Esporte & Cia

Friday, Sep 27th

Last update:09:53:06 AM GMT

You are here:

Aberto o maior evento extracampo do futebol mundial

E-mail Imprimir PDF

A Soccerex Global Convention 2011 teve sua cerimônia de inauguração realizada na manhã da segunda (28/11) em um salão lotado por cerca 700 pessoas de varias partes do mundo no Forte de Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro. A organização informou que mais de 4.000 pessoas de 63 nacionalidades diferentes estão inscritas para a convenção, reunindo a mais variada gama de interesses e origens em torno dos negócios do futebol. A mesa principal foi composta pelo Ministro dos Esportes, Aldo Rebelo; Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral; Vice-Governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, o Presidente da Soccerex, Tony Martin, e as estrelas do futebol Zagallo, Zico e Carlos Alberto Torres. Além deles, diversas das principais personalidades do futebol desfilaram ou desfilarão na Convenção Global até a próxima quarta-feira, quando se encerra o evento. Nesta segunda-feira, por exemplo, entre diversos outros estiveram presentes os ex-jogadores Jairzinho, Cafú, Falcão do futsal e Paulo Cezar Cajú.

Como define o caráter do próprio evento, a imprensa de diversas partes do mundo estava presente - estão credenciados mais de 400 profissionais de 23 nacionalidades distintas. Em seu discurso, o ministro Rebelo salientou os desafios de se realizar a Copa do Mundo no Brasil e deu as boas vindas a mais uma edição da Soccerex no País - o evento acontecerá anualmente até 2013.

"É grande a expectativa para a chegada da Copa, que é um acontecimento para a humanidade. Mas não é apenas o mundo do futebol que convive com denúncias de corrupção. Todos esses acontecimentos chegam ao futebol porque ocorrem no mundo inteiro. Em um mundo de intolerância, o futebol é um espaço onde as disputas podem ser solucionadas entre adversários dentro de campo, mas sem ódio", disse o ministro, que citou o carnaval carioca como exemplo de grandes eventos que são realizados pelo país: "Estejam certos de que o Brasil realizará uma grande Copa do ponto de vista da organização. Estamos empenhados para realizar um evento a altura das expectativas geradas".

Os mais importantes do mundo

O governador complementou a fala de Aldo Rebelo sobre a capacidade da cidade em receber bem os turistas: "Lembro ainda do nosso réveillon na Praia de Copacabana, que recebe mais de um milhão de pessoas. Durante a Copa do Mundo, além da final, a nossa cidade receberá o centro de mídia. Não existe outra cidade no planeta que esteja tão em foco como o Rio de Janeiro. Ela receberá os eventos mais importantes do mundo", destacou.

Sergio Cabral, vascaíno, começou o discurso brincando com a presença de Zico e também de Petkovic no evento: "Isso não deve ser um bom sinal", disse, referindo-se ao jogo contra o Flamengo no fim de semana, um encontro que será decisivo para a definição do próximo campeão brasileiro. A seguir Cabral cumprimentou um grupo de crianças carentes que atualmente vive em áreas pacificadas - por UPPs, Unidades de Polícia Pacificadora -, agora livres do jugo de traficantes. "É uma alegria muito grande sediar a Soccerex pelo segundo ano consecutivo. Este encontro de atletas, ex-atletas, empresários, deixa os hotéis cheios e mostra a força do Rio que vem sendo cada vez mais divulgado no exterior".

Cabral citou alguns dos principais eventos que serão realizados na cidade nos próximos anos, como a Copa de 2014, Olimpíadas de 2016, e agradeceu o apoio recebido do ex-ministro do Esporte, Orlando Silva, afastado por suspeitas de corrupção. "Essa é a década do Rio. Temos o calendário de eventos mais forte do planeta nos próximos anos. Queremos que as pessoas encontrem uma cidade segura, antes, durante e depois dos eventos. Com infraestrutura de transporte, antes, durante e depois. Estamos nos preparando para deixar um legado para nossa população".

Carlos Alberto Torres, capitão da mítica seleção campeã do mundo de 1970, agradeceu à Soccerex pelo apoio concedido aos heróis do futebol brasileiro: "Gostaria de agradecer ao Duncan Revis (CEO da Soccerex) e à (sua esposa) Rita por nos acolherem e apoiarem. Eles sempre nos dedicam grande atenção e nos apoiam todos os anos quando a Soccerex vem no Brasil".

Com expectativa de realizar entre R$ 170 e R$ 180 milhões em negócios - boa parte deixada em território brasileiro - a Soccerex terá programação até a próxima quarta-feira.