Aconteceu na manhã do domingo, 18 de dezembro de 2011, o clássico mais esperado da temporada, entre Santos e Barcelona, válido pelo Mundial de Clubes, no Estádio
Yokohama, Japão. O jogo foi simplesmente frustrante para o torcedor brasileiro que viu a equipe do Peixe fisgando a isca de torpor lançada pelo time espahol.
Sem combater, lento e entorpecido pelo bom toque de bola do Barcelona, Neymar &Cia tiveram uma lição de como jogar futebol. Com o placar de 4 a 0, muita habilidade e show de domínio de bola em campo, a equipe espanhola esbanjou talento do início ao fim, botou o Santos na roda e levou o seu segundo título mundial.
Ao Peixe, restou apenas voltar para o Brasil e encarar sua torcida que também acompanhou o jogo da Vila Belmiro, assistindo tudo num telão. O time brasileiro teve algumas baixas durante a partida e Danilo sentiu ainda na primeira etapa, sendo substituído por Elano aos 30 minutos. Alan Kardec entrou na vaga de Borges aos 33 da segunda etapa. Na terceira alteração, Ibson entrou no lugar de Ganso.
Messi (BAR) abriu o placar aos 16 minutos de jogo, depois de jogada envolvente dentro da grande área santista. Xavi (BAR), ampliou para a equipe espanhola aos 23 e Fábregas (BAR), empurrou para o barbante o terceiro gol do Barcelona, aos 45 do primeiro tempo. Na segunda etapa, o Santos tentou se jogar um pouco mais para o ataque, mas aí já era tarde e, além disso, a equipe do Barcelona continuou com um futebol envolvente, até que Messi (BAR), marcou o quarto da equipe espanhola e seu segundo no jogo, aos 37 minutos. Final: Santos 0x4 Barcelona.
SANTOS 0 X 4 BARCELONA
SANTOS
Rafael; Edu Dracena, Durval e Bruno Rodrigo; Danilo (Elano), Arouca, Henrique, Paulo Henrique Ganso (Ibson) e Léo; Neymar e Borges (Alan Kardec)
Técnico: Muricy Ramalho
BARCELONA
Valdés; Daniel Alves, Puyol, Piqué (Mascherano) e Abidal; Busquets, Xavi, Iniesta, Thiago Alcântara (Pedro) e Fábregas; Messi
Técnico: Josep Guardiola
Data:18 de dezembro de 2011 (domingo)
Hora: (8h30 de Brasília e 19h30 horário do Japão)
Local: Estádio Nissan Yokohama, em Yokohama (Japão)
Público: 68.166 pagantes
Gols: Messi, aos 16 min, Xavi, aos 23 min e Fábregas, aos 45 min do 1°T, Messi, aos 37 min do 2°T
Cartões amarelos: Piqué, Edu Dracena
Árbitro: Ravshan Irmatov (Uzbequistão)
Assistentes: Renato Faverani (ITA) e Andrea Stefani (ITA)