O Foz Cataratas Caixa e o Santos empataram em 1x1 no fechamento da terceira e última rodada da fase de classificação do Torneio Internacional Interclubes de Futebol Feminino, que está sendo realizado na Arena da Fonte, em Araraquara, interior de São Paulo. Com o resultado as duas equipes repetirão o confronto na final, a ser disputada no próximo sábado, dia 15, às 16 horas. O Palmeiras, que venceu o Umea da Suécia por 3 x 1 na abertura da rodada, disputará o terceiro lugar contra as suecas, às 13h30.
Antes do início da partida, as jogadoras das quatro equipes do torneio receberam a atacante Marta, eleita pela quinta vez consecutiva a melhor jogadora de futebol feminino do mundo, para uma homenagem. Quando a atacante santista entrou no gramado com o troféu ganho pela FIFA, todas as atletas e o público aplaudiram de pé. Marta se emocionou com o gesto e agradeceu ao público e às atletas. Ela posou com cada equipe segurando seu prêmio.
O primeiro tempo teve poucas chances de gol. A primeira oportunidade veio aos dois minutos com a ala Maurine. Ela cobrou falta perto da área e quase abriu o placar. A bola passou raspando na trave da goleira Vivi, do Foz Cataratas.
Aos 7 minutos o Foz Cataratas teve sua primeira chance de gol. A meio-campista Gabi recebeu dentro da área e bateu forte, mas a bola saiu prensada para a linha de fundo. Um minuto depois, a atacante Marta recebeu a bola pela esquerda, foi até a linha de fundo, driblou com categoria a zagueira adversária e chutou forte no canto baixo para linda defesa de Vivi.
O jogo seguiu com as duas equipes defendendo forte e com pouca criatividade no ataque. Aos 32 minutos a ala Maurine recebeu belo passe na meia-lua e chutou de primeira. A bola bateu na trave e quase morreu no fundo da rede. No último lance do primeiro tempo, aos 45 minutos, a zagueira santista Janaína recuou mal a bola e a atacante Dai quase fez o primeiro gol da partida. A bola passou raspando na trave de Andreia Suntaque.
A segunda etapa começou mais agitada, com as duas equipes buscando o gol. Tanto que, aos 5 minutos, Marta recebeu lançamento de Maurine, driblou a goleira Vivi e mandou cruzado para abrir o placar.
Sabendo que o resultado negativo não interessava, a equipe paranaense começou a imprimir um ritmo forte. O resultado veio logo em seguida, aos 10 minutos. Após forte chute de Daiane pelo alto, a bola desviou na goleira Andreia e explodiu no travessão. No rebote a atacante Debinha tocou para o fundo da rede, mas a juíza marcou impedimento. Na sequência o Foz Cataratas recuperou a bola e Gabi aproveitou para acertar belo chute. A bola encontrou novamente o travessão.
Um minuto depois, após cruzamento pela direita, a zagueira Marina cabeceou forte e pela terceira vez e a bola bateu no travessão. Tanta insistência deu resultado para as paranaenses. Aos 24 minutos do segundo tempo, a zagueira Janaína, do Santos, cometeu pênalti em Gabi. Ela mesmo bateu com categoria no canto direito, sem chances para a goleira Andréia, e igualou o placar.
A partir daí as duas equipes se acomodaram o jogaram com o regulamento que as classificava para a decisão. O último lance de perigo veio aos 33 minutos com a meio-campista Thaís, do Santos. Ela recebeu lançamento na direita, driblou a goleira Vivi e mandou cruzado. A bola passou rente à trave e quase balançou a rede do Foz Cataratas.
Com o resultado a equipe santista terá a vantagem do empate na final, já que terminou a fase de classificação na primeira posição. Na disputa de terceiro lugar o Palmeiras também jogará pelo empate contra o Umea, da Suécia.
Bom empate para os dois times A artilheira santista Marta ficou satisfeita com o resultado. "Não fomos tão bem nas finalizações, mas o jogo serviu para estudarmos melhor o adversário e não sermos surpreendidas na final. A partida foi um pouco presa porque o empate servia para os dois times. No sábado, acredito que o Foz sairá um pouco mais, facilitando nosso trabalho", analisou.
Gustavo Feliciano, técnico do Santos, concordou com sua capitã. "Erramos muitos passes no primeiro tempo por falta de concentração. Depois do gol, o time melhorou, mas tomamos o empate e aí a acomodação foi natural em função do desgaste dos jogos seguidos neste início de temporada", explicou.
A meia Gabi, do Foz, admitiu que os times jogaram com o regulamento na mão. "A ideia era cadenciar a partida e só aumentamos o ritmo depois de tomar o gol. Quando empatamos, depois de perder várias chances, procuramos segurar o resultado", afirmou.
O técnico do Foz Cataratas ficou contente com a atuação de seu time. "O jogo foi bom para as duas equipes, mas nós tivemos três bolas na trave e um gol anulado. O importante é que mantivemos a invencibilidade de três partidas diante do Santos", relembrou, citando os dois jogos da Copa do Brasil de 2010, quando o Foz empatou em 1 a 1 e ganhou por 1 a 0.
Ficha Técnica
Data: 12/1/2011
Local: Arena da Fonte, em Araraquara (SP)
Santos 1 - 77- Andreia Suntaque; 18 - Janaina , 22 - Angélica e 33- Thorunn; 99 - Maurine, 3- Dani, 4- Joice, 15 - Ester e 35-Beatriz (40- Thais); 10 - Marta (capitã) e 9 - Suzana (11- Erikinha).
Técnico: Gustavo Feliciano
Foz Cataratas Caixa 1 - 1- Vivi; 2 - Paulinha, 3- Marina (capitã), 4- Rafinha (Kemily) e 6 - Leti (15- Fernanda); 5- Tayla, 7- Isa (18- Ellen), 8- May, 10- Gabi e 11- Dai; 9 - Debinha.
Técnico: Gezi Gonçalves
Gols - Marta (5 m 2º T) para o Santos e Gabi (25 m 2º T) para o Foz Cataratas Caixa.
Cartões amarelos - Janaína (Santos) e May (Foz Cataratas Caixa)
Árbitra : Katiucia da Mota Lima
Assistentes : Maiza Teles Paiva e Patrícia Carla de Oliveira
Classificação
1- Santos - 7 pontos ganhos (3 J, 2 V, 1 E, 6 GP, 3 GC, Saldo + 3)
2- Foz Cataratas Caixa - 5 pg (3 J, 1 V, 2 E, 5 GP, 4 GC, Saldo +1)
3- Palmeiras - 4 pg (3 J, 1 V, 1 E, 1 D, 4 GP, 3 GC, Saldo +1)
4- Umea (Suécia) - 0 pg (3 J, 3 D, 5 GP, 10 GC, Saldo -5)
Artilheiras:
- Hanna Pettersson (Umea) - 3
- Marta e Suzana (Santos), Debinha e Gabi (Foz), Nildinha e Bárbara - 2 gols
-, Maurine e Bia (Santos), Ogonna Chukwudi e Linda Molin (Umea), Gi (Foz Cataratas Caixa) - 1 gol
Tabela
Foz Cataratas Caixa 1 x 1 Palmeiras
Santos 4 x 2 Umea
Santos 1 x 0 Palmeiras
Umea 2 x 3 Foz Cataratas Caixa
Umea 1 x 3 Palmeiras
Santos 1 x 1 Foz Cataratas Caixa
15/01 (13h30) - Disputa do 3º lugar
15/01 (16h) - Decisão do título