jogos. Algumas vezes, temos que tomar algumas precauções. Quando a gente tem algum jogador e com um cansaço maior, com um índice de fadiga maior, temos que dar um tempo nele. No treinamento e talvez até em jogo. Isso pode ocorrer contra o Tupi. Temos que esperar jogo a jogo e tomar as decisões a cada partida, como temos feito até agora, e bem.

Confira a ‘maratona de jogos’ que o Cruzeiro enfrentou*:

16/02 (quarta-feira) – Cruzeiro 5 x 0 Estudiantes-ARG (Copa Libertadores)
19/02 (sábado) – Cruzeiro 2 x 0 Ipatinga (Campeonato Mineiro)
22/02 (terça-feira) – Cruzeiro 4 x 0 Guarani-PAR (Copa Libertadores)
26/02 (sábado) – América-TO 1 x 2 Cruzeiro (Campeonato Mineiro)
02/03 (quarta-feira) – Tolima-COL 0 x 0 Cruzeiro (Copa Libertadores)