Esporte & Cia

Friday, Sep 27th

Last update:09:53:06 AM GMT

You are here:

Brasil goleia o Paraguai: 14 a 1 no Beach Soccer

E-mail Imprimir PDF

A Seleção Brasileira de Beach Soccer pareceu voltar no tempo. Há muito não se via na modalidade uma goleada implacável como a registrada no domingo (31/07), na Arena Copacabana, na estreia da equipe nas eliminatórias CONMEBOL para a Copa do Mundo FIFA 2011. No dia em que Jorginho completava 250 jogos com a camisa do Brasil, a equipe marcou 14 a 1 sobre o Paraguai e assumiu a liderança da Chave A, no saldo de gols, já que na primeira partida do dia a Venezuela derrotou o Peru por 5 a 2. Bruno Malias, com 4 gols, já é o artilheiro da competição.

"Essa é a seleção mais técnica que formamos nos últimos anos", disse o técnico Alexandre Soares, no final do jogo. "Tivemos seriedade na partida e, quando conseguimos um placar mais elástico, passamos a testar jogadas, principalmente de bolas pelo alto, que é um recurso importante e que precisaremos usar no Mundial", confessou o treinador. O Brasil, nesta segunda-feira (1), volta à quadra para enfrentar o Peru, pela segunda rodada. "É a mesma equipe dos últimos anos, que gosta de jogar no choque, como o Paraguai. Vamos tentar repetir a tática usada na estreia", antecipou Alexandre Soares.

A goleada brasileira começou a se desenhar logo no início do jogo. A 1’30", André arriscou o chute de longe, a bola desviou em Barreto e encobriu o goleiro: Brasil 1 x 0. Buru fez o segundo, a 4’22". O Paraguai tentava, ainda, resistir, mas quando Jorginho, de falta, marcou o terceiro num chute rasteiro, aos 7’06", o time desmontou. O quarto gol veio em seguida, aos 7’52", com Bruno, que ainda fez o quinto, quando faltavam 9 segundos para o término do primeiro tempo.

Na segunda etapa, mais tranquilo na quadra, o Brasil ampliou o placar e passou a exibir a plasticidade que é a marca da Seleção e do beach soccer. Daniel fez o sexto gol, a 1’03", mas o sétimo gol demorou a sair. E foi novamente o artilheiro Bruno quem marcou, aos 7 minutos, numa bela tabelinha pelo alto com Benjamin. O show não parava e Sidney, de falta, encobriu o goleiro Molinas, levando a torcida ao delírio: 8 a 0. E Benjamin, numa jogada em velocidade com André, marcou o nono gol, aos 11’20".
Veio a última etapa e a fome de gols brasileira não era saciada. De Bruno Malias para Benjamin e deste para André fazer o décimo, os 6’13". Na saída de bola, Barrientos, num chute forte, fez o gol de honra dos paraguaios. Daniel ampliou aos 8’54". Como se não bastasse, Zayas atrasou mal a bola e marcou um gol contra: 12 x 1. André, de cabeça, deixou Buru livre para marcar o 13º, aos 10’44". E Bruno, artilheiro do jogo, fechou o placar, também de cabeça, recebendo passe do goleiro Alessandro, aos 11m08.
"O placar é importante, mas não significa que o jogo tenha sido fácil. O Brasil se impôs e fez por merecer a goleada. Quanto aos gols, não sei qual foi o mais bonito, talvez o da tabelinha com o Benjamin, mas o gol de falta do Sidney foi muito bonito", disse Bruno Malias.

Para Jorginho, o jogo foi especial. Ele está de volta à Seleção após cinco anos longe da equipe - ele disputou as eliminatórias para a Copa em 2006 e, apesar de ser eleito o melhor jogador da competição, não foi mais convocado. "Mas isso é passado e agora só quero pensar no futuro. Hoje é um dia especial, pelos 250 jogos com a camisa do Brasil, pela goleada, pela minha volta a uma competição importante e porque vencemos e convencemos. Jogamos forte do início ao fim, para os adversários saberem que o Brasil vai se impor.Eles têm de saber do nosso poder. E eu pretendo estar sempre aqui, quero jogar por mais cinco anos", completou o jogador, de 36 anos. Antes de deixar o vestiário, ele reclamou do cartão amarelo recebido. "Os jogadores do Brasil recebem soladas, cotoveladas e nada acontece. Nenhum de nós é advertido por uma jogada violenta, mas nem podemos reclamar. Fui mostrar a minha perna vermelha pela entrada de um adversário e recebi cartão amarelo. Isso é muito triste", finalizou.

Venezuela abre Eliminatórias com vitória sobre o Peru

Na partida de abertura das Eliminatórias da CONMEBOL, a Venezuela levou a melhor sobre o Peru, vencendo por 5 a 2. No primeiro período, Quintero e Monsalve marcaram para a Venezuela. No segundo período, os venezuelanos continuaram abrindo no marcador, com mais dois gols, ambos de Longa. No último período da partida, os peruanos esboçaram reação e marcaram dois gols, com Rey e Drago, mas Romero fez o quinto gol da Venezuela, assegurando a vitória.

As eliminatórias CONMEBOL para a Copa do Mundo FIFA de Beach Soccer 2011, que vai acontecer em Ravenna (Itália), em setembro, prossegue nesta segunda-feira (1), na Arena Copacabana, com os seguintes jogos:

12h - Argentina x Equador
13h15 - Chile x Paraguai
14h30 - Colômbia x Uruguai
15h45 - Brasil x Peru