A final nacional do Copa das Nações já tem mais um time definido. Depois do Fluminense, vencedor pelo segunda ano consecutivo da etapa carioca, no último final de semana, dias 21 e 22, foi a vez de Minas Gerais conhecer seu representante na disputa por uma vaga no evento mundial, na Espanha. A equipe Fraga Centro Esportivo, da cidade de Andradas, venceu a etapa, realizada na cidade de Poços de Caldas. Na decisão, o time bateu, nos pênaltis, o Ferti Yoorim, garantindo presença em São Paulo, no dia 19 de junho, no Cepeusp, ao lado dos campeões do Rio de Janeiro e Sampa.
Como tem sido comum nas rodadas da Copa das Nações Danone, competição disputada em 40 países e que reúne crianças entre 11 e 12 anos (Sub-12), o torneio em Poços de Caldas foi bastante agitado e técnico. Foram 22 equipes inscritas, que proporcionaram jogos muito interessantes e que confirmam o bom trabalho de base feito em Minas Gerais. Os jogos aconteceram no Estádio Benedito Bandola de Oliveira, o Bandolão, no bairro Country Club, em Poços de Caldas, com boa público durante os dois dias de competição.
"Foi um sucesso. Foram jogos de muita qualidade e que mostram a força do evento. Tenho certeza que o futebol mineiro estará bem representado no final nacional, em São Paulo", explica Sandra Andrade, da Speed Sports, empresa responsável pela organização e realização do evento.
A campanha do campeão foi bastante positiva. A equipe terminou invicta, tendo vencido quatro jogos ( a estreia marcou 8 a 0) até chegar à final, quando empatou sem gols com o Ferti Yoorim, ganhando depois nos pênaltis. A terceira colocação ficou com a equipe Alcoa Poços, que bateu a P.M. Três corações na decisão de terceiro lugar.
A 12a Copa das Nações é realizada em 40 países, de cinco Continentes, com mais de 2.5 milhões de atletas da categoria Sub-12, e reunirá na final os vencedores de cada país. No Brasil, a Copa é coordenada pela Speed Sports e conta com 384 equipes em suas três etapas. O padrinho da competição e o ex-lateral Cafú, que acompanhará os jogos da final em São Paulo.