Considerado o maior jogador da história do futebol, o ex-craque brasileiro Pelé se encontrou hoje (10) com um grupo de estudantes de escolas sul-africanas em evento realizado em Joanesburgo. Ele incentivou o investimento na formação de crianças e afirmou que a Copa do Mundo trará benefícios duradouros para a África do Sul.
“O fato de trazer a Copa para a África do Sul traz também toda a atenção do mundo para cá e investimentos de todo o mundo”, afirmou durante entrevista coletiva.
Segundo Pelé, a Federação Internacional de Futebol (Fifa) acertou ao escolher como sede do Mundial um país do Continente Africano. Primeiro, porque muitos dos principais jogadores de futebol da atualidade vêm da África. Segundo, porque ele acredita que o mundo como um todo deve colaborar para o desenvolvimento de regiões mais pobres.
“Temos que entender que é preciso dar mais atenção aos países que precisam de ajuda”, disse. “O futebol traz isso. Trará para o Brasil também em 2014 [ano em que o país sediará a Copa]”, disse Pelé.
No evento, ele se encontrou também com o neto do ex-presidente da África da Sul Nelson Mandela. Chief Mandela agradeceu a presença de Pelé na Copa e aproveitou falar sobre um dos maiores avanços que o torneio trouxe ao país: a união da população e do Continente Africano.
“Precisamos mostrar a África do Sul como um país. Não só o nosso país, todo nosso continente”, afirmou ele. “Esta é uma oportunidade para a África resolver conflitos que sempre separaram o seu povo.”