O presidente da Comissão de Arbitragem da CBF participou, na quarta-feira (07/12), do 8° Footecon numa mesa com Óscar Ruiz e Arnaldo César Coelho, este último como mediador. Ele listou a série de ações da CBF, acordadas com o presidente Ricardo Teixeira, com o objetivo de obter uma crescente melhora no nível da arbitragem brasileira.
Sergio Corrêa diz que, desde 2008, a CBF promove cursos em todos os estados brasileiros, o que resultou na renovação de 50% do quadro de árbitros do país. Através da Escola Brasileira de Futebol, a Comissão de Arbitragem realiza também cursos práticos e teóricos na Granja Comary, dos quais já participaram três mil árbitros, além da capacitação para assistentes.
O diretor da Comissão de Arbitragem terminou sua palestra dizendo que o processo de renovação e ganhos de qualidade da arbitragem se dá de maneira lenta, mas o objetivo final sempre será o de buscar o menos número de erros possível.
Óscar Ruiz, o outro participante da mesa, fez uma palestra muito aplaudida. Ele falou sobre o tema "Como os treinadores podem ajudar ou prejudicar a arbitragem" e citou casos específicos de sua longa carreira. Ele, que apitou um Brasil x Argentina em três ocasiões, disse que considera o clássico o maior do mundo.